A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Sustentabilidade no traço da arquitetura

Sustentabilidade no traço da arquitetura


Diretamente relacionada aos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana, a sustentabilidade anda de braços dados com a arquitetura, que tem como missão, viabilizar de forma correta projetos na área da construção civil. 

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris - fachada com grandes vão de vidro que permitem entrada de luz natural

“A sustentabilidade é uma preocupação cada vez maior neste processo. O tema é importante e está ligado diretamente ao design, à arquitetura e à construção de ambientes que aliam conforto, beleza, durabilidade, segurança e utilização de materiais ecologicamente corretos. Tudo isso com objetivo de garantir o bem estar humano em suas múltiplas dimensões”, afirmou o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris - grandes vãos de janela permite entrada de luz natural

Segundo ele, um empreendimento sustentável tem como base quatro requisitos. Precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito. O importante é suprir as necessidades da geração presente, sem comprometer as gerações futuras.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris - cozinha com amários em MDF e adesivo de morangos trazendo a natureza para o ambiente

Estas preocupações sempre fizeram parte do dia a dia de Kílaris, que está constantemente em busca de novos materiais, revestimentos e tecnologias que aproveitem recursos naturais. Em todos os seus projetos é feito um estudo sobre incidência solar, água e ventos, para que estes recursos sejam usados de uma forma adequada, gerando economia de energia e conforto térmico.

Arquiteto Aquiles Nicolas Kílaris - cozinha com painel de madeira de demolição

“Não podemos esquecer que moramos em um país tropical. Abrindo grandes vãos de janelas na posição correta e cruzando a ventilação, é possível evitar o desperdício com luzes acesas e ar condicionado, por exemplo”, disse ele.

Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris - pé direito duplo possibilita conforto térmico Arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris - revestimento na parede de pastilha de coco

Em seus projetos podemos encontrar madeira de demolição usada em forma de painel, fibra de coco como revestimento, uso do MDF no lugar de madeira e laminado industrializado, tintas a base de água que são menos poluentes, pisos permeáveis, couro ecólogico e materiais recicláveis. “A natureza é uma fonte de bem estar do homem. Devemos aproveitá-la ao máximo nos projetos arquitetônicos. Usando seus elementos de forma harmônica e consciente ela se torna uma grande aliada da arquitetura”, afirmou ele.

www.arquitetoquiles.com.br

www.youtube.com/kilaris