A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Luciano Zanardo retorna à CASACORSP 2024 com a inspiradora "Praça Tekohá"

Em sua 5ª participação, Luciano Zanardo retorna com um convite à reflexão e conexão com a natureza na 37ª edição da CASACORSP. 

Em sua 5ª participação, Luciano Zanardo retorna com um convite à reflexão e conexão com a natureza na 37ª edição da CASACORSP. Sob o tema provocativo "De Presente, O Agora", a maior mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas oferece um espaço de 129m² para Zanardo e sua equipe expressarem o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

LucianoZanardo CASACORSP 0

Uma colaboração fundamental para a realização da "Praça Tekohá" é a parceria com Kulykirda Stive Mehinaku, um talentoso artista indígena do povo Mehinaku, localizado no Território Indígena do Xingu, em Mato Grosso. Os bancos zoomorfos produzidos por Kulykirda Mehinaku adicionam uma camada extra de autenticidade e significado ao projeto, representando os animais nativos do Território Indígena do Xingu com maestria artesanal. Esses bancos, com suas formas inspiradas na fauna local, trazem à vida a riqueza da cultura e da arte indígena brasileira, enriquecendo visualmente o espaço concebido por Zanardo.

LucianoZanardo CASACORSP 1

Inspirado pela filosofia guarani que enxerga a terra como um lugar de vida e convivência com todos os seres que nela existem, Zanardo traz à vida a "Praça Tekohá". O termo "Tekohá", em guarani, significa "o lugar onde somos o que somos", capturando a essência da integração humana com a natureza, fundamental na cosmovisão indígena.

A "Praça Tekohá" oferece uma experiência imersiva e sensorial, destacando-se pela iluminação da lighting designer e arquiteta Alice Izumi, em parceria com a Natilux, que ressalta o paisagismo em vasos, plantas e mobiliário, além da grande obra "O tronco" do fotógrafo Marcelo Menezes, posicionada estrategicamente na parede do hall. O paisagismo da Praça Tekoha contempla vegetação tropical exuberante em vasos vietnamitas da marca Organne.

LucianoZanardo CASACORSP 01

O piso da praça é um grande deck em cumaru, madeira certificada, que convida os visitantes a percorrerem o espaço com conforto e harmonia. Além do deck, um dos destaques é uma parede em muxarabi no hall de entrada da praça, também em madeira cumaru, proporcionando um contraste visual único, junto a Fazenda Deck, empresa parceira de Luciano Zanardo pela segunda edição da Casacor SP.

A escolha do mobiliário da marca Areka’a desempenhou um papel crucial na elaboração do projeto. Os móveis, construídos a partir de árvores caídas na mata que já cumpriram seu papel na natureza, representam uma verdadeira obra de arte que retorna aos ambientes. Essa abordagem ressalta a utilização do principal recurso natural renovável, a madeira, em harmonia com os princípios de sustentabilidade da "Praça Tekohá".

LucianoZanardo CASACORSP 1

Este ano marca a quinta participação de Zanardo na CASACORSP, consolidando sua posição como uma voz influente no cenário do design paisagístico brasileiro. Desde sua estreia em 2019, o paisagista tem deixado sua marca com projetos inovadores que fundem criatividade, beleza e consciência ambiental.

LucianoZanardo CASACORSP 5

A CASACORSP 2024 ocorrerá de 21 de maio a 28 de julho, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar os projetos de Zanardo e outros talentos da arquitetura, paisagismo e design de interiores, em um ambiente que promove a inovação, inspiração e responsabilidade ambiental.

Sobre CASACOR:

A CASACOR é a maior mostra de arquitetura, arte, design de interiores e paisagismo das Américas. Realizada em várias cidades do Brasil e do mundo, a CASACOR oferece uma plataforma para profissionais criativos e talentos emergentes exibirem suas criações inovadoras, promovendo o diálogo sobre design, estilo de vida e sustentabilidade.

Para mais informações sobre Luciano Zanardo e sua participação na CASACORSP 2024, entre em contato.

Instagram oficial Luciano Zanardo: https://www.instagram.com/zanardopaisagismo/


Página 1 de 51