A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Confira os ambientes da Casa Cor Brasilia


 

BILHETERIAJuliane Moi e Tainá Moi

A efemeridade nas cores, nos painéis e a moda representada com peças de papel foram as principais inspirações para a BILHETERIA projeto das arquitetas Juliane Moi e Tainá Moi. O espaço de 57m² em tom azul é impactante e tem como destaque a bancada com revestimento em vidro pintado, poltronas em tecidos estampados e xadrez, painel com peças do vestuário feminino recortado em papel que representam desejos e um manequim com vestido de papel remetendo ao tema deste ano da Casa Cor Brasília, MODA.ESTILO.TECNOLOGIA.

01_Bilheteria_520x347 

LOUNGE CASA CORAna Paula Costa, Felipe Reis, Flávia Sócrates e Marcelo Rosso

Os 55m² do espaço LOUNGE CASA COR foram projetados pelos arquitetos Ana Paula Costa, Felipe Reis, Flávia Sócrates e Marcelo Rosso. Os profissionais criaram um ambiente acolhedor e intimista proporcionando um espaço convidativo, confortável e diferenciado seja nas cores, objetos, texturas e luz em cada superfície do ambiente.

01_Lounge_Casa_Cor_520x347

Com base no tema da Casa Cor Brasília 2012, MODA.ESTILO.TECNOLOGIA, os profissionais usaram as formas geométricas e as cores metalizadas presentes na moda atual como inspiração, dando destaque ao cachepô fabricado sob medida, um painel mosaico, uma prateleira irregular e arranjos pendentes. A iluminação em LED ajuda a compor um ambiente moderno e sofisticado.

 

ESCRITÓRIO DO ADVOGADOSérgio Borges

Tons mais escuros predominam no espaço ESCRITÓRIO DO ADVOGADO, assinado pelo arquiteto Sérgio Borges. A madeira e o concreto, em suas formas originais, deixam o ambiente mais rústico, mais sofisticado e reforçando o conceito de sustentabilidade. No amplo espaço de 150m², destacam-se as cadeiras assinadas pelo designer norte-americano Zooey Chu e a Ecco, que utiliza 92% de materiais recicláveis e 100% reutilizáveis em sua composição.

01_Escritrio_do_Advogado_520x347 

LOFT GARAGEMOtto Brill e Rebeca Maaldi da BRILL & MAALDI ARQUITETURA

Ambiente contemporâneo, urbano e masculino. Assim é o LOFT GARAGEM projeto dos arquitetos Otto Brill e Rebeca Maaldi na Casa Cor Brasília. Com peças de design, obras de arte, móveis assinados e um luxuoso carro, o espaço de 145m² mistura a modernidade com elementos da natureza.

01_Loft_Garagem_520x347

Alta tecnologia, mobiliário e revestimento sofisticados com jardins e tecidos naturais estão presentes no espaço. Destaque para a cadeira Smile do designer Marcelo Ligieri, quadros de artistas renomados e as luminárias assinadas como a pendente italiano e outra de piso do designer inglês Tom Dixon.

 

ESPAÇO VIASérgio Borges

Um escritório em um prédio comercial, com 90 m², é a atração do ESPAÇO VIA este ano. O projeto, assinado por Sérgio Borges, da Atiwa Arquitetura, tem os seus ambientes integrados, além de uma parede interativa na sala de reuniões. Branca, roxa, verde e preta são cores presentes no espaço. A tecnologia, um dos temas da mostra este ano, ainda se faz presente no sistema de automação, com painéis de LED, telas de projeção e sistema de atendimento inteligente.

01_Espao_Via_520x347 

LOFT 01HelaineCaloête

Apresentando um ambiente contemporâneo e com um mix de elementos rústicos e sofisticados, a arquiteta Helaine Caloête assina o LOFT 01, um ambiente simples, mas sem deixar de lado o requinte. Inspirado no estilo mediterrâneo, o espaço de 100m² tem a cor laranja como principal tendência. O tijolo aparente, os móveis rústicos, o painel em mármore branco piguês e pastilhas de cobre se destacam no ambiente.

01_Loft_01_520x347 

STUDIO CASA – Silvana Monte Rosa

Um espaço que se transforma rapidamente de escritório para residência, mas primando o conforto. Esse é o STUDIO CASA projeto da arquiteta Silvana Monte Rosa. Com 54m² o espaço foi pensado para um profissional que tem várias atividades, mora em uma cidade grande, longe do trabalho, e que muitas vezes precisa optar em não voltar pra casa podendo dormir em seu próprio estúdio.

Tendência forte na moda e na decoração do ambiente são as cores quentes como o amarelo contrastando com o chocolate usado em móveis de laca brilhante e fosca e utilizado também em painéis, revestimentos e esculturas. Outra tendência são os móveis cheios de design, versáteis e transformáveis para várias utilizações e funções, ótimos para espaços pequenos como o móvel italiano que de estante com mesa se transforma em cama.

