A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Burle Marx: um dos projetos inspiradores do ícone do paisagismo


Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_1

     Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_13  Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_14  Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_15

Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_10  Os anos se passaram e a Fazenda foi adquirida 1973 pelo pai das atuais proprietárias. Foi nesta época, a convite do proprietário e amigo, que o paisagista Roberto Burle Marx criou um de seus mais belos jardins, no pé da Serra da Bocaina. A restauração da sede foi feita conforme fotos e documentos antigos. A parte nova foi construída seguindo o mesmo padrão, conferindo ao todo a mesma beleza e imponência dos tempos áureos. Além de toda a exuberância da paisagem local, o que chama a atenção na Fazenda Vargem Grande é o belíssimo projeto de paisagismo idealizado por Roberto Burle Marx, ícone histórico do setor aqui no Brasil. O projeto é do final da década de 70. Foram cerca de dez anos entre a criação e a conclusão da obra. Aos poucos, Burle Marx, seu sócio Haruyoshi Ono e Clemente Fagundes Gomes, o proprietário, foram transformando o terreiro de café em um deslumbrante jardim com três diferentes níveis, espelhos d’água e piscinas naturais”, afirma Bel Gomes, uma das proprietárias do local. Segundo ela, o jardim ainda segue o projeto original sob a supervisão de Haruyoshi Ono e do escritório Burle Marx e Cia Ltda.

Jardim de Burle Marx

    Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_7  Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_11  Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_12

Fazenda_Burle_Malu_Gomes_4

    Fazenda_Burle_Malu_Gomes_2  Fazenda_Burle_Marx_Clovis_Franca_4  Fazenda_Burle_Malu_Gomes_3

Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_3  O jardim criado e executado por Roberto é conhecido como um de seus mais belos projetos particulares. O paisagista transformou o antigo terreiro de café em um jardim com cinco espelhos d’água, esculturas de pedras, dezenove quedas d’água e duas piscinas, divididos em três diferentes níveis, sem contar a infinidade de espécies de flores e plantas. A água que alimenta o jardim foi desviada do antigo lavador de café (que ainda existe). Já a água das piscinas vem de outra nascente. “São piscinas de água corrente natural, sendo que na piscina de criança tem uma escultura de pedra de mó e um repuxo de água. É um jardim em constante movimento que se modifica a cada estação sem jamais perder seu encanto e esplendor e representa, sem dúvida, uma das mais completas e expressivas obras de Roberto Burle Marx”, diz Bel. A manutenção do jardim é feita com supervisão de Haruyoshi Ono e orientação técnica do Engenheiro Agrônomo Jorge Sakai.

Fazenda_Burle_Valeria_Mendonca_2

      Fazenda_Burle_Valeria_Mendonca_3  Fazenda_Burle_Valeria_Mendonca

Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_4

  Ao redor do jardim e do casarão, é possível contemplar a Serra da Bocaina. A mata nativa apresenta seu esplendor na vegetação, nos morros, nos riachos, nas trilhas e cachoeiras. São inúmeros os passeios e atividades possíveis. Do alto avista-se a Serra da Mantiqueira e a represa do Funil, integrante de Furnas. “As espécies da fauna e flora são incontáveis. É um passeio contagiante tanto para os amantes de aventura quanto para os mais contemplativos. É sem dúvida uma viagem inesquecível”, finaliza Bel.

    Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_10  Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_2  Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_19

  Atualmente, a Fazenda Vargem Grande é visitada por arquitetos e paisagistas do mundo todo. O local disponibiliza serviços de hospedagem, locação e visitas agendadas.

Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_29_1

    Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_17  Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_24  Fazenda_Burle_Marx_Bel_Gomes_33

“...Um jardim necessita mais do que flores e plantas. Ele precisa de música e sons. Esta é uma das razões pelas quais eu amo este jardim - o som da água corrente está sempre presente ...”

  Trecho extraído do livro: Roberto Burle Marx - The Unnatural Art of the Garden, escrito por  William Howard Adams  em 1991 e  publicado pelo MoMA - The Museum of Modern Art, New York , pg 9. 

Agradecimentos

Fazenda Vargem Grande

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |  Estrada dos Tropeiros km 257 | Serra da Bocaina - SP – Brasil

www.fazendavargemgrande.com.br

Imagens

Bel Gomes / Clóvis França / Malu Gomes / Valéria Mendonça


Publicidade