Aproveitando espaços

Aproveitando espaços


Geralmente são áreas técnicas que se bem aproveitadas, com a tecnologia que temos disponível hoje, poderiam ser transformadas em jardins particulares ou públicos de diversos usos e tamanhos aproveitando principalmente da vista e da paisagem. Desta forma com toda certeza a cidade ganharia e os usuários teriam espaços mais valorizados.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Jardim desértico protegendo a laje e trazendo conforto ambiental - Projeto Folha Paisagismo
Jardim desértico protegendo a laje e trazendo conforto ambiental - Projeto Folha Paisagismo

 

Nesses espaços é possível criar belos jardins para contemplação, hortas e pomares, espaços de relaxamento, descanso e convivência, solários, áreas de lazer, confraternizações e reuniões, espaços para animais ou fumantes.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo
 Ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

Dentre os benefícios podemos destacar: Diminuição da temperatura das edificações de até 18°C, dependendo da solução adotada, maior conforto ambiental e contato com a natureza e também em alguns casos esta “cobertura verde” pode proteger sua laje dos danos causados pelas intempéries. Com a utilização desses espaços, de forma inteligente, podemos ter áreas que servirão como fuga para alguns dos grandes problemas das metrópoles como poluição e falta de áreas verdes e com isso, ganhamos qualidade de vida.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Composição de vasos e móveis criando ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo
Composição de vasos e móveis criando ambiente de estar na cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

Para se criar estas áreas é importante ressaltar que em primeiro lugar é preciso fazer um estudo das cargas que essa solução irá exercer sobre a laje, cobertura ou varanda, sempre com o auxilio de profissionais, para não sobrecarregar e criar problemas futuros. É preciso também verificar se a infraestrutura do espaço permite o uso para o fim desejado e depois escolher a melhor solução a adotar.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Vasos e canteiros dão o clima de quintal a este apartamento de cobertura - Projeto Folha Paisagismo
Vasos e canteiros dão o clima de quintal a este apartamento de cobertura - Projeto Folha Paisagismo

 

A solução pode variar desde a utilização simples de vasos e móveis, dispostos a criar ambientes bonitos e agradáveis até a criação de verdadeiros jardins com gramados, árvores, pergolados e espelhos d’água. Lembrando que ao utilizarmos espécies vegetais devemos pensar que as mesmas crescem e com esse crescimento haverá o aumento também de seu peso. Portanto deve-se buscar um profissional capacitado para a escolha dessas espécies. Quanto à escolha dos materiais é preciso pensar também que devem ser materiais leves e resistentes, já que esses espaços costumam sofrer com a ação dos ventos, chuva e sol.

Coluna Luiz Felipe e Luiz Gustavo - Jardim sobre laje - Projeto Folha Paisagismo
Jardim sobre laje - Projeto Folha Paisagismo

 

Vamos pensar mais a respeito disso? Temos certeza que todos se beneficiarão com essas mudanças. Que tal aproveitar melhor seus espaços.

 

 

 

CARIMBO FOLHA PAISAGISMO