A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

A irrigação contribui ao meio ambiente, reuso de água e água coletada da chuva

A irrigação contribui ao meio ambiente, reuso de água e água coletada da chuva


rain bird materia3

Seria correto selecionar a vegetação pelo critério de espécies que não demandem água?

É claro que não. Cactáceas em jardins na grande São Paulo, Plantas de cerrado no Nordeste e Plantas tropicas nos frios estados do Sul serão provavelmente erros botânicos e paisagísticos importantes, não produzindo os efeitos esperados da vegetação.

O paisagismo adequado tem contribuições indispensáveis em efeitos climáticos, sonoros e de qualidade de vida. A sombra de uma arvore pode reduzir até 5 graus de temperatura, absorve ruído de carros, caminhões, obras, vizinhos, reduz a agressividade da insolação, melhora a qualidade do ar, oferece agradabilidade do ambiente, convívio e restauração da natureza e outras mais.

rain bird sustentabilidade 1

Todos estes efeitos têm inclusive relação direta com as certificações ligadas a construção sustentável, graças a redução do consumo de energia, uso de água e até no tipo de material empregado na construção das residências e comerciais.

O paisagismo adequado é o que contribui a todas estas questões, independentemente de ser composto por plantas que não demandem água. Geralmente o paisagismo adequado demanda a rega, mas o grande problema está no mau uso da água, manejo da rega e o no uso em excesso.

rain bird sustentabilidade 2

A irrigação tecnificada, facilita a utilização de água de reuso e da coleta de chuva com equipamentos 100% subterrâneos, o que deve ser incentivado, sendo a melhor aplicação deste tipo de água, com os menores efeitos colaterais ao ambiente. Gotejamento enterrado não causa desconforto mesmo quando a água tem odor desagradável ou coliformes. Esta água não tem outro uso significativo e ainda libera água tratada para outas aplicações de forma expressiva.

A irrigação automatizada permite alcançar até 5 pontos na escala LEED, fáceis de conseguir e sem custos adicionais excessivos, justamente focados nos aspectos que direcionam para o uso correto e inteligente da água, sem exceder e exigir práticas de eliminação da vegetação, uso variedades inadequadas e outros.

rain bird uso inteligente da agua 11

Ainda ouvimos comentários de consultores e certificadores recomendando não usar irrigação em obras com certificação para melhorar a pontuação, um grande equívoco.

Oferecemos um folder específico mostrando que a irrigação deve ser incentivada de forma correta, com uso inteligente de águas secundárias, reduzindo o uso de água tratada e adequado a cada microclima para o sucesso esperado do paisagismo em obras certificadas.

Alguém consegue imaginar a construção de uma residência com apelo sustentável, certificação LEED, ÁGUA ou outro, sem paisagismo.

Mais informações:

www.rainbird.com.br/