A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Com natureza de sobra e charme modernista, o bar reverenciou à paisagem

Com natureza de sobra e charme modernista, o bar reverenciou à paisagem


Lucas Lage cria pavilhão leve e sustentável para abrigar o Bar da Piscina na CASACOR Minas 2019

CASACOR MINAS 1

Para quem teve a oportunidade de conhecer a 25ª edição da CASACOR Minas, pode confirmar que a mostra mineira se destacou entre os mais de 19 eventos da realizados pela marca em 2019. Além da beleza do cenário escolhido, o evento aconteceu no Palácio das Mangabeiras, residência oficial dos governadores do estado, inaugurada em 1955, o elenco apresentou 60 ambientes projetados de forma a respeitar a natureza e a arquitetura original de Oscar Niemeyer e jardins de Roberto Burle Marx. A proposta de ocupar um imóvel histórico e contribuir para ampliar a visibilidade do patrimônio histórico e arquitetônico brasileiro não é uma novidade para a mostra mineira, mas nessa edição a realização do conjunto atingiu seu ápice e emocionou os visitantes. Com recorde de público (foram mais de 70 mil pessoas) o evento deixa saudades.

CASACOR MINAS 2

E, um dos espaços que merece distinção, ora pela relevância da escolha de uma estrutura leve e sustentável ora pela qualidade da implantação em diálogo com a paisagem, foi o Bar da Piscina, assinado pelo arquiteto Lucas Lage. A piscina originalmente desenhada pelo mestre Burle Marx, ganhou um bar em estrutura metálica com lounges ao ar livre e mobiliário despretensioso, que se espalhou de forma despojada no entorno da piscina. “Nosso projeto teve a preocupação de interferir minimamente em todo o entorno, o projeto do Niemeyer, o paisagismo de Burle Marx, a paisagem tombada da serra do curral e o horizonte da cidade.

CASACOR MINAS 3

A premissa era que de dia a estrutura se mostrasse leve, quase efêmera, que conjugasse a poesia das curvas do desenho da piscina com a cobertura em aço, leve, que apenas repousasse sobre a grama”, afirma o arquiteto mineiro. E, como não poderia deixar de ser, o respeito a natureza do entorno se tornou uma necessidade, continua o profissional “nosso bar foi totalmente sustentável, não interferimos no terreno nem em nenhuma vegetação pré-existente, utilizamos materiais que pudessem ser desmontados e realocados em outro lugar posteriormente”.

CASACOR MINAS 4

Com presença marcante na mostra CASACOR Minas 2019, Lucas Lage vem se especializando em projetos comerciais com bares e restaurantes mas sempre com pegada sustentável, tanto pelo partido estético quanto pela responsabilidade ambiental.

“Retiramos o máximo o excesso de informações e disfuncionalidades dos projetos, gostamos de trabalhar os materiais em toda sua essência, por isso, os nossos projetos sempre tem materiais na sua forma bruta, sem distrações ou maneirismos” diz Lage.

CASACOR MINAS 5

E para não deixar dúvidas sobre a reverência aos mestres e respeito ao patrimônio natural e arquitetônico perguntamos ao arquiteto:

Como foi criar uma nova construção em diálogo com a casa assinada por Oscar Niemeyer?

CASACOR MINAS 7

“Foi pensar no nada, pensar que não importa o que fizesse teria de ser quase um não-ambiente, algo que não agredisse a edificação mas fosse marcante”.

Texto: Cristina Bava