A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Alckmin_forum_de_barueri_2011 

  O LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, presidido por João Doria Jr., realizou ontem (3), a segunda edição do Fórum Econômico de Barueri, situado na Câmara Municipal da cidade. Os painéis de discussão contaram com grandes nomes da política e do empresariado brasileiro como palestrantes. O governador Geraldo Alckmin, abriu o fórum com apresentação sobre “Gestões Metropolitanas: Seus problemas e potenciais”, tema central do encontro.

 

  Na sequência, o secretário de Estado, Edson Aparecido, falou sobre “A construção de valores econômicos regionais para geração de empregos e prosperidade” e, em seguida, os co-fundadores da AMIL, Edson de Godoy Bueno e Jorge Ferreira da Rocha, abordaram o tema “Como implantar um projeto vitorioso regionalmente”, durante o almoço patrocinado pela empresa.

Amil_forum_economico_de_barueri

                         Edson de Godoy Bueno (a esquerda) e Jorge Ferreira da Rocha (a direita),                           co-fundadores da Amil, falam sobre a história de sucesso da empresa

  Após o intervalo para almoço, a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, falou sobre “A educação e o esporte para formar uma nova geração de vencedores”. A empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho do Magazine Luiza (rede de varejo), encerrou a agenda de palestras com o tema “Pensar globalmente agindo regionalmente”, sendo ovacionada e aplaudida de pé por todos.


Home_Guia_de_Compras_ok  Pesquisa Datafolha sobre hábitos de consumo dos moradores da cidade de São Paulo, realizada entre 20 e 21 de outubro, divulgada pela revista “São Paulo”, no último dia 27 de novembro, revela que a expectativa para as compras de final ano deve aumentar. Para se ter uma ideia, na comparação com 2009, subiu o valor médio que os paulistanos pretendem gastar. Naquela época, a intenção de gastos girava em torno de R$ 245,41. Para este ano, o valor médio dos gastos praticamente dobrou: R$ 505,60. Com mais dinheiro no bolso e com a facilidade do crédito, os brasileiros deverão consumir mais itens para a sua casa e consequentemente para o seu jardim.

“O mercado pede cada vez mais jardins ‘decorados’, ou seja, com mimos"

                                                                                                                                       Benedito Abbud

          Jardim_de_natal  Varanda_Gourmet

              A área externa do seu lar, seja o jardim da sua casa ou a varanda do seu apartamento,              são os locais ideiais para receber os familiares e amigos para comemorar as festas de final de ano

Vela_natalina  Por falar em jardim, segundo o arquiteto paisagista Benedito Abbud, o grande esforço da nova arquitetura paisagística é fazer jardins para as pessoas passarem mais tempo neles, com bem-estar, promovendo a integração do homem com a natureza. “O mercado pede cada vez mais jardins ‘decorados’, ou seja, com mimos", diz Abbud. A reportagem do Paisagismo em Foco selecionou algumas opções e novidades para incrementar ainda mais as áreas externas de sua casa ou apartamento. Afinal de contas, o final de ano está aí e quem é que não quer deixar a sua varanda ou o seu jardim cada vez mais agradável e convidativo para receber os familiares e amigos? 

                "65% dos paulistanos têm o hábito                               de pesquisar os preços na internet"            


                        Uma conversa franca com a jornalista que há treze anos                         apresenta o “Quadro Verde”, no Bom Dia SP, pela TV Globo. 

Ananda_Apple_1

Paisagismo, jardinagem, flores e plantas não podem faltar em suas reportagens semanais

Ananda_Apple_6  Ao contrário do que muita gente imagina, o sobrenome verdadeiro de uma das jornalistas mais respeitadas do Brasil não é Apple e sim Lairihoy. Isso mesmo, Ananda Apple é na verdade Ananda Lairihoy. “Ouço os Beatles desde muito jovem e o sobrenome ‘Apple’ foi uma homenagem ao nome da gravadora da banda (Apple Records)”.  Aos oito anos de idade Ananda decidiu que a “parte legal” de sua vida seria dedicada a Apple. Já a parte da escola, burocrática, de fazer as provas e deveres, ela usaria o seu verdadeiro nome. “Quando as professoras faltavam, eu lia as minhas histórias na aula. Usava o período vago e todos os alunos ficavam na aula ouvindo. Eu ficava com as minhas pastas e escritos e lia tudo aquilo que eu inventava, romances sobre os Beatles, mostrava as ilustrações. Todo mundo dizia na escola que eu era a Ananda Apple, desde os oito anos. Aquilo ficou, e é como se fosse meu alter ego. Uma metade da minha vida era a  Apple e a outra metade a Lairihoy”. A jornalista confessa que sua metade Apple produzia, escrevia e desenhava muito. Quando teve o seu primeiro programa na rádio, perguntaram de que forma ela iria assinar. “Eu disse: Ananda Lairihoy. E o diretor da rádio: de jeito nenhum, esse nome ninguém sabe dizer, Ananda Apple é muito melhor. E ficou”.

  Pontualmente no horário marcado, Ananda Apple recebeu a reportagem do Paisagismo em Foco, na belíssima área de lazer do edifício onde mora, localizado na região central da cidade de SP. A seguir, a íntegra de nosso bate-papo.