01_Studio_Casa_520x347

Piso vinílico imitando madeira de demolição, porcelanatos amadeirados e coloridos com diferentes texturas, painéis da artista plástica Rose Bueno, escultura de parede exclusiva do artista plástico Rogério Reis são destaques no espaço, assim como as cadeiras de escritório com estampa xadrez tipo Damier.

 

LIVINGHélio Albuquerque e Sônia Peres

Os arquitetos Hélio Albuquerque e Sonia Peres assinam o LIVING, um espaço de 90m² criado para suprir a necessidade do bem estar e do bem receber. O ambiente abriga um lugar moderno com as memórias do passado, com coleções, livros, discos e um espaço contemporâneo para receber os amigos, ouvir uma boa música e degustar um bom vinho.

O destaque fica no aconchego do ambiente, onde a mistura e as enormes estantes abrigam toda a história de vida de seu proprietário. A luz indireta e os equipamentos luminotécnicos que se confundem com o teto trazendo apenas efeitos de luz são o toque sofisticado ao projeto.

01_Living_520x347

O piso em madeira e as paredes revestidas com papel dão charme necessário ao espaço. Obras de arte, objetos de colecionador e a chaise longue Rio de Oscar Niemeyer evidenciam a personalidade do morador.

 

HOME OFFICEJuliana Sarkis

Com a ideia de que nos dias de hoje as pessoas optam por trabalhar no conforto de sua residência, uma tendência em países desenvolvidos, a designer de interiores Juliana Sarkis assina o ambiente HOME OFFICE, um lugar que pode ser integrado com algum cômodo de uso comum ou um projeto de forma totalmente independente.

Com inspiração no dia a dia de um empresário do ramo da importação, que necessita de um local destinado aos seus negócios em sua própria residência, o espaço contemporâneo de 27m² tem a cor laranja contrastando com o preto e o cinza em uma elegante composição de tonalidades.

01_Home_Office_520x347

O projeto de iluminação ganhou atenção especial dando uma coloração suave e pontual ao ambiente. Destaque para a estante iluminada por fitas de LED euma tela colorida do artista plástico brasiliense Ralfe Braga.

 

SALA DE JANTARArina Araújo

O espaço de 52,40m² projetado pela arquiteta Arina Araújo tem como inspiração um local e decoração minimalistas. Um ambiente monocromático e com cores neutras, limpo e com poucos detalhes, porém marcantes. Assim é a SALA DE JANTAR da Casa Cor Brasília 2012. Destaque para o piso em mármore branco, castiçais, uma mandala indiana e três lustres de cristal, dando ainda mais charme e sofisticação ao ambiente.

01_Sala_de_Jantar_520x347

A iluminação, com exceção dos lustres é embutida no gesso para dar mais leveza, efeito e conforto ao espaço. O mobiliário é outro diferencialcom aparadores em vidro, cadeiras escuras de antiquário com palha natural no acento e no encosto e mesa de jantar em laca na cor branca para 16 lugares. A cor cinza predomina valorizando e deixando o espaço ainda mais elegante.

 

COPA – Viviane Dománico - Dománico Arquitetura

Uma atmosfera italiana vinda da região da Toscana inspira o ambiente da arquiteta Viviane Dománico. A COPA com 41m² lembra os antigos espaços das avós onde o aconchego é predominante e segue a tendência da moda high-low,  ao unir na decoração objetos caros e baratos.

Eles são combinados de forma a montar um espaço interessante e inusitado, com elementos que trazem a tendência da decoração memória, com peças antigas criando assim uma ponte com recordações de família. Ladrilhos hidráulicos, cimentos queimados e madeiras rústicas fazem a diferença no espaço.

01_Copa_520x347

Com tons neutros e iluminação indireta, o local foi dividido em dois ambientes, um com uma mesa grande - um convite ao encontro de família - e outro destinado a refeições do dia a dia, um especial café-da-manhã ou uma simples reunião de casais para degustar um vinho.

 

COZINHA Arnaldo Pinho

O arquiteto Arnaldo Pinho assina a COZINHA da Casa Cor Brasília 2012. Com inspiração nas tendências em cores presentes na moda, o profissional predominou a cor amarela dando ainda mais vida ao ambiente.

Além do amarelo presente no detalhe da bancada, o tom de concreto se faz presente nos 55m² destinados ao espaço. Os armários ganham cores quentes e as bancadas são marcadas pela volumetria. Destaque para o cobogó feito em cimentício, lembrando o elemento característico dos prédios em Brasília.

