A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Alameda das Artes marca a segunda participação do paisagista Luciano Zanardo na CASACOR São Paulo

Alameda das Artes marca a segunda participação do paisagista Luciano Zanardo na CASACOR São Paulo


Na edição 2021 do evento, a proposta do profissional é transformar o ambiente em uma verdadeira galeria de arte, em um olhar que agrega a combinação de plantas esculturais e uma curadoria que apresentará obras de artistas convidados

O paisagista Luciano Zanardo, à frente do escritório Zanardo Paisagismo, retorna à CASACOR São Paulo em sua segunda participação. Para a edição de 2021, que abre as portas para visitação no dia 21 de setembro, o profissional transformou seu espaço em uma verdadeira obra de arte que contemplará a presença de plantas esculturais combinadas com um acervo assinado por artistas nacionais renomados.

Luciano Zanardo CASACOR 2021 5

Ambiente ‘Alameda das Artes’, assinado pelo escritório Zanardo Paisagismo, de Luciano Zanardo | Foto: Evelyn Muller

Nomeado como Alameda das Artes, o ambiente, de 232m², é marcado pelo minimalismo por meio de um mix de vegetação: a Costela-de-Adão, de origem tropical, e a exótica Pata-de-Elefante. “Além de serem plantas resistentes e de fácil manutenção, são extremamente esculturais, concebendo, assim, um espaço de contemplação”, conta Zanardo. “Estou ansioso pelas impressões que os visitantes terão ao vivenciarem essa relação tão intensa da arte, que se exprime como obra-prima da natureza e da criação de mentes brilhantes”, completa.

Luciano Zanardo CASACOR 2021 3

Ambiente ‘Alameda das Artes’, assinado pelo escritório Zanardo Paisagismo, de Luciano Zanardo | Foto: Evelyn Muller

A Costela-de-Adão, uma espécie que faz parte da família das aráceas, permeia a memória afetiva dos brasileiros e é uma das mais procuradas quando o assunto é ter um urban jungle dentro de casa, afinal, se adapta naturalmente aos ambientes internos. Com lindas folhas recortadas, que levam nossa mente a conceber a imagem de uma costela e, até mesmo, o formato de um coração, é uma planta com estética delicada para o décor. Na Alameda das Artes, Zanardo elaborou uma seleção de vasos vietnamitas pretos, dispostos no hall de entrada da alameda e que recebem o charme e a tropicalidade dos exemplares em destaque. Duas composições de flores tropicais de corte estarão dispostas em cilindros de vidro, que serão posicionados sobre duas mesas laterais de madeira, criando uma combinação com bancos.

Luciano Zanardo CASACOR 2021 2

Detalhes do espaço onde estão dispostos os vasos com os exemplares da Costela-de-Adão | Foto: Evelyn Muller

Outro destaque revelado pelo paisagista é a Pata-de-Elefante, caracterizada pelo tronco singular que exerce a função de armazenar água. “Sou um grande entusiasta dessas espécies com a magnitude de um formato exponencial. Ao passo que a minha proposta foi unir duas espécies que se adaptam muito bem ao paisagismo residencial, sem demandar um volume expressivo de manutenção, meu desejo foi apresentar a beleza que a natureza nos proporciona”, declara Zanardo. No ambiente, os visitantes conferirão os exemplares dispostos em 15 quadrantes ao longo da alameda principal.

Luciano Zanardo CASACOR 2021 7

Imagem da alameda principal com os 15 exemplares de Pata-De-Elefante | Foto: Evelyn Muller

Junto com a arte ímpar e inigualável da natureza, a inspiração de Luciano Zanardo também foi a de exaltar a perfeição realizada pelas mãos humanas. Dessa forma, até o dia 15 de novembro, um pool de artistas renomados por retratarem a sua visão do belo terão a oportunidade de exibir seus trabalhos na Alameda das Artes. Logo na inauguração, o contemplado será o mineiro Leopoldo Martins com a exposição “Musas”. Além do design de joias, o artista se dedica à escultura como sua forma de expressão e acumula passagens pelo Salon Du Louvre, na França, e a Nayla Gallery, na Inglaterra.

Luciano Zanardo CASACOR 2021 6

Esculturas que fazem parte da exposição “Musas”, do artista brasileiro Leopoldo Martins | Foto: Evelyn Muller

Serviço: CASACOR São Paulo 2021

Alameda das Artes, por Luciano Zanardo 

Parque Mirante: Rua Padre Antônio Tomás, 72 - Anexo ao Allianz Parque – São Paulo

Ingressos à venda no site do evento: https://casacor.byinti.com/#/ticket/

Sobre Zanardo Paisagismo

Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado.

Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo melhor uso dos recursos naturais, o que resulta num paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Some-se a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas.

Zanardo Paisagismo

Tel. (11) 98888-6618

www.zanardopaisagismo.com.br | @zanardopaisagismo