Jardim vertical: paisagismo em grandes empreendimentos avança em novas direções

Jardim vertical: paisagismo em grandes empreendimentos avança em novas direções


Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_1

Além de oferecer grande beleza e provocar admiração aos olhos e aos sentidos, esta modalidade do paisagismo apresenta diversos benefícios tanto para as pessoas quanto para o ecossistema. Assim como qualquer outro jardim, o vertical pode melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar, pois além de produzir oxigênio, torna o ar mais úmido e cria uma atmosfera muito agradável com a combinação das plantas, flores e aromas.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_7

Porém, algumas condições iniciais devem ser consideradas na hora de se projetar um jardim vertical, como: tecnologia, irrigação, condições de luminosidade, ventilação, incidência do sol, umidade, substrato para plantio e principalmente as espécies de plantas selecionadas para cada projeto.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_8

A iluminação, por exemplo, é um ponto crucial e tem de ser bem planejada para que se obtenha o destaque que o projeto merece. Uma dica é que não são necessárias luzes coloridas, que aumentam a realidade das cores, algo discreto e que faça o destaque necessário e, principalmente, não prejudique a planta já produz um efeito bastante elegante.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_3

Quando falamos em sustentabilidade, o projeto deve prever uma sinergia neste sentido. A escolha das melhores espécies de plantas, as mais adequadas para o local e para a região, as soluções que precisem menor manutenção ou troca.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_9

Escolher materiais reciclados ou renováveis é outro ponto a se considerar. Todo material utilizado no projeto tem garantia de 20 anos, sendo feito de material de descarte, além de incluir treliças, apoios e todo o aparato necessário para que o jardim tenha sua melhor qualidade. Plantas de ciclo curto precisaram ser trocadas com frequência, canteiros com plantas perenes são uma alternativa melhor, utilizar plantas de folhas coloridas é uma boa alternativa para oferecer harmonia e vida ao jardim e seu entorno.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_2

Hoje a sustentabilidade passou de um estágio diferencial passageiro de outrora, para uma condição muito mais cristalizada na forma de pensar a relação com o mundo, e em muitos casos já como força de norma e exigência de mercado. Um projeto de paisagismo mal projetado e mal executado representará além de custos elevados e constantes, uma opção não tão eficiente em termos sustentáveis. O uso de forrações para substituir as gramas, quando possível é uma boa alternativa, arbustos de flor também são alternativas que devem ser melhor aproveitadas.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_5

Os maiores pontos de desperdício são a escolha de plantas erradas, o plantio mal executado, o retrabalho e a concepção de projetos que exigem podas constantes, assim como o uso inadequado de materiais. Outras tecnologias que são utilizadas não tem o retorno desejado no pós venda, por isso é de extrema importância que o material tenha a qualidade necessária tanto para a utilização quanto no pós venda. Sabendo o que se tem que evitar, as soluções são bem mais simples.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_15

Utilizar materiais como substratos originários de fontes renováveis, como a casca de pinus, a fibra de coco, a serragem, o bagaço de cana, ou a casca de arroz são alternativas ao uso da terra. Reduzir os custos ou mantê-los baixos e controlados é um grande desafio. É comum usarmos substratos orgânicos, além disso, compostagem é um dos ingredientes para a construção do jardim vertical, sendo totalmente sustentável.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_10

É seguro afirmar que hoje há uma crescente retomada pela valorização do verde, do que é natural e orgânico, e também diferenciado e inusitado, como os jardins verticais. As pessoas buscam ambientes mais harmônicos principalmente nos grandes centro urbanos, que durante décadas passaram por intervenções em que o concreto ditou muito mais as normas do que o verde. Empreendimentos com um bom projeto de paisagismo ou com um jardim bem executado vendem com maior facilidade. O consumidor de hoje está conectado, informado e ciente do que busca.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_16

Hoje, as grandes empresas e os melhores profissionais se pautam por essa consciência do bem estar como carro-chefe das modernas incorporações, um bom projeto não pode mais se dar ao luxo de desconsiderar esta abordagem, é um caminho sem volta.

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_11

Paula_Magaldi_-_Jardim_Vertical_13

O resultado será melhor na qualidade de vida, uma sociedade mais responsável e uma melhor relação com o meio ambiente. Se mantivermos o rumo em poucos anos teremos uma nova geração de consumidores comprometidos e eco responsáveis, além de um espaço urbano muito mais saudável, agradável e belo!

www.paulamagaldi.com.br/