A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Os elementos naturais prometem trazer suavidade e aconchego à morada


Na Casa Cor Minas, profissionais mostram em seus ambientes como especificar esse tipo de material com sofisticação

Nesses dias tão corridos em que o estresse é um companheiro constante, as pessoas buscam em casa um refúgio. No seio do lar não há prazos, metas e cobranças, apenas a satisfação de saber que existe um cantinho onde a única obrigação é o descanso. Por isso mesmo, há uma necessidade maior de trazer elementos naturais para dentro da morada, criando um vínculo que remeta à natureza e sua calmaria relaxante.

Elementos Naturais 2

“A vontade de se aproximar da natureza pode invadir inclusive espaços mais áridos e urbanos. Linhas orgânicas, presença do verde e materiais naturais são elementos que evocam o natural. O homem está cansado da frieza da tecnologia e suas telas touch screen e faz o resgate daqueles elementos mais primitivos, como madeira e pedra, para se sentir pertencente a um povo, a uma história”, explica a arquiteta Estela Netto.

A profissional utilizou esse conceito em seu ambiente, a Suíte do Casal, na Casa Cor Minas 2014 para mostrar às pessoas como lançar mão o natural e valorizar o décor, criando um clima prazeroso e relaxante. “Meu ambiente apresenta vários elementos que podem ser transportados para projetos reais, como o linho, tricô, pedra natural, madeira, linhas orgânicas e outros materiais que nos remete a nossas memórias e sensações mais originais”, destaca a arquiteta.

Elementos Naturais 3

No espaço idealizado pela profissional, o painel de TV revestido por mármore travertino, a presença de várias plantas, inclusive de uma parede verde de samambaias, além de muitas texturas, madeiras e diversos elementos de linha orgânica dão o tom suave que remete à natureza e suas sensações.

Segundo Estela, a atual busca por materiais naturais ocorre porque o sintético é menos acolhedor. “O artificial é sem dúvida menos confortável e inspirador. Talvez a manutenção seja mais fácil e prática, porém, o deleite com as fibras naturais é incomensuravelmente maior”, conclui.

Elementos Naturais 1

Para conferir os detalhes da Suíte do Casal e se inspirar com cada detalhe desse ambiente baseado em elementos naturais e linhas orgânicas, basta visitar à Casa Cor Minas 2014 até 16 de dezembro. A mostra está localizada na estrada para São Sebastião das Águas Claras, 1289, Nova Lima.