A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Tipos de irrigação existentes para jardins residenciais

Tipos de irrigação existentes para jardins residenciais


1 - Aspersores Spray escamoteáveis de jato fixo com emissores que irrigam toda a área de cobertura de uma só vez, aplicando um jato uniforme e abrangente, por bocais de arco fixo ou de arco ajustável. Os aspersores tipo Spray são mais usados em áreas menores, para cobertura de até 5 metros de raio de alcance. Existem também modelos de cobertura em faixa retangular e quadrada, usados em faixas estreitas de gramado em calçadas e passeios. Oferecem uma precipitação (chuva correspondente) de 40 a 45 mm/h.

rain bird materia1

2 - Aspersores escamoteáveis com Bocal Rotativo que são acopláveis aos mesmos porta-spray de jato fixo, mas com jatos harmoniosamente variáveis que com gotas mais espessas se movimentando, oferecem uma excelente uniformidade de aplicação e maior resistência a condições de vento. O raio de alcance varia de 2,5 a 7,5 metros, com uma precipitação (chuva correspondente) da ordem de 15 a 20 mm/h.

rain bird materia3

3 - Aspersores Rotor escamoteáveis, com um jato móvel de maior alcance destinam-se a situações que exigem um raio de alcance superior a 7,5 metros. A aplicação de água em forma de uma Cortina de Chuva® garante uma aplicação uniforme com maior resistência aos efeitos do vento, sendo adequados ao uso em jardins de maior dimensão, com raio de alcance de 6 a 25 metros de alcance conforme o modelo. A precipitação é da ordem de 15 a 20 mm/h semelhante aos bocais rotativos.

rain bird materia4

4 - Irrigação localizada ou Xerigation com uma grande variedade de emissores para aplicação localizada da água, exatamente no local desejado, reduzindo as perdas e oferecendo uma grande economia de água. Nesta família temos a oferta de muitos tipos de emissores pontuais (gotejadores) e abrangentes (Xerispray), com destaque para os tubos com gotejadores inseridos na tubulação no ato da sua fabricação. Gotejadores chamados auto compensantes asseguram a aplicação da mesma quantidade de água, mesmo que a pressão oscile em um determinado limite.

rain bird uso inteligente da agua 4

Temos também emissores chamados Escudo de Cobre® que protegem o emissor contra intrusão de raízes, permitindo assim o uso enterrado, agregando diversas vantagens adicionais, como por exemplo a possibilidade de irrigar em qualquer horário do dia sem atrapalhar a circulação e uso do jardim. Permitem ainda a utilização de águas servidas ou de reuso sem efeitos nocivos a saúde ou mesmo dos efeitos de odores desagradáveis.

Mais informações:

www.rainbird.com.br