A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Quarto do bebê, por Marianne Gomide, Juliane Miranda e Lourdes Abbade para Mostra Itú Casa Decor


Sabe-se que os bebês reagem a estímulos de cores, assim, utilizamos de cores claras e suaves como base do projeto, onde as molduras verticais em união com as molduras horizontais dão o toque clássico e o enquadramento ao ambiente.

17_quarto_bebe_1_520x347

As cores contrastantes foram utilizadas em detalhes dos mobiliários, no tapete redondo e na parede de adesivo em patchwork, onde o Bebê não terá visão. Nossa proposta foi realizar um quarto unissex, através da leveza do clássico e a praticidade do moderno.

Retratamos essas duas tendências por intermédio da bancada criada em Mármore reconstituído na cor branco prime, que além da praticidade da banheira esculpida na pedra com inclinação em “S” para apoio das costas do bebê, promovendo a sensação de segurança da mãe no momento banho e do trocador embutido na pedra, tem seu toque clássico em suas formas arredondadas nas saias da mesma, seguindo o mesmo estilo do gabinete para que visualmente tenhamos ideia de cômoda.

17_quarto_bebe_2_520x347

A estrutura de gesso no forro tem em seu sentido arredondado com a proposta de “proteger e abraçar” o bebê, assim como a cromoterapia adotada no berço.

As bolhas em gesso acima do berço com função de nichos e luminárias interagem com o aquário de água salgada buscando a tranquilidade durante a amamentação.

17_quarto_bebe_7_260x390

Para o espaço de amamentação, colocamos a poltrona da mãe com o puff e do pai, para que o mesmo acompanhe os estágios e crie um forte elo com o bebê.

Os mobiliários, tais como, o gabinete, nichos e o armário, foram desenhados especialmente para a mostra.

17_quarto_bebe_8_520x347

 

O berço, desenhado também para a mostra, foi desenvolvido para se adaptar á todas as fases do bebê por intermédio de regulagens de suas peças para que aumente ou diminua a altura do estrado e da remoção das peças para que se transforme em cama ou recamier, além da possibilidade de balanço do mesmo pela mãe no momento de descanso do bebê. O móvel foi criado com o intuito de que dure por toda a vida e que no futuro quando o mesmo não for mais útil, poderá ainda ser aproveitado em outro ambiente como recamier.

17_quarto_bebe_a

O berço foi projetado com estrutura em MDF cru revestido em lâmina de madeira tingida com verniz PU, sendo as suas laterais em MDF Branco Liso com detalhe em semi-círculos em acrílico visando a transparência para adaptar a fita de Led colorida para afirmar a idéia da cromoterapia como conceito do nosso projeto e a cabeceira e a parte dos pés com detalhes em palhinha tingida dando um toque clássico á modernidade do mesmo.

17_quarto_bebe_6_260x390

A cromoterapia é um estudo chinês, que acredita que através da técnica transferimos os benefícios das cores para vida das pessoas, influenciando nas sensações, criando estímulos e estabelecendo assim, um equilíbrio entre o corpo, mente e alma.

Foi montado para a exposição em nosso ambiente um aquário de canto de água salgada, buscando o relaxamento para os pais e para o bebê durante a amamentação.

O Aquário "Fish Only" conta com 40 kg de rochas vivas naturais e 30 Amphiprion ocellaris (peixe palhaço) que contribuem para reafirmar o ambiente temático criado ao espaço.

No projeto luminotécnico buscamos a criação de cenários, para os diversos momentos do bebê, sendo o de relaxamento para o sono tranquilo, o de amamentação e o de interação com os pais.

17_quarto_bebe_9_520x347

Para a iluminação na estrutura redonda de gesso do forro, assim como em suas paredes falsas e armário foram utilizadas as fitas de led, as 03 luminárias pequenas demarcam a entrada do quarto.

O abajur com o uso de lâmpada que muda de cor para criar um clima ao ambiente e auxiliar para reforçar a idéia da cromoterapia, entre a poltrona de amamentação e a poltrona do pai.17_quarto_bebe_2_520x347

Visando o tema da mostra e se orientando pela “Estória” fornecida pela organização do evento, projetamos para o “Quarto do bebê” a beleza e a leveza do clássico junto com a praticidade e sofisticação do moderno, inovando com técnicas de cromoterapia e relaxamento através do berço e do aquário facilitando os cuidados com o recém-nascido, sem esquecer o essencial: a interação da mãe com o filho, retratados no trabalho em patchwork os momentos únicos que dão graça e cor ao ambiente.

17_quarto_bebe_1_520x347

 

17_quarto_bebe_profissionais_b

SOBRE AS PROFISSIONAIS

Marianne Gomide, Arquiteta e Urbanista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, realiza projetos comerciais e residenciais.

Juliane Miranda, Arquiteta e Urbanista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Designer de móveis, especializada no Instituto Europeu de Design (IED) – Roma – Itália.

Lourdes Abbade, Arquiteta e Urbanista, formada pela Universidade da Amazônia e Especialisa em Materiais ecológicos pela Unicamp.

 

 

 

 

 

 

 


Publicidade