A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Cozinha Comunitária recebe ação de Páscoa na Brasilândia

Cozinha Comunitária recebe ação de Páscoa na Brasilândia


Exibido em diversos pontos da Cidade de São Paulo entre outubro e dezembro de 2020, o Projeto Janelas CASACOR, tinha como um de seus principais pilares a sua integração em cada bairro a CASACOR deixou aberta uma janela para a integração com a comunidade.

Com este novo formato, veio também o desafio de trazer uma exposição que valorizasse as particularidades das comunidades locais e em quatro delas, foram projetos especiais, que ficaram de herança para São Paulo e que foram entregues para projetos sociais após o término da exposição.

Cozinha Comunitaria Janela CASACOR

Na Brasilândia, no estacionamento do sacolão popular Freguesia do Ó, o foco foi a educação alimentar, em projeto desenvolvido pelo Programa FAU+D Acolhe Mackenzie. Atendendo à pedidos dos moradores, foi entregue uma cozinha comunitária funcional, onde serão desenvolvidos cursos e atividades voltados para essa área.

A primeira ação utilizando o espaço acontece de quarta (31/03) a domingo (04/04), com um mutirão de Páscoa organizado pela Associação da Comunidade Jardim Tiro ao Pombo, que vai produzir cerca de 600 ovos de chocolate para distribuição às famílias do bairro. A cozinha comunitária, que foi entregue pela CASACOR totalmente equipada para uso, será um dos principais pontos de apoio da linha de produção, formada por 8 voluntários. A distribuição contará com 15 voluntários e será feita neste domingo de Páscoa.

"A cozinha que recebemos do projeto Janelas CASACOR foi um pedido da nossa comunidade, para que tivéssemos um espaço para cursos sobre alimentação saudável. Com a pandemia ainda acontecendo, esta é a nossa primeira chance de realmente usar o espaço pelo bem das famílias do bairro", explica Marcos Fernandes Monteiro Júnior, um dos líderes comunitários responsáveis pela ação.

Além da cozinha comunitária na Brasilândia, Janelas CASACOR entregou, ainda, uma galeria de arte para artistas moradores do Jardim Colombo, uma biblioteca infantil para a Vila Andrade e um espaço de criatividade para um grupo de hip-hop da Cidade Tiradentes.

Quem quiser, poderá conhecer mais detalhes da ação poderá acompanhar um vídeo documentário no canal da CASACOR no YouTube.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2020 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).