A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

MPD, Racional e Rio Verde são as construtoras mais sustentáveis do país


     Para se candidatar ao prêmio, as construtoras deveriam estar listadas entre as 100 maiores, em levantamento realizado pela ITCnet. O segundo pré-requisito era a inscrição no SICAF, Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores, emitido por órgãos do governo federal, comprovando a regularidade jurídico fiscal da empresa. As construtoras candidatas receberam uma planilha com critérios, elaborados pelo Grupo SustentaX, para avaliação a respeito à medidas para  Gestão Sustentável, isto é, medidas que são tomadas pelas empresas voltadas à competitividade e à rentabilidade do seu negócio, como por exemplo, certificações de qualidade, organização de rede de fornecedores socioambientalmente responsáveis, entre outros; de Preservação Ambiental em Obra e deRespeito à Cidadania nos Canteiros

     Após, a resposta das construtoras, a equipe da SustentaX analisou os resultados, solicitou comprovações necessárias e realizou auditorias não programadas à obras, indicadas pelas construtoras (pelo menos 3).

   “O setor da construção civil é um dos que mais impactam as comunidades e o meio ambiente ao mesmo tempo em que geram novas oportunidades e postos de trabalho. É muito importante reconhecer e premiar as empresas construtoras que, de fato, estão contribuindo para a mitigação de riscos de seus negócios e para a construção de uma sociedade mais sustentável”, afirma Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX.

     Ter um modelo de gestão que garanta qualidade, produtividade e evite desperdícios; levar cidadania aos canteiros de obra e respeitar as comunidades vizinhas; ser responsável ambientalmente destinando os resíduos corretamente deveriam ser atitudes corriqueiras, mas infelizmente, não são.

  É preciso reconhecer aquelas empresas e seus dirigentes que entenderam que sustentabilidade empresarial passa pela obtenção de resultados com ética e responsabilidade socioambiental. Esse é o objetivo do Prêmio ITCnet SustentaX: distinguir das 100 maiores construtoras do país quais mais se destacaram em gestão empresarial e responsabilidade socioambiental, nos segmentos Comercial. Industrial, Residencial e Residencial Baixa Renda.

    O prêmio é inédito no setor e avalia não apenas as ações ambientais nas obras, mas também questões relativas à gestão sustentável, garantia de qualidade e de segurança, combate ao desperdício, medidas para aumento de produtividade e seleção de fornecedores socioambientalmente responsáveis. Aspectos sociais também são contemplados tais como respeito à cidadania, contratação e gestão de pessoal, instalações disponibilizadas aos trabalhadores além do relacionamento com a vizinhança, dentre outros.

        Para Guillermo Guirao, presidente da ITCnet, distinguir as mais sustentáveis entre as 100 maiores é importante também para disseminar as boas práticas de gestão e de campo para toda a cadeia construtiva. “Será um guia também para os investidores e também para os que procuram imóveis”, finaliza.

Sobre as empresas

ITCnet :  A maior vitrine das construções no Brasil

   A ITCnet atua há mais de 30 anos com informações da construção. É uma empresa especializada em Pesquisas de Obras e acompanha diariamente a evolução do setor da Construção Civil e Pesada em todo Brasil.

    Disponibiliza um banco de dados detalhado e atualizado, contendo o cadastro completo com todos os tipos de obras em projetos e em construção no Brasil.

   Em 2010 mais de 11 mil obras foram pesquisadas por uma equipe com mais de 45 profissionais, que fazem as apurações junto aos engenheiros e responsáveis por construções como edifícios, condomínios, indústrias, shoppings, hospitais, resorts, etc. As pesquisas indicam, também, como e onde serão construídas, o estágio das obras, cronograma e mais uma série de dados.

Grupo SustentaX

      O Grupo SustentaX é especialista em sustentabilidade com atuação nas seguintes áreas de negócios:

- Sustentabilidade Corporativa:  desenvolvimento de Planos Estratégicos de Sustentabilidade;

- Sustentabilidade de Produtos e Serviços: avaliação de qualidade e sustentabilidade e colaboração no desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis;

- Sustentabilidade de Empreendimentos Imobiliários: assessoria para incorporadores, arquitetos, construtores e gestores condominiais para conceber, implantar e operar empreendimentos imobiliários de forma sustentável;

- Sustentabilidade em Desenvolvimento Urbano: assessoria a  governos locais a estabelecer regras para o desenvolvimento de bairros, distritos industriais e comunidades de forma sustentável;

- Sustentabilidade de Compras Governamentais: assessoria aos governos a estabelecer normas e procedimentos para compras públicas sustentáveis; e

- Gestão Energética Integrada: redução e gerenciamento de gastos de energia e utilidades de nossos clientes.


Publicidade