01_Cozinha_520x347 

SALA ÍNTIMACirce Milano e Lívia Ribeiro

Galeria de arte e casa da vovó, dois ambientes, um espaço extenso e aconchegante para o convívio familiar. Assim pode-se definir a SALA ÍNTIMA, projeto da arquiteta Circe Milano e da designer de interiores Lívia Ribeiro. Buscando referências nas artes, as profissionais espalharam quadros de artistas italianos como Botticelli.

O espaço de 64m² conta com uma lareira dando o toque aconchegante e familiar ao ambiente. Os amadeirados com preto dão a sofisticação necessária ao espaço, que homenageia a jornalista brasiliense Consuêlo Badra. Objetos pessoais da homenageada adornam o ambiente, que tem também um telão mostrando a sua história de vida.

01_Sala_ntima_520x347

Destaque para os espelhos dourados, objetos decorativos em cristal, a marcenaria longilínea, os clássicos da pintura, licoreiras e bustos em mármore. A tecnologia do ambiente é marcada pela automação da iluminação, lareira, ar condicionado, home theater e o stroble da pista de dança.

 

QUARTO DO AVIADORGislaine Ramos Garonce, Jú Lima e Val Monteiro

Inspirado em um apaixonado por aviação, o QUARTO DO AVIADOR, desenvolvido pelas arquitetas Gislaine Garonce, Ju Lima e Val Monteiro, presta uma homenagem aos profissionais que fazem do sonho de voar uma opção de vida. O ambiente possui detalhes e cores que remetem ao cotidiano de um aviador.

01_Quarto_do_Aviador_520x347

O Azul Marine (um azul marinho profundo)predomina os 54m² do ambiente, proporcionando um clima de tranqüilidade e aconchego. Destaque para a iluminação do espaço, que é automatizada e pode ser acionada com um simples comando, e para uma hélice de avião utilizada no início do século XX. O objeto é uma peça raríssima que integra o acervo do Museu Aeroespacial da Força Aérea Brasileira.

 

SUÍTE DO BEBÊ Ana Valéria Valle e Vanessa vonGlehn 

Harmonia, elegância e sofisticação são os elementos que caracterizam a SUÍTE DO BEBÊda Casa Cor Brasília assinado pela engenheira e designer de interiores Ana Valéria Valle e pela arquiteta e designer de interiores Vanessa vonGlehn.

No ambiente de 54m² predominam as cores suaves, a praticidade, leveza, conforto e funcionalidade exigida para essa proposta. A integração dos estilos contemporâneos com o neoclássico dá o charme necessário para a suíte. O destaque do ambiente fica para o painel de acrílico curvo iluminando com LED e para o piso vinílico, exclusivo na mostra.

01_Sute_do_Beb_520x347O mobiliário em linhas curvas, as bancadas em porcelanato, persianas exclusivas, uma sofisticada poltrona em acrílico Charles Eames e uma banheira vitoriana dão o toque aconchegante e elegante para o espaço que abriga ainda uma brinquedoteca e uma copa escondida sob um armário.

 

SUÍTE DA MOÇAChristianBlum

A SUÍTE DA MOÇA, projeto do arquiteto Christian Blum, foi imaginado para uma jovem estudante de intercâmbio e apaixonada por todas as vertentes da cultura britânica. Um ambiente elegante e confortável que privilegia a área de estudos sem deixar de lado a área de descanso.

No espaço de 56m² a escrivaninha desenhada pelo designer Rogério Reis fica em lugar especial. Destaque para a iluminação pendente do dsigner britânico Tom Dixon, poltrona mole de Sérgio Rodrigues, pufes Missoni e um majestoso tapete em pele de carneiro além do quadro de Romero Brito criado para o Jubileu de Diamantes da Rainha.

01_Sute_da_Moa_520x347

A sanca de iluminação é aproveitada também como prateleira de livros e mídias. Na área de repouso a cama ganha delicado dossel e refinados papéis de parede, belíssimas cômoda e poltrona e uma escultura de Rogério Reis incorporada na parede. O banheiro tem quê especial com a banheira em rocha vulcânica Edge. O espaço homenageia a cultura do Reino Unido e o Jubileu de Diamantes de Sua Majestade, a Rainha.

 

QUARTO DO CASALCarolina Magalhães e Tatiana Pandolfi

Com o objetivo de tornar o ambiente um lugar de refúgio para o casal, as arquitetas Carolina Magalhães e Tatiana Pandolfiprojetaram os 55m² do QUARTO DO CASAL da Casa Cor Brasília. Tendo como destaque os revestimentos da parede da cabeceira da cama do casal, o mosaico de tecido executado pelas profissionais e uma divisória também desenhada por elas e feitas sob medida para dividir os espaços sem isolá-los.

01_Quarto_do_Casal_520x347

O ambiente conta, ainda, com um ofurô para relaxamento e um home theater de última tecnologia para momentos de descontração. A iluminação indireta e disposta em lugares estratégicos e a predominância de cores neutras dão a sensação de tranquilidade e harmonia ao local.

