A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR São Paulo estreia com o tema A Casa Original e provocações sobre o viver natural, ancestral e o morar na era digital

CASACOR São Paulo estreia com o tema A Casa Original e provocações sobre o viver natural, ancestral e o morar na era digital


A mostra reúne 56 ambientes, em exibição no Parque Mirante, até 15 de novembro

A maior experiência do viver das Américas está de volta com a estreia da edição 2021 da CASACOR São Paulo nesta terça, dia 21 de setembro. Esse ano, o visitante será recebido no Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque. A mostra vai ocupar todo o rooftop do prédio, com vista privilegiada para o Pico do Jaraguá, e mais um pavimento do edifício. O local está totalmente preparado para obedecer aos protocolos sanitários e garantir a integridade física de todos nesse período de pandemia. Cada uma das fases do evento, desde o início de suas obras até o final da exibição, em 15 de novembro, está adequada aos protocolos oficiais vigentes.

02 CASACOR 2021 Living Galeria Perspectiva

Living Galeria Perspectiva, por Ana Weege - Créditos: Evelyn Muller

O tema deste ano é “A Casa Original”. A inspiração para esse conceito surgiu antes da pandemia que trancou todos em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo. A tendência, captada no mundo pré-pandemia se tornou ainda mais presente e a resposta do elenco CASACOR pode ser vista e vivida em mais de 9.000m² de área construída, com 56 ambientes, entre casas, estúdios e lofts. Esses espaços são assinados pelos principais nomes da arquitetura brasileira e jovens talentos.

03 CASACOR 2021 BC Arquitetos Casa Alva

 Casa Alva, por BC Arquitetos - Crédito: MCA Estúdio

“A Casa Original” promove uma série de reflexões, sobretudo pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro. 

A experiência proposta pela CASACOR São Paulo começa logo na entrada, onde o artista convidado, Felipe Morozini, apresenta uma instalação sinestésica e imersiva. Ele convida o visitante a entrar no universo de CASACOR, por meio de um grande túnel, no qual as moradas da natureza, como colmeias, ninhos de João de Barro, cupinzeiros, conchas de moluscos e casulos, representam a casa ancestral, dando início à grande viagem proposta pelo evento.

04 CASACOR 2021 Beatriz Quinelato

Ambiente de Beatriz Quinelato - Créditos: Renato Navarro)

A instalação, chamada “Uma Luz no Fim do Túnel”, é 100% sustentável e feita com materiais reaproveitáveis ocupando toda a entrada, com grandes painéis de LED, que vão exibir projeções criadas pelo artista. A obra segue pelos elevadores e termina no rooftop do prédio. “Sempre tive o desejo de materializar a sensação coletiva da luz no fim do túnel e fazer a entrada da CASACOR São Paulo me trouxe essa oportunidade. A ideia é falar um pouco de esperança nesse momento adverso que vivemos, trazendo o exercício de olhar para trás, pensar no que já aconteceu. Além disso, quis celebrar os arquitetos da natureza, com um olhar que coloca o que é pequeno em proporções grandiosas. Quem visitar o espaço vai viver uma experiência única e muito pessoal, com as imagens, cheiros e sons que estamos preparando”, conta Morozini.

05 CASACOR 2021 Caio Bandeira Sopro Organico

Sopro Orgânico, por Caio Bandeira - Créditos: Renato Navarro

Parte da instalação, mais três ambientes da mostra, criados pelos profissionais estreantes Gabriela de Matos, Letícia Marchizelli e Paco Alvarez, também ficam no piso térreo do evento e terão acesso livre. No mesmo piso, ficam a bilheteria e a chapelaria. Junto de Felipe Morozini, os arquitetos propõem trabalhos focados na ancestralidade do morar, com projetos que resgatam a memória da casa africana, da natureza, e das moradas dos povos originários da América Latina, influências essenciais na formação do morar brasileiro contemporâneo.

06 CASACOR 2021 Gabriela de Matos

A estreante, Gabriela de Matos, abre a mostra falando de ancestralidade africana. Créditos: Salvador Cordaro.

“Ao longo da mostra, o público vai encontrar diversas interpretações do tema central. Seja no uso de materiais como cerâmica e carvão, das texturas naturais e na paleta de tons terrosos e suaves, que evocam a necessária suavidade e harmonia. Há muitos ambientes fluidos, que propiciam a convivência, sempre banhados de luz natural e muitas plantas, ecos da imersão que estamos vivendo nessa pandemia”, diz Livia Pedreira, presidente do Conselho Curador da CASACOR São Paulo”.

