A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Desenhar jardins no computador?

Desenhar jardins no computador?


Hoje em dia isso é possível! o avanço da apresentação de projetos paisagísticos chegou e chegou com força!

O um dos principais responsáveis por disseminar o desenho paisagístico 3D no Brasil se chama Ronaldo Luidi, ele criou um curso que ensina paisagistas a desenharem seus jardins usando um software muito amigável chamado SketchUp. Esse tal SketchUp apesar de ser simplificado quando comparamos com outros softwares de desenho 3D, é um programa fantástico e permite “mil e uma” possibilidades de desenho, inclusive já foi um software da gigante Google.

Curso de 3D 2

O professor Ronaldo Luidi explica que se apaixonou pelo software SketchUp em 2006, quando usou pela primeira vez em um estágio no Estúdio Paulo Alves em São Paulo, diz que em um único dia experimentando já conseguia desenhar alguns móveis, segundo ele “era como arrancar as ideias da cabeça e ver elas concretizadas ali na sua frente".

Curso de 3D 3Segundo o professor a possibilidade de ver como o espaço vai ficar, antes da implantação do jardim, permite experimentar composições diferentes de plantas, de vasos, de pisos e móveis, explorando as possibilidades da composição e vendo em tempo real as ideias que vão ficar boas e aquelas que não vão. Nas palavras do professor Luidi "o desenho se torna uma ferramenta indispensável, hoje quando tenho uma ideia de jardim para um cliente já corro para o computado e desenho para ver como vai ficar”.

Curso de 3D 4

O curso do professor Ronaldo Luidi se chama Curso Completo de Paisagismo Digital e inicia desde o básico para quem nunca nem viu o software. O professor Luidi é muito elogiado por passar o conhecimento de uma forma muito simples de entender, com uma didática calma e tranquila. Ele diz que uma de suas alunas mais talentosas se chama Sonia Treu e tem 73 anos, "Ela faz imagens e vídeos belíssimos, é uma aluna que me aproximei e que tenho tamanha admiração".

Veja um vídeo produzido no curso pela aluna Sonia Treu:

Além das primeiras imagens que apresentamos, que claramente podemos ver que são desenhos, também é possível dar um “UP” transformando os desenhos em imagens que pareçam fotos, assim como no vídeo da aluna Sonia. No curso o professor Luidi ensina dois softwares que transformam o desenho em imagens que parecem fotos, o V-Ray e o Enscape.

Veja imagens de alguns exercícios do curso onde o professor ensina como transformar o desenho em imagens foto-realistas:

Curso de 3D 5

Curso de 3D 6

Curso de 3D 7

Parecem fotos né? Mas são desenhos 3D! Agora imagine só se esses desenhos fossem da sua futura casa, que você pudesse ter a experiência de ver como seu jardim vai ficar, mesmo que seu terreno ainda não tenha nem sequer uma espécie plantada! Legal né?!

Veja mais algumas imagens feitas nos exercícios do curso do Luidi:

Curso de 3D 8

Curso de 3D 9

Curso de 3D 10

O professor explica que quando o cliente vê uma imagem do seu futuro jardim, ele consegue entender completamente a proposta do espaço e se empolga muito com jardim que está por vir, segundo o professor “os clientes aceitam mais facilmente as ideias do paisagista, dá até pra ver aquele brilho nos olhos deles”.

Curso de 3D 11

Eai, quer aprender?

Então confira o conteúdo do curso no vídeo abaixo e corre lá pra se inscrever no: https://destrave3d.eadplataforma.com/curso/cursocompletodepaisagismodigital/

Aproveite e siga o professor também no Instagram, ele sempre está postando conteúdos sobre desenho paisagístico 3D, os desenhos são lindos:

@prof.ronaldoluidi

Por Dielle Procópio