Marcelo Faisal, Luis Carlos Orsini e Alex Hanazaki na Hyundai Mostra Black
- : A Redação
Confira os projetos e seus conceitos:
MARCELO FAISAL - Black Garden
É a criação de um jardim simétrico, onde a base de seu trabalho é a cor preta. Decks, pergolados, vasos e a inusitada utilização de carvão transformam este jardim em um trabalho cenográfico.
A simetria e a rigidez do plantio garantem a simplicidade e a organização de um trabalho que desconstrói o próprio conceito de jardim.
O carvão como forração surpreende e desperta o olhar, assim como espécies ornamentais das mais exóticas e de plasticidade única, tal como a agave filamentosa, verdadeiros “ouriços verdes”.
As esculturas de vidro soprado, que na luz do dia são de rara beleza, à noite iluminados, se tornam ainda mais belos.
LUIS CARLOS ORSINI - Terraço das Embaúbas
Resgatar as Embaúbas (Cecropias) foi a inauguração do paisagista Luis Carlos Orsini, na Mostra Black – SP 2011. Esta árvore tem abrangência desde Santa Catarina até o sul da Bahia, penetrando pelo interior até as matas de Galeria e Capoeiras; limítrofes ao Cerrado brasileiro. São elas as protagonistas do terraço e que cederam o nome para a Mostra.
Planejamos no nosso espaço uma instalação de 300 Embaúbas verdes e prateadas formando um bosque, na proporção exata encontrada na Mata atlântica. É a nossa homenagem ao Ano Internacional das Florestas – 2011.
Em meio a tantos troncos ritmados e copas que instigam num espaço mais intimista; com volumes, texturas inusitadas e a forração de carvão, surge um paisagismo conceitual.
Um deck de madeira Cumaru (Hydrotech # SP) que nos conduz acessibilidade a dois espaços que estão paralelos e com alturas diferentes. Sobre cada espaço foram erguidas pérgulas com coberturas de vidro Black (Ativa.com Vidros). Os pisos destes espaços serão revestidos com tapetes da (By Kamy), criando uma cumplicidade com o vidro da cobertura e a forração de carvão.
A iluminação cenográfica executada pela Dominici – SP traz efeito inusitado, criando uma magia muito especial. Dos lustres pendentes nos pergolados, estarão em destaque dentro da Mata.
Um espelho d’água preto executado pela Ecovalle – SP traz frescor e uma umidade ao ambiente, refletindo a copa das arvores, as linhas dos troncos e do pergolado, além das nuvens e do céu.
Nos pergolados estarão seis esculturas de aço corten de Amilcar de Castro (AM Galeria Horizonte). Entre tantas tonalidades de verdes, marrons, pratas entre outras, conseguimos unificar todas as cores num espaço totalmente exclusivo, especialmente Black.
Orsini contou com a contribuição da paisagista Leda Franco de Sá, que acompanhou todas as etapas do projeto e da execução.
ALEX HANAZAKI - Jardim da Inovação e Tecnologia
Alex Hanazaki, um dos principais nomes do paisagismo nacional, leva toda sofisticação e tecnologia para o jardim que fica no coração da mansão na Rua Groelândia.
No ambiente, Hanazaki inova o conceito de jardim vertical, transformando um muro de 07 metros de altura, em uma composição surpreendente que une vegetação simples com recursos tecnológicos de ponta como projeção de imagens.
Além da vegetação, Alex optou por novas tendências de paisagismo através do uso de materiais diferenciados como as pedras vulcânicas Hitam e Hijau, importadas da Indonésia, que revestem piscina, um grande espelho d’água e passarelas, assim como as lareiras ecológicas distribuídas em todo o espaço do jardim. Também foram utilizados materiais comuns de forma diferenciada, como o ferro que reveste todo o gazebo e o pergolado com estrutura em aço.
Além de ser um convite a contemplação e sugestão de novas idéias, o jardim abrigará ainda grandes eventos realizados no período da mostra, onde visitantes, formadores de opinião, personalidades, decoradores e toda a imprensa poderão apreciar todos os elementos, formas e inovações do espaço.
Os visitantes poderão conferir a criação do Alex hanazaki e outros 13 arquitetos na Hyundai Mostra Black a partir do dia 22 de junho.
Hyundai Mostra Black