Sinônimo de Sustentabilidade

Parte fundamental do DNA de CASACOR, a sustentabilidade continua sendo não apenas a maior tendência do segmento, mas a força motriz de toda a mostra, que tem alcançado níveis surpreendentes com seu programa de gestão de resíduos. Implementado desde 2016, o programa venceu várias etapas, que incluíram conscientização de equipes de trabalho e de arquitetos do elenco, para alcançar a marca de 99,3% de reaproveitamento de resíduos.

07 CASACOR 2021 Erica Salguero

Ambiente de Erica Salguero - Créditos: Renato Navarro

Além de adotar medidas como obra secas, economia e reutilização de recursos hídricos, economia de energia, coleta seletiva, programa de reciclagem e destino adequado para resíduos, promovendo a economia circular, a mostra também realiza doações de materiais de construção resultantes do desmonte do evento para ONGs.

Nesta edição, a CASACOR São Paulo fará 100% de compensação para suas emissões de carbono, além de ter a certificação Lixo Zero e o selo HBC (Healthy Building Certificate), que atesta saudabilidade no ambiente do evento.

08 CASACOR 2021 Intown Arquitetura

Ambiente de Intown Arquitetura - Crédito: MCA Estúdio

“A CASACOR São Paulo é sinônimo de sustentabilidade. Implementamos diversas medidas, começamos um forte trabalho junto aos profissionais, grandes influenciadores do segmento e hoje, podemos dizer que, dentro do evento mostramos que a sustentabilidade é real e possível de alcançar, não apenas na gestão local. Esse trabalho serve como referência para os projetos dos arquitetos realizados fora daqui, pois esses profissionais apostam cada vez mais em construções inteligentes para o presente e futuro”, explica Darlan Firmato, arquiteto e Gestor de Sustentabilidade da CASACOR São Paulo”.

09 CASACOR 2021 Casa LG

Casa LG ThinQ: Projeto disruptivo, open source e de fabricação digital. Créditos: MCA Estúdio

Outros reflexos da aplicação do programa de gestão de resíduos, podem ser vistos na mostra, em dois ambientes totalmente sustentáveis localizados no rooftop, que apontam para o futuro do segmento de arquitetura e construção.

A Casa LG ThinQ, criada pelo Estúdio Guto Requena + Pax.Arq, é um projeto disruptivo, pensado para um cenário em que a construção civil é uma das principais responsáveis pelas emissões de CO2 na atmosfera e no qual é necessário investir em novas formas de projetar e construir.

Totalmente open-source, é um projeto de fabricação digital que busca disseminar um método construtivo sustentável, a partir de uma plataforma global de colaboração, a wikihouse. A partir da disponibilização do sistema de construção, é possível desenvolver uma diversidade de formas, adaptáveis às diferentes demandas de projeto. Uma casa conectada com as novas tecnologias, construída a partir de chapas de compensado naval de pinus, usinadas em máquina CNC e montadas somente por encaixes.

10 CASACOR 2021 Leo Shehtman

Ambiente de Leo Shehtman - Créditos: Salvador Cordaro

São três eixos de pórticos articulados por um módulo conector e revestidos com placas pré-fabricadas em madeira que montam paredes e teto. Uma obra limpa, sem resíduos, organizada e eficiente. A estrutura externa (pórticos e fechamentos em madeira) que ocupa uma área de 100 m² foi montada em apenas 10 dias. Enquanto as construções tradicionais em concreto emitem 1 tonelada de CO2 na atmosfera para cada tonelada de concreto, a construção em madeira sequestra o dióxido carbono na mesma proporção. A estrutura externa é revestida de telhas de fibras vegetais impermeabilizadas, uma tipologia de cobertura leve, fabricada a partir de papel reciclado.

12 CASACOR 2021 Melina Romano Casa Alma Duratex

Casa Alma Duratex, por Melina Romano - Créditos: MCA Estúdio

 

Já o Ateliê Deca, criado por Leo Romano para parecer uma lanterna e ser um ponto iluminando na cidade, se apresenta como uma imponente estrutura de quase 400m². Ela foi pensada como um portal que convida o visitante a desacelerar de sua rotina atribulada e focar no que é mais essencial. Permeado de luz natural, o espaço transmite uma sensação boa, como um abraço em tempo de retomada.

01 CASACOR 2021 Atelie DECA

Ateliê Deca, por Leo Romano, mm ponto de luz no skyline da Cidade anuncia a CASACOR 2021. Créditos: MCA Estúdio

A arquitetura, com inspiração nórdica, traz leveza com uma técnica construtiva de travamento de madeira Cambará e telhado translúcido, que resulta em uma plasticidade simples, convidativa e, ao mesmo tempo sustentável. Os materiais empregados na base da construção são 100% reutilizáveis.

