A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Em Barueri, secretaria municipal aprimora ações de sustentabilidade


1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_150

 

Para implantar o Programa Barueri Sustentável, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Prefeitura implantou o projeto dos 3Rs – reduzir, reutilizar e reciclar. Desenvolvido no decorrer do ano, a ação teve início em março e termina em dezembro de 2012.

O projeto dos 3Rs funciona como uma gincana: quatro equipes são formadas, com o objetivo de envolver todos os funcionários no programa Barueri Sustentável, para que possam juntos atingir as metas estipuladas pela Secretaria do Meio Ambiente.

Mais que simplesmente cumprir metas, os funcionários querem auxiliar na mudança de comportamento que no futuro ajudará a todos em suas vidas dentro das famílias.

1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_520x390_5

A avaliação é feita de acordo com as entregas das tarefas, de forma que as equipes sejam premiadas de maneira correta e justa. Para atribuir a pontuação, cada ideia de ação a equipe recebe um ponto; para cada ideia de ação realizada a equipe recebe cinco pontos; para cada parceria a equipe recebe um ponto.

1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_520x390

Uma das ações já realizadas pelo projeto foi a visita à Cooperyara (cooperativa de reciclagem), entre os dias 6 e 10 de agosto. “Este segundo ano de visita à Cooperyara é mais do que somente uma visita para conhecer a Cooperativa”, disse Heloisa Carneiro, interlocutora da comissão Geração Verde.

1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_520x390_6

A ida à Cooperyara teve também por finalidade um “fechamento”  de todo um programa dos funcionários da Secretaria com relação ao Programa Barueri Sustentável. Na cooperativa, foi realizada a entrega de todo material  arrecadado.

Além da visita, outras ações já foram desenvolvidas, como a criação do espaço geração verde na própria secretaria. Neste espaço foi criado pelos funcionários o painel Geração Verde: uma árvore grande em madeira pintada pelos funcionários, onde são colocadas fotos, notícias e ações realizadas, e um robô gigante e outro menor para coletar o lixo eletrônico.

1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_520x390_2

1.1_-_Programa_Barueri_Sustentavel_520x390_3

A equipe vencedora será homenageada, e o funcionário que se destacar com o melhor desempenho, independentemente da pontuação da equipe, também receberá a homenagem. 


Publicidade