Bienal de Arquitetura de Veneza 2021: entenda como será o evento este ano

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021: entenda como será o evento este ano


Descubra tudo sobre a 17ª Biennale di Venezia, que está marcada para abrir em 22 de maio em diversos pontos da cidade italiana

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 01

A 17ª Exposição Internacional de Arquitetura “Como viveremos juntos?” está marcada para abrir para o público presencialmente de 22 de maio a 21 de novembro de 2021. Organizada pela Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, a exposição foi adiada em um ano – inicialmente, ela estava programada para acontecer entre os meses de  agosto e novembro de 2020.

Em compensação, a 59ª Bienal de Arte, que deveria acontecer ainda neste ano, foi adiada para 2022. O evento, que terá curadoria de Cecilia Alemani, ocorrerá entre 23 de abril e 27 de novembro de 2022.

Sobre a Biennale di Architettura, o arquiteto e curador da exposição Hashim Sarkis afirma: “precisamos de um novo contrato espacial. No contexto de crescentes divisões políticas e desigualdades econômicas, pedimos aos arquitetos que imaginem espaços em que possamos viver juntos com generosidade“.

Quem irá participar?

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 02

 Para refletir sobre o tema, 110 participantes de 46 países representarão a comunidade internacional na Biennale –  em especial, vindos da África, América Latina e Ásia. Além disso, a edição terá 63 participações nacionais, que irão expor nos pavilhões Giardini, Arsenale e no centro histórico de Veneza. Quatro países estão participando pela primeira vez da Biennale: República do Azerbaijão, Granada, Iraque e Uzbequistão.

“Será interessante ver como cada participante, em um ano tão inusitado, conseguiu olhar além de suas próprias fronteiras nacionais, principalmente através das discussões e encontros em plataformas digitais, e como essas iniciativas serão então absorvidas na concepção e realização das exposições e pavilhões”, comentou Sarkis.

Em nota, a organização do evento explicou: “a Biennale Architettura 2021 é motivada pelos novos problemas que o mundo está colocando à frente da arquitetura, mas também é inspirada pelo ativismo emergente de jovens arquitetos e as revisões radicais que estão sendo propostas para enfrentar esses desafios. Mais do que nunca, os arquitetos são chamados a propor alternativas“.

Onde será a Biennale?

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 03

Com já tradicional, a exposição será articulada entre o Pavilhão Central do Giardini e o Arsenale. Os dois espaços são independentes mas complementares ao mesmo tempo, no sentido de que fazem parte da mesma exposição.

Organizada em cinco escalas entre o Arsenale e o Giardini, a exposição também apresenta grandes instalações conectadas a uma das cinco escalas, que serão expostas nas áreas externas dos pavilhões.

Eventos satélite

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 04

A Bienal de Arquitetura ainda terá 17 eventos satélites, alternativos à exposição principal no Giardini e Arsenale. Organizados em vários pontos da cidade de Veneza, as exibições paralelas apresentam um amplo leque de projetos e participações que enriquecem o pluralismo de vozes e distingue a mostra de Veneza.

Exposição online

Na segunda-feira, 12 de abril, a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza será apresentada ao vivo no site, Facebook, Twitter e YouTube oficiais da exibição. A transmissão inicia às 14h e irá dar uma ideia do que esperar da abertura oficial, que acontece no sábado, 22 de maio.

Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 05

Além disso, desde novembro, a Bienal está lançando uma série de podcasts em inglês com o curador da mostra, Hashim Sarkis, em que ele compartilha seus pensamentos e reflexões sobre a exposição em Veneza e sua história. Os episódios estão disponíveis no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

A jornada virtual da exposição também pode ser vivida através de uma trilha sonora disponibilizada no perfil oficial do Spotify.  A playlist contém uma música, canção ou composição escolhida pelos participantes que o inspirou na criação de seu projeto e representa sua identidade profissional. A exposição, quando inaugurada, poderá ser visitada ao som desta mesma trilha sonora personalizada.

Leia mais em: https://casacor.abril.com.br/noticias/bienal-de-arquitetura-de-veneza-2021-entenda/