A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

O Outono, as plantas, suas folhas e flores

O Outono, as plantas, suas folhas e flores


Quando falamos dessa estação logo nos vem na cabeça um friozinho, o chão forrado de folhas, agasalhos, ventos fortes, tempo mais seco, os dias ficam mais curtos e as noites mais longas.

Mas não é bem assim no Brasil todo, nosso país é imenso e percebemos as estações do ano de forma diferente dependendo da região que estamos.

Tudo que falamos até agora sobre a estação vale para as regiões centro-oeste, sul e sudeste. Já nas regiões norte e nordeste temos no outono altas temperaturas e muita chuva.

E então como o outono afeta as plantas? Tem plantas que florescem nessa época do ano?

Sou paulistano e quando era pequeno ia com frequência na casa dos meus avós que moravam em Ribeirão Pires-SP, adorava ir pra lá no outono pois as quaresmeiras, árvores que florescem na época da quaresma (quarenta dias antes da páscoa), ficavam repletas de flores lilás.

Forth Jardim Quaresmeiras

Uma planta trepadeira que marca o outono é o cipó-de-são-joão pois nas épocas de festa junina suas flores alaranjadas marcam presença nas florestas e nos jardins onde são plantados.

Forth Jardim cipo

 

Uma flor que também lembramos nessa época, principalmente como presente para as mães é a flor-de-maio, nome dado pela época de seu florescimento, ah, e ela é uma suculenta! E quem diria que as suculentas virariam febre nacional, nos últimos anos os apaixonados por suculentas cresceram muito.

Forth Jardim Flor de maio

Tenho certeza que já ouviu alguém falar que no outono-inverno não era uma boa ir para o nordeste pois chove nessa época, e é verdade, enquanto nas demais regiões as plantas estão sentindo o frio, por lá é muito calor e chuvas, isso faz com que algumas plantas floresçam por lá, mas também favorece o aparecimento de doenças nas plantas causadas por fungos, atenção total para quem mora nessas regiões, as folhas podem ficar manchadas, com ferrugens ou pintas pretas.

Quando cursava agronomia fiz estágio em Campos do Jordão-SP, lá com certeza dá pra ver e sentir o outono, as temperaturas caem bastante, as folhas dos plátanos ficam amareladas nessa época, na avenida principal na beira da ferrovia vemos esse espetáculo da natureza.

Outra árvore que marca presença é a o Liquidâmbar, o contraste de suas folhas vermelhas com o céu azul ou com a vegetação verde em volta fica em nossas memórias para sempre.

Independente da região do país, seja pelo frio ou pelo calor, pelo tempo mais seco ou chuvoso as plantas nos trazem boas energias, bons sentimentos, que nesse outono possamos contemplar mais a natureza e nos sentirmos seres humanos parte desse incrível planeta Terra.

Texto: Engenheiro Agrônomo Marcos Estevão Feliciano da Forth Jardim.

Para mais conteúdo como esse, acesse nosso blog:. https://forthjardim.com.br/blog