A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Mostra de decoração chega à Praia Grande

Mostra de decoração chega à Praia Grande


Praia Grande recebe a primeira Mostra Decore do município. De 27 de abril a 31 de maio, a mostra, com curadoria de Alvaro Guillermo, tem como conceito principal apresentar profissionais das áreas de arquitetura e design de interiores mostrando como é possível reformar um ambiente de modo criativo, independente do tamanho e investimento. Soluções criativas e diferenciadas com o objetivo de realçar a importância do profissional para resolver problemas do habitar.

mostra praia grande01

Com mais de 40 ambientes a serem decorados em 3.000m²  os profissionais apresentarão seus trabalhos com mínimo de intervenção civil, mas com muita criatividade em ambientes como lounges, salas de estar e jantar, banheiros, cozinha gourmet, quartos, suítes, varandas, terraços, escritórios e outros tantos mais, além de um espaço especial para gastronomia, aonde  acontecerão eventos, aulas e workshops.

 “Nossa ideia é trazer para o litoral as novas tendências em arquitetura & decoração. Temos vários profissionais da área na região e um público carente de informações”, comenta Sergio França, idealizador da mostra.

mostra praia grande02

“Estou extremamente feliz de estar participando do projeto, Cometa Guillermo, “Fui convidado para fazer a curadoria da Mostra, e envolvido agora de uma forma efetiva nesse projeto, com o qual pretendemos mudar aquilo que vem sendo feito tradicionalmente nas mostras por todo o país. Primeiro trabalho vai ser mostrar como que com o mínimo de intervenção é possível fazer grandes mudanças nos ambientes, pra isso é necessário ter um profissional qualificado, que entenda da construção civil, dos ambientes, da arquitetura, do design e com isso essa mostra, pretende de imediato promover a importância da contratação dos profissionais de arquitetura, designer de interiores e decoração. Depois o eixo que vai nortear o conceito da Mostra vai ser o da Brasilidade, da casa Brasileira. Um país multi cultural, trans cultural, que vai muito além da mistura do índio com o europeu, temos hoje a mistura do sertanejo com a praia, do caiçara com o caipira, essas culturas que em todo momento estão se misturando e gerando novos resultados que estarão presente na nossa Mostra.”

Cronograma do evento:

Congresso técnico:

Data: 29/01 - Exclusivo para arquitetos e designers que participam da Mostra, assim como apoiadores e patrocinadores.

Objetivo: Apresentar aos profissionais a empresa Talenco, responsável por toda a gestão, mão de obra e logística das obras na Mostra:

-  Sinalizar o que cada profissional poderá fazer de alterações em seu espaço

-  Orientar com relação a obras (entradas, locais de apoio, entre outros).

- Entrega da planta do espaço de cada participante.

Início das obras:

15 de fevereiro e terminam na PRIMEIRA SEMANA de abril.

Mostra:

27 de abril a 31 de maio

Homenageada:

Irene Torre:

“Quando me convidaram para fazer parte da Mostra, eu tive um grande momento de reflexão, porque na verdade a gente vai levando a vida e trabalhando no que gosta, fazendo as coisas com amor e a gente não presta atenção em tudo que envolve isso, e fiz uma revisão na minha vida: de como eu vim parar na arquitetura, como eu me especializei em interiores, porque eu venho de uma família que meu pai é engenheiro e sonho da vida dele era que eu fosse engenheira e eu achei que poderia não dar muito certo, e não era bem isso que eu queria e eu consegui fazer arquitetura, que era uma coisa fora da caixa completamente, ainda mais naquela época, estamos falando de 40 anos atrás, porque estávamos num regime muito fechado, você não podia se manifestar, e eu sempre tive a cabeça fora da caixa. A faculdade em Santos era muito boa mas não tinha nenhuma especialização, e depois de dois anos de formada eu pensei, preciso fazer alguma coisa, e eu sai pra um mercado que não tinha ninguém trabalhando, que arquiteto fazia arquitetura e o decorador fazia decoração, e o decorador não tinha atribuições para fazer algumas coisas especialmente em relação a obras, não tinha conhecimento pra isso, e eu larguei tudo, para fazer alguma coisa que eu realmente pudesse fazer com amor, e foi aí que comecei a trabalhar na área de arquitetura de interiores onde não havia especialização nenhuma, durante minha vida profissional eu fiz muitos cursos, de iluminação, detalhamento de imobiliário, uma série de coisas e a gente começa a viajar, começa a ver o mundo maior.”

Curador:

Álvaro Guillermo:

Diretor da agência de Estratégias Criativas de Consumo e Marcas, Mais Grupo desde 1982, 35 anos de mercado. Arquiteto, designer e Mestre em Arte, Educação e História da Cultura. Especialista e pesquisador em consumo do Design. Professor de pós-graduação, MBA dos cursos Ciências do Consumo e Design Estratégico, da ESPM SP, da Universidade Nacional de Buenos Aires (UNOBA) e da Universidade Nacional de Mendoza, na Argentina.

Autor dos livros Design: do virtual ao digital e Branding: Design e Estratégias de Marcas. Autor de artigos em diversas revistas da área e editor de livros na área. Consultor do Programa Brasileiro de Design e de diversos programas regionais de Design. Criou e é gestor de diversos Clubes de negócios nas áreas de design de interiores e construção. Coordena visitas técnicas nacionais e internacionais com grupos de negócios e empresários. Desenvolve estratégias de consumo em diversos mercados, principalmente luxo.

Curador de diversas mostras, entre elas Homem Natureza para Credicitrus e Bandeiras de São Paulo exposta na Semana de Design de Milão e na Casa Cor SP.

Trabalha com grupos criativos e economia criativa desde os anos 90.

Visita diversos festivais mundiais de criatividade e design.

Tem prêmios de destaque como Bienal Brasileira de Design, Museu da Casa Brasileira, Gift Fair, Rede Globo de Cultura, Mário Covas do governo do Estado de São Paulo e IF Design. Foi Júri de vários prêmios e concursos.

Praia Grande:

Este é a cidade que mais cresceu nos últimos anos na Baixada Santista. Segundo os dados do censo IBGE, Praia Grande deu um enorme salto no número de residentes – de 150 mil para mais de 300 mil no período de 20 anos – gerando novos empregos, negócios e aumentando consistentemente a renda per capta do seus moradores, bem como de seus frequentadores.

O Bairro: Canto do Forte

Considerado o bairro mais nobre de Praia Grande, situado na extrema ponta da cidade, onde fica a famosa Fortaleza de Itaipú.

O bairro se caracteriza pela beleza e imponência das casas, novas construções de alto padrão e gastronomia de requinte. Sua exclusividade chama a atenção de moradores e turistas que buscam na noite uma solução de entretenimento e lazer.