A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Como a luz influencia na percepção das cores

Como a luz influencia na percepção das cores


As cores exercem diversas funções no ambiente e podem influenciar a forma como as pessoas se relacionam e estimular os sentidos. Além disso, conseguem alterar visualmente as proporções de um espaço, aquecer ou esfriar e ainda valorizar peças e mobiliários. Mas um detalhe muito importante pode impedir que tudo isso ocorra: a luz.

“Às vezes, a luz distorce a intensidade da cor e é ela que define toda atmosfera do ambiente, então, é preciso pensar que tipo de luz natural ou artificial vai ser ideal para valorizar a composição. Por isso é importante fazer essa análise. A luz e a cor estão interligadas”, conta a designer de interiores Laura Santos.

influencia das cores no ambiente 3

Neste projeto de Laura Santos, o verde está sob influência de uma iluminação focada

 A arquiteta Nina Abadjieff destaca como a cor se comporta em cada tipo de luz: “A cor mais real é vista na luz natural. Já na luz incandescente, o tom fica sempre amarelado. É ótima para áreas de descanso. Na luz fluorescente, a sensação é que a cor está mais clara do que de fato é. É uma escolha interessante para locais onde é necessário mais atenção”.

influencia das cores no ambiente 2

Neste projeto, Nina Abadjieff mostrou que é possível trazer claridade até para o preto, usando uma iluminação incandescente

Mas, e quando há mais de um tipo de iluminação no espaço? “Quando utilizamos os dois tipos de iluminação, o tom do IRC, que é o índice de reprodução de cor, fica mais próximo do real, assim como ocorre quando a luz é natural. Nesse caso dá para trabalhar e criar várias cenas com as duas iluminações, agregando muito ao ambiente”, explica Nina.

Além de alterar a cor, a luz pode interferir de outras formas no espaço. “A luz mais fria deixa o ambiente mais impessoal. Já uma luz mais focada, com spots valorizando o quadro ou a pintura da parede, ou até mesmo arandelas, cria uma sensação mais gostosa, mais acolhedora”, destaca Laura.

influencia das cores no ambiente 1

Em outro projeto de Laura Santos, o azul é valorizado pela iluminação natural

Resumindo, o segredo é pensar estrategicamente. Usar a luz para favorecer algum ponto específico ou todo o ambiente.