 

BANHO DO CASAL E VARANDAMoacir Melo

Inspirado em um casal que gosta de espaço, tecnologia e privacidade. Assim é o BANHO DO CASAL E VARANDA espaço de 50m² projetado pelo arquiteto Moacir Melo. Com ares minimalistas, onde não há presença de cores nas paredes e sim destacando o mobiliário com cores fortes, o profissional fez um banheiro com muitos recursos tecnológicos, confortável, utilizando materiais sustentáveis como torneiras de acionamento automático, uma cabine de banho com sauna, som, telefone, TV e luz de LED e um vaso sanitário totalmente tecnológico.

01_Banho_do_Casal_e_Varanda_520x347

Com cores neutras criando um visual limpo e bem contemporâneo, o ambiente tem como principal destaque um aquário marinho com peixes exóticos. Na área da varanda foi trabalhado um espaço agradável, confortável e bem receptivo com móveis rústicos, bem coloridos e, um painel que imita azulejos portugueses e é feito em tecido camurça, além da presença de alguns elementos mais modernos no local.

 

FAMILY ROOMWalléria Teixeira

A arquitetaWalléria Teixeira apresenta um projeto moderno, com diferente layout composto por um eixo central liberando a circulação transformando o espaço em um local bem arrojado. Assim é a FAMILY ROOM um espaço de 110m² contemporâneo e moderno.

01_Family_Room_520x347

O principal destaque é a parede revestida em tecido assinado pela estilista e designer Adriana Barra, trazendo ao espaço além de aconchego e conforto, muita personalidade. Objetos e materiais modernos dão charme ao ambiente como as peças de mobiliário assinado pelos irmãos Campana, pelo designer Guilherme Torres e a poltrona Pavo Real da arquiteta espanhola Patrícia Urquiola que mora em Milão. Pensando no bem-estar da família, a profissional usou tecnologia de ponta com um telão, sonorização e iluminação totalmente automatizada.

 

RECANTO DAS ÁRVORESNil de Sousa

O RECANTO DAS ÁRVORES da Casa Cor Brasília é assinado pelo arquiteto Nil de Sousa. Os antigos e tradicionais pubs ingleses com seus vasos em formato de bacias e um grande colorido de flores foram a inspiração para o espaço de 150m². O ambiente não tem nada de convencional com total ausência de grama. Usando basicamente vasosmontados em estruturas de madeira, o espaço foi pensado para mostrar que qualquer pessoa pode ter um jardim desde que tenha um local aberto.

01_Recanto_das_rvores_520x347

O ambiente foi feito em uma área suspensa sobre um piso de concreto e possui dois bangalôs, um deles com estampa de Romero Brito.

 

CAFÉ E LIVRARIAApoena Parente e Gilson Freire

O CAFÉ E LIVRARIA, assinado pelos profissionais Apoena Parente e Gilson Freire, foi inspirado nos cafés da Europa a partir da década de 50. Materiais modernos e tradicionais, ao mesmo tempo, compõem o projeto de 90m². No espaço, mesas de restaurante, mesas de estar, local para degustação de vinho e palco para apresentações e shows. Ao todo, são sete ambientes dentro de um só. O granito cinza absoluto é uma das novidades.

01_Caf_e_Livraria_520x347

Nunca utilizado antes, foi colocado de duas formas: polido e rústico. A tecnologia, um dos temas da mostra este ano, estará presente na iluminação em LED, nos toldos de braços retráteis, no projetor em alta resolução que incide imagens sobre a parede e nas telas solares que protegem o ambiente da radiação solar. Destaque para as cadeiras com estampa exclusiva.

 

STUDIO LUXOAlexandre Milhomem

O arquiteto Alexandre Milhomem pensou no conforto da rotina de um empresário do mercado de luxo ao projetar o STUDIO LUXO da Casa Cor Brasília. Um espaço aconchegante, glamoroso, sofisticado e voltado para o público premium. Para desenvolver o ambiente de 98m² o profissional usou luminárias em bronze banhadas a ouro18k, obras de arte e mobiliário que apresenta talhado artesanal exclusivo.

01_Studio_Luxo_520x347

Tendência também na moda, Alexandre usou tons pastéis contrastando com cores quentes como o verde e azul. Destaque para o lustre em cristal africano, cadeiras folheadas em prata e almofadas que trazem frases marcantes da estilista Coco Chanel, que marcou a história da moda mundial.

 

ACADEMIA DE GINÁSTICA LUXOAlexandre Milhomem 

Tornar um ambiente como uma academia de ginástica particular em um espaço elegante e funcional ao mesmo tempo foi a inspiração do arquiteto Alexandre Milhomem para a ACADEMIA DE LUXO da Casa Cor Brasília. O ambiente com 68m² conta com equipamentos modernos, referências no mercado nacional e internacional, dando o toque de funcionalidade.

