A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Quando arquitetura é natureza: conheça este teatro ao ar livre no Japão

Quando arquitetura é natureza: conheça este teatro ao ar livre no Japão


Com assinatura do escritório APL Design Workshop, o espaço é um exemplo de como arquitetura e paisagismo podem conviver em harmonia

Para o foyer de um teatro ao ar livre em Kurobe, no Japão, o escritório de arquitetura APL Design Workshop construiu uma plataforma elevada mergulhada dentro da vegetação local, de forma a não alterar ou prejudicar a paisagem preexistente. O projeto ainda vai além, incluindo em sua estrutura 17 carvalhos e cedros para circundar e sustentar o telhado de plástico.

conheca teatro ar livre Japao 1

(Kitajima Toshiharu/CASACOR)

“Como este anfiteatro fica na parte inferior da encosta de uma floresta – quase como um santuário xintoísta japonês –, quando sua porção posterior afunda na floresta, ela se parece com uma parte da natureza vista de fora”, descreveu o escritório.

conheca teatro ar livre Japao 2

(Kitajima Toshiharu/CASACOR)

O projeto fica localizado no jardim da residência Maezawa Garden, que data de 1982 e leva a assinatura de Maki Fumihiko, arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker. Seu vasto projeto de paisagismo é marcado pela topografia ondulada do gramado e suas árvores, característico da cidade de Kurobe, uma pequena vila de frente para o mar no Japão.

conheca teatro ar livre Japao 3

(Kitajima Toshiharu/CASACOR)

Para acomodar o público, um hall nomeado como “Pergolado de Flores Brancas” cumpre a função de ser um local de descanso entre apresentações. Nele, além das árvores naturais, nove pilares de aço dão suporte ao teto, nos quais foram anexados pequenas mesas suspensas para os convidados se reunirem e apoiarem seus drinks. Ao fundo, estruturas para a iluminação do palco, bem como alguns camarins foram implementados utilizando contêineres.