A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Bate papo com Alex Hanazaki o ícone do paisagismo contemporâneo que será o Profissional Destaque da 6ª edição do Anuário de Paisagismo

Bate papo com Alex Hanazaki o ícone do paisagismo contemporâneo que será o Profissional Destaque da 6ª edição do Anuário de Paisagismo


Alex Hanazaki Entrevista 13

Tivemos o prazer de bater um papo bastante descontraído e se atualizar sobre sua trajetória de sucesso e de seus planos futuros para continuar a realizar jardins que encantam pessoas no Brasil e no mundo. Hanazaki, que completou 20 anos de carreira neste ano de 2018, é um paisagista de prestígio nacional e internacional, vencedor do prêmio de projeto residencial mais bonito do Mundo, pela respeitada ASLA, além de prêmios em Casa Cor São Paulo, projetos na Europa, Arábia Saudita, África do Sul, América Latina, e convites para importantes mostras internacionais de grande notoriedade.

Alex Hanazaki Entrevista 1

Alex Hanazaki Entrevista 6

Como reconhecimento por essa brilhante trajetória no paisagismo brasileiro, nós da Paisagismo em Foco temos a honra de ter Alex Hanazaki como homenageado em nosso Anuário de Paisagismo 6ª edição em 2019 e ser o nosso Profissional Destaque no quesito Projetos Residencias.

Alex Hanazaki Entrevista 2

Confira abaixo como foi esse bate papo e inspire-se com a energia e criatividade deste exímio paisagista:

Como o tema central deste nosso bate papo só poderia ser sobre o cenário do Paisagismo de alto padrão no Brasil, Alex Hanazaki ressaltou que aqui temos um enorme potencial de crescimento e rentabilidade, porém, faltam eventos expressivos focados no Paisagismo, como feiras de negócios e mostras de decoração, que possam viabilizar a criação e comércio de produtos de alto padrão para atender a forte demanda do mercado de exteriores a nível Brasil, eventos estes que valorizem a criatividade, o design e a sofisticação.

Alex Hanazaki Entrevista 8

“No Brasil temos pouquíssimos produtos bons para paisagismo e importar custa caro e é complicado. Por isso, acredito que se estimulássemos o mercado a produzir produtos nacionais de qualidade certamente teríamos clientes mais felizes por terem produtos com melhores ‘custo x benefício’. Tenho como exemplo e experiência a linha de pisos by Alex Hanazaki da Eliane lançada na Casa Cor SP nas versões Urban, Carbon e Country, que são de ótima qualidade, tanto na durabilidade como no resultado estético que ele proporcionam,”, explica Hanazaki.

Alex Hanazaki Entrevista 7

Alex se formou em arquitetura no ano de 1998, há exatos 20 anos, e nos contou que entrou no paisagismo por acaso. Ele explicou que ao se formar, notou que já existiam muitos arquitetos trabalhando na mesma área e decidiu fazer uma experiência com paisagismo e acabou se apaixonando, o que o motivou a se aperfeiçoar e traçar um caminho onde pudesse desenvolver sua arte. Foi então que Hanazaki decidiu participar da mais importante feira de negócios do setor, a Fiaflora Expogarden, para expor seu trabalho para um público qualificado e acabou surpreendendo a todos pelo seu talento, criatividade e ousadia, que os levaram-no a ganhar prêmio e prestígio no mercado. Em seguida, decidiu participar da Casa Cor São Paulo, a mostra de decoração mais importante das Américas e novamente surpreendeu a todos com sua arquitetura paisagística sofisticada.

Alex Hanazaki Entrevista 11

“Entre os anos de 2000 e 2002 foram um boom intenso aqui em nosso escritório. Os resultados das participações nas feiras e mostras foram tão positivos que tivemos que passar por uma transformação organizacional nas diversas áreas da empresa para atender com qualidade a grande demanda de projetos, e isso fez com que ficássemos preparados para superar a crise e atender satisfatoriamente todos os nossos clientes, até os dias de hoje”, salienta.

Alex Hanazaki Entrevista 10

Para Hanazaki, é de suma importância que os paisagistas atuais e novos precisam ter como foco se profissionalizar cada vez mais para que o nosso mercado tenha mais rentabilidade e a real valorização do profissional de paisagismo na construção civil. Ele ainda frisa que o paisagista precisa desenvolver uma visão estratégica para uma boa gestão do seu escritório: “Sou paisagista, mas também sou empresário e tenho que gerir nosso escritório para ser rentável e estar plenamente preparado, com equipe treinada e motivada e tecnologia de ponta, para entregar um trabalho a altura dos nossos clientes”, completa.

Alex Hanazaki Entrevista 4

Alex Hanazaki destaca também a importância da comunicação no processo de formação de uma marca forte e confiável e ressaltou a importância da imprensa na divulgação do trabalho dos profissionais e empresas de paisagismo. Para ele, os veículos do setor desenvolvem um papel indispensável para levar informações ricas para pessoas que desejam ter um jardim em seus imóveis. E aliado aos veículos de comunicação, as redes sociais também contribuem positivamente para divulgar o portfólio.

Alex Hanazaki Entrevista 9

“Nós temos o Marketing Digital como nosso aliado, pois, o reconhecimento do nosso trabalho veio através de ações online e no Instagram. Com isso, muitas pessoas puderam conhecer nossos trabalhos de forma rápida e compartilhar com os amigos. O resultado foi tão positivo que grandes personalidades mundiais do paisagismo passaram a nos seguir, conhecer nosso trabalho e nos convidar para participar de importantes eventos e projetos ao redor do mundo. E fico feliz pela ótima aceitação aqui no Brasil a qual é bastante expressiva!”, frisa Hanazaki.

Alex Hanazaki Entrevista 12

Este incrível paisagista já acumulou mais 1300 clientes atendidos e atualmente atende uma média de 70 projetos por ano e está se preparando para lançar em breve um livro que conta os seus 20 anos de carreira. Sob seu comando, além de inúmeros projetos no Brasil, seu escritório já realizou projetos nos Estados Unidos, Alemanha, Arábia Saudita, Marrocos, África do Sul, Chile, Argentina, Paraguay, e outros. Para este ano de 2018, o arquiteto paisagista recebeu o convite para palestrar em 2 importantes eventos em Londres, no S.G.D – Society of Garden Designer, e no R.H.S Gardens, representando o paisagismo brasileiro.

Alex Hanazaki Entrevista 3

“É muito gratificante poder falar um pouco sobre nós para o mercado, fiquei feliz com o convite para participar do Anuário de Paisagismo e certamente será um sucesso. Também queria dizer que estamos preparando muitas novidades e em breve apresentaremos a todos. Meu muito obrigado!”, finaliza Alex Hanazaki, o arquiteto paisagista destaque na 6ª edição do Anuário de Paisagismo.

Para conhecermelhor o trabalho de Alex Hanazaki, acesse:

www.hanazaki.com.br