01_Academia__de_Ginstica_520x347

Para tornar o local charmoso, elegante e luxuoso o profissional colocou molduras nos espelhos, lustres e arandelas italianos em bronze banhados a ouro 24k, verdadeiros destaques no ambiente.

 

LAVABO Carolina Araújo, Érica Santana e Mariana Jardim 

As designers de interiores Carolina Araújo, Érica Santana e Mariana Jardim assinam o LAVABO, um espaço organizado, prático, agradável e que foi pensando como uma extensão da sala acompanhando o estilo da casa.

Nos 14m² predominam as cores azul turquesa e prata remetendo à tecnologia, requinte e bem-estar. Elementos como madeira, espelhos e vidros completam o projeto juntamente com a iluminação indireta e suave, criando um ambiente acolhedor e agradável. As vitrines da marca francesa Louis Vuitton com a sua peculiar ilusão de ótica discreta e requintada foram a grande inspiração.

01_Lavabo_520x347

Conforto, funcionalidade e beleza são características marcantes no ambiente com lavatório para as mãos, bancos, plantas, arandelas, luzes indiretas e local privativo para o usuário.

A sofisticação se encontra nos toques de brilho presentes na textura de algumas paredes, puxadores e arandelas em equilíbrio com um belo pergolado em madeira dando aconchego.Grande destaque tem também um papel de parede com toque aveludado que garanteainda mais charme ao ambiente.

 

JOALHERIA Damiella Macêdo, Fred Frazão, Marcelo Borges eMárcio Vianna,

Inovação e sofisticação. Assim pode ser definida a JOALHERIA, projeto dos arquitetos Damiella Macêdo, Márcio Vianna, Fred Frazão e Marcelo Borges. Como inspiração os profissionais pensaram nas curvas e nas ondas do cabelo da mulher brasileira.

01_Joalheria_520x347

Os 27m² foram pensados para que os joalheiros possam receber os clientes, fornecedores, familiares e amigos com conforto e sofisticação. Destaque para os pendentes e a iluminação especial que valoriza ainda mais as joias dos designers Benigna Venâncio, Antônio Henrique, Deise Aviz, Julieta Pedrosa e Pedro Torres que irão expor as suas criações no ambiente.

 

ATELIER DE ESTILISMOFlávia Amorim e Renata Melendez - Studio AZ Arquitetura e Soluções 

As arquitetas Flávia Amorim e Renata Melendez são as responsáveis pelo ATELIER DE ESTILISMO, ambiente inspirado em uma designer de moda que mora longe do trabalho e que, por isso, transformou seu escritório em um segundo lar com conforto para trabalhar, receber amigos, clientes e até mesmo realizar pequenos desfiles.

01_Atelier_de_Estilismo_520x347 

As profissionais utilizaram cores, texturas e estampas atuais tanto na moda como na decoração. Para o espaço de 74m² foram utilizadas as últimas tendências da moda Primavera-Verão 2013, as famosas candycolors(tons pastéis), cores quentes, estampas florais e de folhagens em contraponto com o preto e branco, dando ao espaço um toque de elegância e sofisticação refletindo o estilo e comportamento não só na maneira de vestir como também na maneira de morar.


ATELIER CULINÁRIA CONTEMPORÂNEAAna Barata 

Com inspiração na identidade brasileira, com uma atmosfera elegante e acolhedora, a arquiteta Ana Barata é a responsável pelo ATELIER CULINÁRIA CONTEMPORÂNEA, um lugar que tem como principal foco a experimentação da culinária de comida genuinamente brasileira feita por chefs renomados. As cores pastéis e neutras predominam no ambiente de 35m², um espaço voltado para os amigos valorizarem o preparo da refeição.

01_Atelier_Culinria_Contempornea_520x347

Móveis planejados em linhas horizontais e equipamentos modernos dão charme ao ambiente. Destaque para a coifa embutida no teto, feito de madeira e desenhado exclusivamente para o espaço, que é acionada por controle remoto. A cristaleira em forma da bandeira do Brasil é outro charme especial no ambiente.

 

REFÚGIO VIVIANNE PIQUET – NYMiguel Gustavo 

Tons escuros com iluminação cênica é a principal tendência usada pelo arquiteto Miguel Gustavo no ambiente REFÚGIO VIVIANE PIQUET-NY pensado para a morada nova-iorquina da brasiliense casada com o tri-campeão de Fórmula 1, Nelson Piquet. Um lugar aconchegante e que atende as necessidades da homenageada, tem como principal destaque nos seus 68m²os cinco cômodos integrados para que se tenha uma sensação de integração e amplitude.

