
1º Fórum de sustenturbanidade da Av. Paulista
- A Redação
Já estava na hora de reunir os maiores botânicos, arquitetos e urbanistas, paisagistas, a população e os principais especialistas do setor para mudar a cor da principal avenida da nossa cidade e suas calçadas, cuidar e manter a saúde dos parques da Paulista e seus arredores.
Levantar os principais problemas existentes e buscar soluções que possam transformar essa região em modelo de sustenturbanidade é o principal objetivo dessa reunião que acontece no dia 9 de agosto, quarta- feira, das 14h às 19h, no CineArte, do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073, São Paulo/SP).
Como iniciativa da Associação Paulista Viva, da Prefeitura de São Paulo através da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, das Prefeituras Regionais e da Associação SOS Mata Atlântica, o encontro apresentará planos de trabalho e projetos-piloto para os importantes temas de discussão.
Comporão a mesa Gilberto Natalini, Secretário do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Vilma Peramezza, presidente da Associação Paulista Viva, Erika Gartner, gestora do Parque Trianon e convidados.
O 1º fórum de sustenturbanidade da Av. Paulista e arredores “verde vivo”, terá como tema de abertura: “O parque Trianon está sendo ameaçado. Como salvá-lo?”
Organizado e mediado pelo arquiteto e paisagista André Graziano. Durante uma hora e meia vai ser discutido o atual problema por qual passa o Parque Tenente Siqueira Campos (Parque Trianon), que está sendo invadido por uma palmeira australiana* que vem tomando o lugar e sufocando a vegetação natural desse verdadeiro bosque urbano de Mata Atlântica.
Depois do coffee break, o painel “A PAULISTA PINTA O VERDE E SE BORDA COM FLORES”
Essa mesa, composta de representantes da iniciativa privada, voluntário e parceiros para criação de calçadas floridas, busca de novos espaços verdes e moderna coleta de lixo na avenida, será organizada e mediada pelo professor e paisagista Raul Cânovas, que vai apresentar um projeto piloto com estudo de custos x benefícios, baseado no que o Condomínio Conjunto Nacional já vem praticando desde 1990: floreiras baixas, formado por espécies adequadas ao clima do local, resistência à poluição e facilidade de manejo.
Será um ecossistema para grandes centros, com irrigação fácil e florescimento permanente, produzindo um jardim com as cores da bandeira brasileira. Assim, a Av. Paulista vai ficar mais verde e mais bonita.
O lixo produzido pelos que circulam pela avenida, também terá novos equipamentos de coleta e atuais conceitos e hábitos de seleção de resíduos como: secos e molhados, através de uma lixeira mais prática e resistente, condizente com a densidade e o volume do corredor da Paulista e a inclusão de bituqueiras de cigarros para o descarte específico. Cada administração predial será responsável pela retirada do material orgânico e reciclável e a destinação destes resíduos de sua calçada.
Seguindo com os objetivos da sustenturbanidade na Paulista será lançado também, no dia 9 de agosto, o Programa de Voluntariado para Parques e Praças. A capacitação e o treinamento serão coordenados pela Associação Viva e Deixe Viver, que é uma importante entidade que reúne desde 1997 voluntários que prestam serviços, em diversas áreas, em São Paulo e em outros Estados.
Local: CineArte - Conjunto Nacional
Avenida Paulista, 2.073, São Paulo/SP
INSCRIÇÕES GRÁTIS
Confirme sua participação pelo telefone (11) 3251.0499
Ou por e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
PROGRAMA
14:00 às 14:30h - Credenciamento e recepção.
14h30 às 15h15 - Abertura dos trabalhos. Representantes da Associação Paulista Viva, organizadora do Fórum, o Secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Gilberto Natalini e demais autoridades convidadas.
15h15 às 16h45 - Mesa: “O Parque Trianon está sendo ameaçado. Como salvá-lo?” Mesa com representantes de segmentos especializados. Sob a organização e mediação do arquiteto André Graziano, sobre os problemas causados pelas plantas invasoras na cidade e principalmente no Parque Trianon.
16h45 às 17h15 - Coffee break
17h15 às 18h30 - “A Paulista Pinta o Verde e se Borda com Flores”. Mesa e debate com representantes da iniciativa privada, voluntários, parceiros, para criação de calçadas e espaços verdes na Paulista. Organização e mediação do paisagista Raul Cânovas.
18h30 - Debate dos palestrantes e plateia.
19h00 - Encerramento.
CONTATO
Imprensa Associação Paulista Viva
Luciana Freitas – Por Dentro da Mídia
(11) 3251. 0499 (11) 9 4590.8009
www.associacaopaulistaviva.org.br
@associcacaopaulistaviva
REALIZAÇÃO
Prefeitura de São Paulo - Prefeituras Regionais - Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente - Associação Paulista Viva - SOS Mata Atlântica - Dona Dita
APOIO
Conjunto Nacional - CineArte - Licurí Paisagismo - Raul Cânovas Jardim Cor - ADVB - IRES – Instituto ADVB de Responsabilidade Sociaambiental - Conselho Gestor dos ParquesTrianon e Prefeito Mário Covas - PODARTE - Sou Avenida Paulista.com.br
Palmeiras no Parque Trianon
*Nome Científico: Archontophoenix cunninghamiana
Nomes Populares: Palmeira-real, Palmeira-australiana, Palmeira-real-australiana, Palmeira-real-da-austrália,
Palmeira-seafórtia, Seafórtia
Família: Arecaceae
Categoria: Palmeiras
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Altura: acima de 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene