A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Rain Bird: Irrigação para Jardins e Gramados de Áreas Pública

Rain Bird: Irrigação para Jardins e Gramados de Áreas Pública


Já é nítida uma conscientização de várias regiões do valor que o paisagismo traz ao urbanismo, integração humana e turismo. Desde 2004 vemos uma crescente conscientização nas cidades do interior em relação à reforma de praças e parques e para nossa feliz surpresa, estas reformas muitas vezes contemplam também a implantação de um sistema de irrigação.

Irrigacao para Jardins e Gramados 1

Tendo em vista a constante demanda de economia de água é crucial se ter um sistema de irrigação inteligente e eficiente para áreas públicas.

Quando se implanta ou se reforma uma praça e/ou parque temos um acréscimo de qualidade de vida no local. É comum notarmos grandes mudanças nos hábitos das pessoas quando isto ocorre e áreas que onde nem se era utilizado hoje é um ponto de convivência e interação entre as pessoas. Belos jardins impressionam e influenciam pessoas de todas as idades.

rain bird jan2020 2

O Brasil tem a honra de possuir a segunda maior praça do mundo: A praça que ornamenta o Palácio dos Girassóis em Palmas – TO, ela só perde para a Praça Central de Pequim na China. Ambas possuem Irrigação Automática.

Irrigacao para Jardins e Gramados 2

Também no Brasil temos a honra de ter o primeiro parque público com certificação Acqua que o similar a certificação LEED para áreas públicas cercadas. Se trata do parque Madureira localizado do estado do Rio de Janeiro.

Este projeto é todo sustentável e a irrigação não podia ser diferente. Temos um controle central que se conecta automaticamente a uma estação meteorológica que ajuste, automaticamente e diariamente, o tempo de irrigação de cada setor.

O bombeamento é um sistema de pressurização inteligente que possui detecção de vazamentos e/ou tubulações rompidas.

Irrigacao para Jardins e Gramados 3

Nos EUA, na Europa, Regiões do Oriente médio e em outros países nem mesmo se cogita a implantação de um projeto paisagístico sem um sistema de irrigação automatizado. Em alguns países nem mesmo se permite a implantação de um jardim residencial sem um sistema de irrigação automatizado.

Obviamente, o paisagismo necessita de manutenção, preservação e condições de sobreviver. O elemento crucial para a manutenção da vida dos jardins e gramados é a água, e a melhor maneira de fornecê-la é através de um sistema de irrigação apropriado e bem dimensionado.

Irrigacao para Jardins e Gramados 4

Os sistemas de irrigação paisagística, concebidos sob a ótica da sustentabilidade, permitem que as áreas verdes sejam automática e adequadamente irrigadas, durante o período necessário, na frequência ideal, proporcionando níveis satisfatórios de umidade e a consequente manutenção dos jardins públicos por meio do uso racional e consciente da água.

Mais informações:

www.rainbird.com.br/