A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

JARDIM ESTAR - Ana Trevisan | Arquitetura + Paisagismo

JARDIM ESTAR - Ana Trevisan | Arquitetura + Paisagismo


Assim surgiu nosso espaço, o JARDIM ESTAR, que conecta as edificações externas à entrada da construção principal da mostra CasaCor 2018. Para este trabalho trouxemos toda bagagem e expertise do nosso escritório, focado em projetos de áreas externas, para a concepção e criação do espaço. Buscamos inspirações em jardins de taludes onde a permanência e a experimentação fizesse parte do ambiente externo.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 1

JARDIM ESTAR, NO SENTIDO DE ESTARMOS PRESENTES: VIVENDO O AGORA E CONECTADOS COM O VERDE.

O ponto de partida para a integração dos espaços da mostra foi criação de uma escada ampla com patamares irregulares e moldada no local. Para tanto trouxemos uma referencia da arquitetura modernista: o concreto bruto, que em sua forma nua e crua [sem pintura nem revestimento] enaltece a beleza do imperfeito, na essência da sua forma.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 6

Acreditamos que mesmo sendo um espaço inclinado de passagem, o local poderia ser um belo convite ao passeio. Por isso em um dos degraus criamos um prolongamento que forma um banco, para convidar as pessoas para uma pausa: ESTAR, relaxar, sentar e apreciar os sons, movimentos, cores e texturas do JARDIM.

A vegetação entrou de forma orgânica, invadindo os degraus. A escolha de espécies vegetais tropicais para composição dos canteiros levou em consideração as indicações para projetos desenvolvidos em áreas inclinadas. Exploramos a composicao vegetal de mesma famílias ou por similaridade no aspecto (Fórmios, Liriopes, Dianellas, Cicas, e Dracenas) trabalhando as alturas, texturas e contrates das cores das folhagens: verde, variegata e rubro.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 3

Presentes no JARDIM também a paleta de azuis nos puffs, no balanço e na obra de arte, que combinados com os tons utilizados nas plantas trazem uma proposta contemporânea.

O posicionamento das plantas em canteiros de linhas curvas, permeia a escada e as bordas do espaço. Destaque para as espécies adultas  de Cycas circinallis, com beleza elegante e escultural, que ganhou atenção especial, formando um conjunto de 9 indivíduos com troncos simples e duplos.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 4

Marta Berges, criou a escultura “Abstração de um olhar” que dá as boas aos visitantes. Uma criação tridimensional e com movimento, confeccionada em módulos de compensado naval. A peça é uma desconstrução da paisagem, inspirada nas curvas, insinuando a baía de Santo Antônio, na agua do mar, na areia, nos morros verdes e no céu.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 8

Na parte superior planejamos o espaço embaixo das únicas árvores que já estavam presentes antes da nossa intervenção: dois exemplares de Espatodeas (Spathodea campanulata). Um recanto aconchegante onde o balanço em madeira relembra a infância e os puffs convidam para a permanência. O charme, ou cereja do bolo, fica com as casinhas de passarinho, as Gotinhas Birdhouse, criadas pelo Studio Lattoog.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 9

O projeto luminotécnico destaca a escada, onde foram acoplados aos degraus perfis metálicos associados às fitas de LED resistentes à umidade, para indicação e iluminação da passagem. Para o restante do JARDIM foi criada uma luz agradável aos visitantes com o cuidado de não causar danos à vegetação. O objetivo foi minimizar o posicionamento de fachos concentrados que interferem na vida das plantas e prejudicam seu desenvolvimento. Na circulação foram dispostos balizadores com 80 cm de altura, para que estes iluminem de cima e por igual orientando o caminho. Nas árvores maiores foram posicionados up-lights para destaque das copas, possibilitando também uma sensação de monumentalidade.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 10

Gostamos muito de trazer artistas para compor o espaço: Andrey F.: poeta, escritor, compositor e cantor, criou uma série de poesias concretas que emocionam e relatam a essência do JARDIM ESTAR. Estas estarão presentes nos cards de divulgação e nas redes sociais do escritório.

O projeto de Camila Petersen e Fábio Yokomiz, SOMOS PARTE DA PAISAGEM traz, na forma de lambe-lambe aplicada nos degraus da escada, historias reais que se conectam com o bairro de Santo Antônio de Lisboa provocando um olhar sensível e afetivo sobre o local. Essa ação nos lembra de que a cidade é feita primordialmente de pessoas e de suas histórias, sejam elas bonitas, trágicas, engraçadas ou por vezes banais.

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 11

O QUE DE FATO NOS CERCA É UM EMARANHADO COMPLEXO E INESGOTÁVEL DA EXISTÊNCIA HUMANA.

Sobre Ana Trevisan:

JARDIM ESTAR Ana Trevisan 7

Ana Trevisan é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UNISUL em 2004, com Especialização em Arquitetura da Paisagem em 2008 pelo mesmo centro de ensino. O escritório, localizado em Florianópolis, desenvolve projetos de arquitetura de exteriores e interiores.

Já participou de 8 mostras de decoração, sendo sua quarta participação na CasaCor SC, onde já recebeu dois prêmios: 2014 Melhor Projeto Comercial e 2016 Melhor Projeto de Uso Publico

O escritório é associado à AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura- e à ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas.

Na página do escritorio no Facebook e Instagram são compartilhadas informações sobre o mundo da arquitetura e principalmente sobre estilos de morar e de vivenciar as cidades.

INFORMAÇÕES GERAIS

Nome do profissional:  Ana Trevisan | Arquitetura + Paisagismo

Nome do Ambiente: Jardim Estar

Metragem: 300m²

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

48. 3065-6198 | 99961.7198

Site: www.anatrevisan.com 

Facebook pagina: /anatrevisanarquitetura

Pagina pessoal  /analuiza.trindadetrevisan

Instagram: / arqanatrevisan

Pinterest:  /arqanatrevisan