01_Refgio_Vivianne_Piquet_-_NY_520x347

Materiais como tijolo inglês, vidro bronze, piso em Stone e mármores pintados são explorados de forma que dão o charme necessário ao espaço. Objetos pessoais da homenageada compõem o ambiente projetado para Vivianne, uma mulher sofisticada, modernae amante das artes. 


STUDIO 04Marcela Passamani 

A designer de interiores Marcela Passamani pensou em uma empresária do ramo da moda, descolada e que usa seu estúdio para receber clientes, imprensa, formadores de opinião e resolver questões administrativas da empresa, para o seu espaço na Casa Cor, o STUDIO 04.

O ambiente tem 80m² e conta com muitas referências da moda como as cores e estampas representadas principalmente nos tecidos. Os florais, o animal print e as cores fluo estão presentes nas almofadas, nos adornos e na laca do closet. Dividido em três partes (entrada, sala de reunião e uma sala de apresentação) o espaço segue um estilo eclético.

01_Studio_04_Marcela_Passamani._520x347

A profissional destaca o uso de peças de design como a cadeira chairone, peças dos artistas Ana Paula Castro, Guilherme Torres, Evandro Jr. e Galeno, luminárias com bastante personalidade, madeira de demolição, tapetes orientais, peças em acrílico, ferro, aço, elementos que vão do moderno ao rústico, mas sem perder a harmonia e o equilíbrio do ambiente.

 

ESPAÇO DO CHEFNey Lima 

OESPAÇO DO CHEF do arquiteto Ney Limafoi pensado para ser um lugar descontraído onde o chef é o centro das atenções. Os 170m²divididos em dois ambientes são compostos por um grande balcão de degustação, sala de jantar e lounge na área interna e um jardim vertical com espelho d’água na área externa separada da primeira por uma cortina de vidro.

A inspiração remete a arquitetura brasileira com móveis essencialmente assinados por designer brasileiros como os bancos Deck do designer Marcus Ferreira e as obras de arte do artista plástico Samuel Pinheiro Guimarães. As cores neutras predominam no espaço contrastando com tons quentes como o vermelho e o verde limão.

01_Espao_do_Chef_520x347

O revestimento das paredes em relevo floral em várias padronagens cria um grande painel. Destaque para a iluminação nas estantes com LEDs embutidos valorizando utensílios e eletrodomésticos, além da peça pendente em metal amassado do designer BrunnoJahara.

A Magic Mirror, TV embutida no espelho, tem lugar especial no ambiente, que tem armários e estantes em madeira e vidro dando um ar de biblioteca.

 

AGÊNCIA DE VIAGENSDaniel Cavalcante e Nazaré Leão 

O foco é a funcionalidade e o conforto. De forma que os visitantes circulassem pelo espaço com liberdade, os arquitetos Daniel Cavalcante e Nazaré Leão compuseram a AGÊNCIA DE VIAGENS com móveis em estilo próprio feitos especialmente para o ambiente de 42m² dando a real sensação de estar em uma agência em pleno funcionamento.

01_Agncia_de_Viagens_520x347

Com cores neutras e, em alguns pontos, tons mais quentes, o projeto tem como destaque principal um painel de bolhas no centro. Madeira, tiras de mármore e um painel para televisão dão charme, sofisticação e personalidade ao espaço.

 

ADEGA Marcelo Almeida 

Os 50m² do espaço ADEGA é assinado pelo arquiteto Marcelo Galo que se inspirou no interior de uma caixa de vinhos ao projetar o ambiente. O minimalismo é predominante no espaço onde foram utilizados materiais baratos de construção usados de forma bem inusitada saindo do senso comum a exploração estética esperada para tal ambiente.

01_Adega_520x347

A cartela de cores é ousada. Destaque para as esculturas do artista André Costa, os estofados reciclados, as luminárias feitas de garrafas de vidro recicladas e os tecidos com estampas personalizadas digitalizadas.

 

RESTAURANTE EserSeabra 

O arquiteto EserSeabra é o responsável pelo RESTAURANTE da Casa Cor Brasília 2012.  O ambiente, de 200m², é claro, amplo e possui elementos que fazem uma alusão à primavera. No espaço, renomados fotógrafos estarão expondo seus trabalhos, como uma colagem de diferentes temas, um patchwork de imagens.

01_Restaurante_520x347

As mesas contemporâneas, as cadeiras clássicas de acrílico transparente em estilo francês e a louça branca simples são outro destaque do local. O jardim privê, repleto de vasos de cerâmica rústica e flores de diferentes tipos, criação do paisagista Paulo Prata, pode ser visto de dentro do salão. Os dois ambientes são separados por uma parede de vidro.

