A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardins desérticos para a estação mais quente do ano


 

Os jardins desérticos têm como maior característica viver em solo muito arenoso e suportar temperaturas altas, por isso ele necessita de muito sol e pouca chuva. Coberturas de apartamentos e residências com muita incidência de luz são os lugares mais indicados, mas essa vegetação pode sofrer na época de chuvas.

Daniela_Sedo_-_Peixoto_Gomide-Maio_3_Copy

Com plantas xerófitas, que possuem formas geométricas intrigantes, outra característica que dá para notar é o pouco verde que há em volta desse tipo de jardim. Dificilmente vemos alguma porção de grama nos arredores de jardins desérticos, isso porque praticamente tudo é composto por areia e clima seco, onde esse tipo de planta se adapta melhor.

Daniela_Sedo_-_Peixoto_Gomide-Maio_2_Copy

Não há muitas restrições na manutenção, o ideal é apenas tirar as folhas secas que aparecerem a cada 03 semanas, e não encharcar de maneira alguma as plantas. A adubação pode ser trocada a cada 06 meses. Entre as plantas desérticas, indico cactos em geral: Agave, Suculenta e Yucas. Algumas plantas desérticas são compostas por espinhos, o que facilita bastante quando se tem animais em casa que normalmente destroem hortas e jardins, além de evitar fazer sujeira com a terra, já que basicamente o solo é a areia.

Daniela_Sedo_-_Peixoto_Gomide-Maio_3_Copy

Daniela_Sedo_-_Peixoto_Gomide-Maio_Copy

Este estilo de jardim não precisa de muitos acessórios, mas pode ser composto por pedriscos brancos e vasos. Quando pensamos em um jardim desértico, o que notamos primeiro com toda certeza é sua aparência diferenciada, a palavra certa seria exótico e que cai muito bem no ambiente.

Daniela Sedo | Arquitetura e Paisagismo