        Ananda_Apple_4  Ananda_Apple_2  Ananda_Apple_3

              Durante o encontro com a reportagem do Paisagismo em Foco, a jornalista falou sobre                o início de sua carreira, exeperiência profissional e a importância do paisagismo


Regina_-_Fazenda_24

 

  Ao pensar na harmonia entre o espaço a ser projetado e o desejo de seu cliente, Gilberto Elkis imprime sempre sua marca – a versatilidade. “O meu estilo, é na realidade uma mistura de diversas escolas em que me inspiro: a francesa, a inglesa, a japonesa, a italiana”, diz o paisagista. O resultado é uma bela síntese de estilo e a tradução do que o paisagista já viveu e experimentou ao longo de seus 22 anos de carreira.

 

  Cada projeto é um estudo das condições do local, do gosto particular de quem o contrata e, uma vez definido o rumo a ser seguido, a preocupação com os detalhes na execução e manutenção daquele espaço que sua mente criou. Detalhes assim fazem de Gilberto Elkis um dos ícones do paisagismo nacional.

Regina_-_Fazenda_3

A fazenda está localizada em Bragança Paulista, interior de SP

  Elkis acredita que o paisagismo é mais que profissão, é uma arte complexa, que envolve várias outras: a espacial, a sensorial. “É sinestésica. Não é como a pintura, que é fundamentalmente visual”. Além do gosto pelo estímulo dos sentidos, um dos elementos-chave do trabalho de Gilberto é a água. “Porque a água purifica, limpa, dá tranqüilidade e frescor”, diz.

         Regina_-_Fazenda_5  Regina_-_Fazenda_10  Regina_-_Fazenda_11

                                    Elkis valoriza o uso da água em seus projetos:                                "Porque a água purifica, limpa, dá tranqüilidade e frescor"


Nieuwkoop_reportagem_vasos_1

  Na reportagem publicada aqui em nossa revista eletrônica, há alguns meses, destacamos o crescimento do mercado de vasos ornamentais aqui no Brasil, impulsionado pelo aquecimento da construção civil. Quem acompanha as notícias, sabe que o mundo enfrenta uma nova onda de pessimismo com relação à economia mundial, porém, a sombra dessa crise econômica certamente passará longe do nosso país mais uma vez. Empresários do setor de paisagismo ouvidos pela reportagem do Paisagismo em Foco dizem que poderão ter em 2011, até 100% de crescimento com relação ao ano passado. É o que afirmam os empresários e sócios da Nieuwkoop, Paulo Roberto dos Reis Júnior e Suzanne Arlette Belier, responsáveis pela filial da empresa multinacional Nieuwkoop Europe Group, localizada na cidade de Holambra, interior de São Paulo. “Sem receio algum podemos garantir que o crescimento da empresa em 2011 será 100% maior do que em 2010”, garantem os sócios, que afirmam que o consumo de vasos ornamentais no Brasil está mais elevado do que na Europa.

Nieuwkoop_reportagem_vasos_10

  Por falar na Europa, Paulo revela que durante dez anos morou, estudou e trabalhou na Holanda, sede da empresa, que é responsável pela fabricação de diversos produtos. “A Nieuwkoop é um dos nomes mais conhecidos e respeitados na área de hidrocultura, plantas em vaso e vasos ornamentais com design exclusivos, diz Júnior. Em 2009, o empresário foi convidado pelo diretor geral e fundador do grupo, Sr. Henk Nieuwkoop, a discutir e analisar as possibilidades e vantagens para a abertura de uma filial da empresa no Brasil. A decisão final veio depois da primeira participação da empresa, em setembro de 2009, na Fiaflora Expogarden no Anhembi, em São Paulo. A presença da Nieuwkoop na feira teve sucesso acima do esperado e finalmente o empresário pode sentir e mensurar o quanto estava aquecido e em ascensão o mercado brasileiro. “Em 2009 decidi vir com Suzanne, que nasceu em Amsterdam, para o Brasil e desde então, trabalhamos ininterruptamente”, relata.

Nieuwkoop_reportagem_vasos_2

                        A filial da Nieuwkoop localizada em Holambra, interior de SP, é responsável                         pela disponibilização de vasos de luxo, vindos direto da Holanda

        Nieuwkoop_reportagem_vasos_6    Nieuwkoop_reportagem_vasos_8

O grupo Nieuwkoop é referência em toda a Europa, por oferecer produtos exclusivos

Nieuwkoop_reportagem_vasos_13

Em 2009, pela primeira vez a Nieuwkoop participou da Fiaflora Expogarden e o sucesso foi absoluto

  Atualmente, a Nieuwkoop recebe um contêiner da Holanda por mês e a partir de janeiro de 2012, a empresa passará a receber no mínimo dois containeres. “Em média, 70% dos produtos já estão reservados aos nossos clientes”, diz o empresário. Ao fazer uma análise, Paulo relembra que os primeiros anos foram dedicados principalmente no que diz respeito às questões burocráticas da abertura da empresa, escolha do local, construção da área de estoque, composição do estoque para pronta entrega, entre outros detalhes. “Felizmente, podemos dizer que esta primeira etapa foi concluída com sucesso e daqui para frente, o nosso foco estratégico estará 100% voltado à área comercial da empresa, o que deverá impulsionar ainda mais os nossos negócios”, conclui.

        Nieuwkoop_reportagem_vasos_3   Nieuwkoop_reportagem_vasos_5   Nieuwkoop_reportagem_vasos_4

A Nieuwkoop oferece vasos em cerâmica; sintéticos; naturais; metal e aluminío


Página 65 de 83