 

PRAÇA CASA CORMauro Barros 

Um jardim que margeia uma estação do metrô desativada em Londres, onde o importante é aproveitar todos os espaços livres foi a inspiração do paisagista Mauro Barros para a PRAÇA CASA COR.

01_Praa_Casa_Cor_520x347

Foram aproveitados todos os lugares possíveis para o jardim com piso de madeira confortável, acessível e sustentável utilizando cores que remetem a bandeira da Inglaterra com vasos de plantas e flores coloridas, com um de dois metros pintado na cor azul adornado com flores vermelhas.

O espaço cercado por jardins integra todos os ambientes da mostra tornando a área de uso comunitário, convidativo, agradável e aconchegante.

 

PAVILHÃO BRITÂNICOLeo Romano 

Com inspiração na estética londrina e concebido para ressaltar a parceria da Casa Cor Brasília 2012 com a Embaixada Britânica,como parte da programação da Temporada UKBrasil - que começou em setembro deste ano e se estende até março de 2013 -, o arquiteto Leo Romano assina o PAVILHÃO BRITÂNICO, um espaço de 450m².

01_Pavilho_Britnico_520x347

O ambiente contemporâneo é multifuncional pronto para receber qualquer tipo de evento, como a exposição fixa de vídeos e fotos de projetos arquitetônicos vencedores do RIBA(Instituto Real de Arquitetos Britânicos)StirlingPrize nos últimos anos, além dos concorrentes de 2012.

A cor vermelha é predominante no ambiente que tem como destaque grandes pufes fragmentados da bandeira inglesa, sinalizadores inspirados nos metrôs londrinos e uma cabine telefônica.

 

BANHOS PÚBLICOSLaura Oliveira e Marissol Alcântara 

Com o tema MODA.ESTILO.TECNOLOGIA as arquitetas Laura Oliveira e Marissol Alcântara se inspiraram no projeto dos banheiros do hotel design Faena, em Buenos Aires, projetado pelo artista Philippe Starck, para o espaço BANHEIRO PÚBLICO da Casa Cor Brasília.

Usando o contraste entre o clássico e o moderno e o uso de cores vibrantes, as profissionais idealizaram para os 80,73m² um grande hall comum. A mesa dos lavatórios feita em estrutura metálica e bancada em mármore Carrara, painel iluminado adesivado, cortado a laser realçando a renda e servindo de pano de fundo para a mesa central são os principais destaques do espaço.

01_Banhos_pblicos_520x347

Tendências fortes em sustentabilidade no ambiente são as paredes revestidas em ecowalls, torneiras com sensor, bacias com caixas acopladas, piso cimentício e luminárias de LED. Unindo a moda com decoração, as profissionais utilizaram o jogo de cores combinando o branco, preto e cinza com os tons fortes como azul e amarelo.

 

HAMBURGUERIAFabrício Cardoso e Juliana Cardoso 

Tendo como base para a pintura e a escolha dos mobiliários dois tons fortes como o amarelo e o vermelho em contraste com o preto e como inspiração o ambiente de antigos e atuais circos, os arquitetos Fabrício Cardoso e Juliana Cardoso são os responsáveis pela HAMBURGUERIA.

O espaço de 75m²possui luzes coloridas, luminárias que mudam de cores e tecidos que remetem ao palco e lona do circo. Para dar sofisticação e glamour ao ambiente as profissionais utilizaram luminárias luxuosas e para buscar aconchego e conforto foi instalado um grande painel com tom de madeira, o Ecoblock, produto sustentável que transforma plásticos e resíduos de fábricas em material muito semelhante à madeira.

01_Hamburgueria_520x347

Destaque para os tecidos com impressões relacionadas ao circo, além dos que remetam à moda da grande marca Missoni, e um painel com aproximadamente 300 lâmpadas coloridas que dão a ideia de estar em um local circense.

 

BRIGADERIAEgito Souza e Gilda Nóbrega 

O espaço é sugestivo, portanto nada melhor que homenagear o doce mais desejado do brasileiro e original de nossa gastronomia. A BRIGADEIRIA, ambiente assinado pelos designers de interiores Egito de Souza e Gilda Nóbrega, tem 28m² de puro açúcar.

01_Brigadeiria_520x347

Pensado de forma comercial para exposição dos produtos da Joaquina Gourmet, os profissionais criaram elementos pitorescos no eixo central da loja com um grande brigadeiro projetado no gesso como se fosse uma luminária, principal destaque, tendo o mesmo desenho no piso. As cores predominantes são o marrom e os tons de lilás.

 

ESPAÇO CORREIOS – Márcio Corrêa e Cecília Werneburg - Dupla Arquitetura Estratégica

Para sair do convencional quando se pensa em um ambiente institucional em mostras de arquitetura e decoração, os arquitetos Márcio Corrêa e Cecília Werneburg usaram da criatividade para os 85m² do ESPAÇO CORREIOS da Casa Cor Brasília.

