A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Depois de ter sido destaque no Salão de Milão, o cobre foi tendência na mostra de decoração CasaCor


A presença dos tons de cobre, fosco ou polido, em todos os matizes, deu aos ambientes um ar mais sofisticado do que o ouro brilhante. O cobre foi usado, por exemplo, nas luminárias do projeto ‘Casa da Gente’, de Marina Linhares, ‘Loft Cosmopolita’, de Fernando Piva, ‘Casa de Bosque’, de David Bastos e ‘Casa das Árvores’, de Gilberto Cioni e Olegário de Sá, entre outros. Já o ventilador utilizado pelo arquiteto Julio César Dantès em sua ‘Livraria’ oferece um valor adicional: as propriedades microbianas do cobre ajudam a reduzir a presença de bactérias enquanto refrescam o ambiente.

Casa da Gente Marina Linhares 2 1

O uso do cobre é uma tendência tão forte no design mundial que um dos nomes mais famosos da atualidade ganhou destaque internacional graças ao sucesso de suas peças. O designer Tom Dixon, conhecido por suas luminárias feitas com cobre e inspiradas na Revolução Industrial, foi convidado para participar do projeto arquitetônico de um novo bairro de Londres, o Thames at Greenwich, além da decoração de estabelecimentos como o Hotel Mondrian e a loja Harrods. Dixon também utiliza o cobre nas embalagens de suas fragrâncias para a casa e sua coleção Hex, de acessórios, chama a atenção com peças de cobre marteladas à mão.

Livraria Julio César Dantès

Cobre foi tema de exposição em Milão

Não são apenas os designers que estão utilizando o cobre em suas criações, mas os artistas também. Em 2014, o cobre foi protagonista da exposição de arte Copper Crossings – Copper Shapes in Contemporary Art, Design, Technology and Architecture na Triennale de Milão. A mostra contou com mais de 250 peças utilizadas em diversas formas e áreas, como arte, design e arquitetura, além de fotos e vídeos. A exposição teve ainda uma sessão dedicada à tecnologia, onde foram exibidos casos de aplicações do cobre na área de TI, equipamentos médicos e outros.

Sobre o Procobre

O Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre) é uma instituição sem fins lucrativos cuja missão é a promoção do uso do cobre, a fim de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de novas aplicações e difundir sua contribuição ao melhoramento da qualidade de vida e ao progresso da sociedade. O Procobre faz parte da Internacional Copper Association (ICA), com sede em Nova Iorque, encarregada de liderar a promoção do cobre mundialmente.

Para mais informações visite: www.procobre.org 

Sobre a International Copper Association

A International Copper Association (ICA) difunde o conhecimento e uso de cobre comunicando os atributos únicos que tornam este elemento sustentável um colaborador essencial para a formação da vida, aos avanços na ciência e tecnologia e à melhoria da qualidade de vida em todo o mundo. Os 43 membros da ICA representam a maioria da produção mundial de cobre refinado e estão entre os maiores produtores de cobre, fabricantes e companhias de cabos e fios.

Para mais informações visite: http://copperalliance.org/