Para comer, beber e comprar

Outra parte essencial na experiência de CASACOR São Paulo, está na gastronomia e no mall criado para compras. Este ano, o evento traz de volta dois parceiros de longa data, o Badebec, com as delícias criadas pela chef Lourdes Botura e a padaria mais querida de São Paulo, a Dona Dêola, com seus tradicionais quitutes.

11 CASACOR 2021 Monica Costa Jardim Nomade

Jardim Nômade, por Monica Costa - Créditos: Evelyn Muller

Para os amantes de boas bebidas, a novidade é o The bar.com, que traz carta de drinks especiais, preparados com os produtos da marca, como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Ketle One e Baileys. No espaço, que tem vista para o estádio, haverá masterclasses gratuitas sobre bebidas, a partir da segunda sexta-feira da mostra, em programação a ser divulgada em breve.

13 CASACOR 2021 Nildo Jose

Ambiente Nildo José - Créditos: MCA Estúdio

No mall de CASACOR, a Unisaber Livraria traz uma seleção de livros de Arte e Arquitetura. A Gustavo Eyewear encanta com sua seleção de armações de óculos de grau e de sol. As fragrâncias exclusivas para casa da Mels Brushes Fragrances também estarão no evento ao lado da Loja CASACOR por WestWing com sua seleção de itens de decoração e mobiliário.

Visitação e compra de ingressos

Entre as medidas de segurança essenciais para a realização da CASACOR São Paulo, está a adoção do fluxo de visitação programada. Isso quer dizer que, no ato da compra do ingresso, o visitante deve escolher o horário da visitação e sua entrada na mostra ficará garantida e agendada para um grupo com número limitado de pessoas, com número de circulação de pessoas controlado.  Os grupos de visitação, serão liberados a cada 30 minutos, com lotação máxima de 120 pessoas por horário. Cada visita terá duração de 2h30 e haverá 20 minutos de tolerância em caso de atrasos.

Protocolos de visitação

A organização vai aplicar todos os protocolos vigentes na cidade de São Paulo. O primeiro deles torna obrigatória a apresentação da comprovação de vacinação com pelo menos 1 dose. É imprescindível a apresentação do passaporte da vacina, acessado pelo e-Saúde SP (https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login) ou até mesmo pelo Conecte SUS, do Governo Federal (https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/home).

A medida é obrigatória na cidade de São Paulo, portanto, todos, inclusive visitantes de outras cidades e estados deverão baixar o aplicativo, efetuar o cadastro e emitir um QR Code. Há ainda a opção de apresentação da carteira de vacinação original aliada à documento com foto para comprovação de entrada.

Também será obrigatório o uso de máscara durante todo o percurso, exceto em operações de bares e restaurantes, seguindo as regras sanitárias válidas na cidade de São Paulo. Haverá medição de temperatura na entrada do evento e o circuito de visitação oferecerá diversos pontos de higienização, seja com álcool em gel, seja com pias montadas especialmente para lavagem das mãos, além de 4 banheiros funcionais, totalmente equipados.

A CASACOR 2021 tem patrocínio Master Deca. Coral é a Tinta Oficial, LG é a parceira oficial de tecnologia, patrocínio local Duratex, apoio local Portinari e Allianz Parque, fornecedor oficial The bar.com – site oficial da Diageo e Carro Oficial Chevrolet.

SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2021

Onde: Parque Mirante, na Rua Padre Antônio Tomás, 72, anexo ao Allianz Parque.

Quando: de 21 de setembro a 15 de novembro de 2021

Horário de funcionamento: Terça a Domingo das 12h às 22h

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

Estacionamento no Local – Estapar

R$50,00 (período de 4 horas)

R$5,00 (por hora adicional)

Valores dos ingressos:

R$ 80,00 (Terça a Quinta) - Inteira

R$ 40,00 (Terça a Quinta) – Meia entrada

R$ 100,00 (Sexta Sábado, Domingo e Feriados)

R$ 50,00 (Sexta Sábado, Domingo e Feriados) – Meia entrada

Compra de ingresso de meia-entrada

- Idoso a partir de 60 anos

- Estudante apresentando o documento válido com foto ou recibo de pagamento.

- PCD e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13).

- Professor da rede pública e privada, apresentando o documento válido com foto.

* Comprovação de meia-entrada será exigida na porta.

Importante:

Gratuidade de entrada para crianças com idade comprovada de até 10 anos.

1 (um) CPF pode comprar no máximo 10 ingressos.

A partir de 5 ingressos, parcelamento em 2 vezes.

Venda Grupo: Compras acima de 10 ingressos ou por CNPJ, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Sobre a CASACOR

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2021 chega à sua 34ª edição em São Paulo, com 15 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Ribeirão Preto), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

Mais Informações:

www.casacor.com

www.janelascasacor.com.br

Facebook: www.facebook.com / casacoroficial

Instagram: @casacor_oficial / @casacor_sustentavel