O local, dividido em dois ambientes, teve como inspiração uma caixa de SEDEX, cheia de dobraduras que se encaixam perfeitamente e que no seu interior os objetos mexem com as sensações das pessoas. Os conceitos básicos da empresa estão no espaço: velocidade, abrangência, pontualidade e a modernidade.

O revestimento da parede da entrada chama atenção pelas lâminas de persianas recicladas nas cores preta, branca e prata criando a sensação de velocidade. A passarela de vidro por cima de um espelho d’água com revestimento que imita o movimento das ondas do mar dáa impressão de grande alcance ao espaço além de muita modernidade.

01_Espao__Correios_520x347

A parte interna contrasta um local multifacetado e vibrante, tornando o visitante o objeto principal. Teto na cor amarela, alvenaria revestida por dobraduras de gesso assimétricas e uma grande parede de vidro dão amplitude ao ambiente.

Destaque para estrutura feita de ripas de caibro, além dos materiais utilizados para compor paredes, esculturas, bancos e outros objetos como madeira de reflorestamento, caixas de papelão de SEDEX e lâminas de persianas.

 

VITRINE 2014Vicente Ozumi 

A VITRINE 2014, projetada pelo desenhista industrial Vicente Ozumi, expõe a maquete do novo Estádio Mané Garrincha para a COPA DO MUNDO DE 2014, além de uma exposição com fotos das etapas da sua construção feitas pelo fotógrafo João P. Teles.

01_Vitrine_2014_520x347

No ambiente, de 106 m², materiais reaproveitáveis como tubos de papelão na cor amarela, que fazem referência às colunas do novo estádio, e pneus reciclados no piso, que é todo nivelado e permite fácil acesso aos cadeirantes.

 

ARMAZÉM DO ARTESANATOLaila Mackenzie Mendonça 

A obra de Lewis Carrol, “Alice no País das Maravilhas” foi a inspiração da arquiteta Laila Mackenzie Mendonça para criar o ARMAZÉM DO ARTESANATO. O último filme sobre a história, feito em 2010, levou o espectador a uma experiência de reflexão sensorial marcante, aspecto que também é explorado no espaço.

01_Armazm_do_Artesanato_520x347

Com 97m², as referências ao tema no ambiente são várias. Imagens do filme impressas em tecido, uma cadeira de desenho clássico estilo “bergère”, uma pequena abertura no formato de fechadura, convidando o visitante a ‘espiar’ o ambiente antes de entrar e uma mesa maior que o tamanho real são algumas das atrações. Destaque para o vestido “Alice”, assinado por Fernando Peixoto, exposto no local.

 

LOUNGE DE SAÍDAIvaniza Borges 

O LOUNGE DE SAÍDA é assinado pela arquiteta Ivaniza Borges, que pensou em um espaço agradável e confortável para que os visitantes pudessem esperar seus veículos.

01_Lounge_de_Sada_520x347

O ambiente de 60m² com sofás e poltronas em tons cinza e azul, mesas pretas, iluminação indireta que será projetada pelas luzes do jardim, tecidos esvoaçantes pendentes das colunas nas cores cinza e off-white além de um grande e elegante lustre tem como destaque os desenhos góticos nas laterais do teto.O ambiente com esculturas de designers renomados está integrado aos jardins da mostra.

 

JARDIM DO ESCULTORFloriano Sampaio 

A junção de elementos naturais e peças esculturais, uma composição paisagística. Assim é o espaço JARDIM DO ESCULTOR do paisagista Floriano Sampaio. Esculturas, mesa, cachepô, painéis e luminárias são elementos produzidos pelo profissional.

No espaço de 800m² há predominância da utilização de resíduos, por exemplo. A borracha triturada usada como textura, a acícula de pinus oferece umidade e aconchego, os painéis e cachepôs foram trabalhados com novo material resultado da mistura de serragem de madeira e garrafa pet. Luminárias contemporâneas foram criadas a partir de garrafas pet.

01_Jardim_do_Escultor_520x347

O destaque é uma esculturacom aproveitamento de resíduo feita na Amazônia em falso Pau-Brasil. Os elementos escultóricos são focados na beleza e no movimento do corpo. Plantas raras compõem o espaço como o Butia, a Palmeira Rabo-de-Raposa, Yuca Azul e lavandas.

 

CASA COR BRASÍLIA 2012: 

Local: SHIS QI 19, Chácaras de 02 a 07

Período: 29 de setembro a 06 de novembro

Horários da Bilheteria: de terça-feira a sexta-feira (das 15h às 22h). Sábados, domingos e feriados (das 12h às22h)

Mais informações: www.casacor.com.br ou pelo telefone (61) 3248.6902

 

Fonte: Uma Comunicação Assessoria de Impresa 


Publicidade