A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Quarto de Bebê com cabana marca a estreia do SP Estudio na CASACOR São Paulo 2017

Quarto de Bebê com cabana marca a estreia do SP Estudio na CASACOR São Paulo 2017


“Nada convencional, o ambiente de 25 m² tem tudo que a criança precisa para desfrutar as diferentes fases da infância”, resume Fabiana. Além de móveis e objetos capazes de estimular as atividades pertinentes a diversas faixas etárias, o espaço revela em cada um dos itens escolhidos pelas arquitetas um único conceito: o design afetivo.

SP Estudio CC 2017 1

O móvel-cabana, feito sob medida em um dos cantos do quarto, retrata um sonho latente de toda criança. “Feito de painéis de madeira sustentável e com telhado de duas águas, ele remete às casinhas dos desenhos infantis”, explica Patricia. Com direito a um jardim suspenso formado por costelas-de-adão dispostas em vasos de concreto que remetem à trama trançada, o móvel integra duas camas. Uma delas, perfeita para instigar as brincadeiras, tem portas e um lugarzinho que permite pendurar os livros. A outra, aberta, pode ser usada por um adulto – se necessário – e pela criança quando crescer. Enquanto a estante com nichos expõe livros e objetos decorativos, os cestos de corda sob uma das camas organizam brinquedos e mantas, tudo que é preciso estar à mão.

SP Estudio CC 2017 2

O restante do ambiente concentra berço, trocador, poltrona de amamentação e cabideiro. Desenvolvido pela artesã da 13 pompons, o berço suspenso de macramê, técnica de tecer os fios formando cruzamentos geométricos e franjas, exibe um primoroso trabalho feito à mão. Estampado com caneta posca na parede atrás do móvel, substituindo a atmosfera lúdica dos móbiles, o grafismo assinado pela artista plástica Adriana Martô representa sete plantas de proteção (alecrim, arruda, comigo-ninguém-pode, espada-de-são-jorge, guiné, manjericão e pimenta).

SP Estudio CC 2017 5

Também exaltando a força do “handmade”, a poltrona de corda Veleiro (Tidelli) oferece conforto para o momento da amamentação. Chumbado no teto, o cabideiro com estrutura metálica, desenhado por Fabiana e Patricia, deixa à vista as roupinhas mais usadas de um jeito bem inusitado. Já o móvel de madeira e metal, emoldurado pela parede de tijolinhos brancos aparentes, faz as vezes de trocador. Ele traz uma faixa azul, pintada desde o forro, que dá bossa ao décor. Não pense que os detalhes criativos acabam aqui. Assinados pela designer Nara Ota, há ainda a charmosa arandela no canto de uma das camas e as delicadas meninas Prego, da coleção Fábula.

SP Estudio CC 2017 4

Para compor o piso, as arquitetas elegeram ladrilhos hidráulicos hexagonais – também produzidos um a um – combinados com placas vinílicas. Quem olhar para o alto verá o cuidado também no forro revestido de cimento queimado e com iluminação periférica de estilo industrial que valoriza o projeto. Por todos os lados, brinquedos e objetos de tecido, tricô e madeira simbolizam carinho, agregam conforto e reforçam o design afetivo. A paleta de cores, bemvinda para meninas e meninos, revela a escolha pelas candy colors. “Repleto de significado, é como se o quarto assumisse um papel educativo capaz de transmitir ao pequeno usuário a importância da valorização do ser humano e das memórias afetivas presentes na história de cada um”, afirma Fabiana.

31ª CASACOR São Paulo

De 23 de maio a 23 de julho de 2017

Jockey Club de São Paulo - Av. Lineu de Paula Machado, 1075, Cidade Jardim

Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12 às 21h

www.casacor.abril.com.br 

SP Estudio

Tel. (11) 5084-1594, São Paulo

www.spestudio.com.br / @spestudio

Sobre o SP Estudio

Foi fundado em 2013 pelas arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, ambas formadas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie. A sensibilidade, o detalhismo e a inventividade do SP Estudio podem ser observados em todos os projetos residenciais e comerciais. Ambientes atemporais trazem um quê de sofisticação, outro quê de simplicidade, além de uma equilibrada mistura de cores e de materiais pouco convencionais. Nesse caldeirão de ideias, apurado com frequência em viagens, sites nacionais, internacionais e muitos livros, tem sempre lugar para os elementos genuinamente brasileiros, como os tijolos aparentes, os cobogós e os ladrilhos hidráulicos. Fabiana e Patricia participam de todo o projeto, desde a sua concepção, passando também pela fase de acompanhamento das obras. Pesquisadoras ávidas por novidades, as duas se mantêm sempre atualizadas para oferecer resultados surpreendentes, buscando ser referência para quem valoriza uma arquitetura de qualidade e bom gosto. O SP Estudio é uma das apostas da nova safra de arquitetos brasileiros.