A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Como acontece o trabalho de Paisagismo


O desenvolvimento do Projeto de Paisagismo concomitante ao Projeto de Arquitetura possibilita a sinergia entre arquiteto e paisagista que resultará na harmonia do conjunto, já que a função do paisagismo é promover qualidade de vida ao cliente e também dar acabamento e valorizar (estética e financeiramente) o trabalho arquitetônico. Além disso, a criação do projeto paisagístico neste momento possibilita ganhos de produtividade que resultam em reduções de custo. Com o projeto finalizado e devidamente aprovado pelo cliente dá-se início à sua implantação.  

Alexandre_Fang_paisagismo_1

A função do paisagismo é levar qualidade de vida ao cliente

Em primeiro lugar será feita uma atualização financeira do orçamento anteriormente gerado, já que possivelmente vários meses se passaram, bem como será verificado se de fato todas as espécies vegetais pré-determinadas estão disponíveis no mercado.

Será feita ainda uma análise da real situação da obra de arquitetura que poderá eventualmente estar diferente do estabelecido em planta, principalmente no quesito hidráulica (na área externa - tubulações, caixas de passagem, etc.). A situação do solo também deverá ser observada.

A implantação inicia-se pelas intervenções arquitetônicas, momento em que serão construídas as áreas de estar, jardineiras, pergolas, decks, piscinas, espelhos d’água, painéis, além de toda a elétrica e hidráulica pertinentes ao projeto proposto. Por esta razão se faz interessante que essa fase aconteça ainda no período de obras, no caso da construção ou reforma do imóvel, pois a própria equipe de empreitada poderá ser utilizada nessa etapa, garantindo maior poder de negociação ao cliente junto aos profissionais já envolvidos na obra.

Finalizada essa fase inicia-se o chamado “manejo de solo” para as devidas correções através de insumos orgânicos ou inorgânicos com base na análise de solo e então a implantação da vegetação, que também deverá atender a uma seqüência iniciando-se com a vegetação de nível superior (espécies arbóreas e palmeiras), seguido da vegetação de nível médio (arbustos em geral), vegetação de nível inferior (basicamente representada pelas forrações) – que deverá acontecer juntamente com a finalização da elétrica (instalação de luminárias) - para finalizar com a implantação do gramado e demais acabamentos como pedras entre outros. Terminado isso deverá o profissional de paisagismo retornar à obra juntamente com a equipe de elétrica para os devidos ajustes de foco de luminárias.

Vale lembrar que, diferente do trabalho de arquitetura que é finalizado com a entrega da obra, o trabalho de paisagismo apenas inicia-se com a entrega da obra, visto que um jardim muitas vezes leva de 2 a 5 anos para configurar-se, e tratando-se do elemento vivo, depende ainda de uma manutenção adequada para que encontre a sua saúde e equilíbrio.

Alexandre_Fang_paisagismo_2

O trabalho de paisagismo apenas inicia-se com a entrega da obra

* Alexandre Fang é Paisagista, Especialista em Arquitetura da Paisagem, Administrador de Empresas e Técnico em Paisagismo. Sócio-Proprietário da empresa Alexandre Fang Paisagismo, atua na área desde 2001, quando deixou carreira no setor automobilístico para dedicar-se exclusivamente ao paisagismo.

www.alexandrefang.com.br


Publicidade