Maneiras de economizar água na irrigação residencial com Rain Bird
- A Redação
Recentemente a Rain Bird compartilhou com a Business Wire Chanel um documento cujo o título é: “25 waystosavewater. OneSourcetoMake it Happen”. A tradução seria: 25 maneiras para Economizar Água. Apenas uma fonte para que isto aconteça.
Com base nisso fiz um levantamento e uma análise de quais sãs as melhores dicas para economizar água em cada tipo de sistema de irrigação. Iremos então dividir nosso artigo em Quatro etapas: Jardins Residenciais, Jardins Comerciais, Campos de Golfe e Agricultura. Esta primeira abordagem será então sobre irrigação para jardins residenciais.
TÓPICO I: IRRIGAÇÃO PARA PAISAGISMO RESIDENCIAL.
Agora vamos iniciar as maneiras de economizar água de irrigação.
1. Se você já tem um sistema instalado:
1.1. Faça uma inspeção de seu sistema. Não é necessário ser um especialista para notar que tem algo errado em sua irrigação.
1.2. Analise sua conta de água. Contas de água são inequações que aumentam e muito o valor quando mudamos de uma faixa de consumo a outra.
1.3. Contrate uma auditoria profissional.
Em uma residência de até 500 m2 isso não toma mais de três horas de um profissional experiente. È um investimento que será pago muito rápido e com efeito duradouro
1.4. Uma vez por mês coloque o sistema em funcionamento no modo teste e veja ele funcionando.
Em um final de semana, coloque seu sistema funcionando por 2 minutos em cada setor e veja se está tudo bem e se não tem nenhuma avaria ou algo anormal.
1.5. Irrigue somente no horário correto.
Procurar irrigar sempre entre 4:00 hrs e 10:00 hrs da manhã. O sol ainda não está quente e nem nasceu. Temos menor incidência de ventos neste período e já é comprovado que economiza pelo menos 10% de água comparando com irrigação durante o dia.
A irrigação à noite também não é uma boa ideia porque pode deixar as folhas molhadas durante a noite – um convite ao crescimento de fungos.
1.6. Exija que sua irrigação seja sempre automática. Numa irrigação automatizada podemos programar dias, horários, frequência e duração da rega.
1.7. Utilize Sensores Inteligentes
Por incrível que pareça, ainda existem sistemas sem o sensor mais clássico que é o sensor de chuvas. Hoje temos nas versões a cabo e wireless.
Ele impede que o sistema funcione durante período de chuvas. Mesmo depois de terminada a chuva ele ajuda na economia, pois evita que o sistema volte a funcionar até que a água coletada por ele se evapore.
Fig. 1 – Sensores de Chuva a cabo e wireless respectivamente.
Outro sensor muito importante e pouco utilizado até o momento mas que vem ganhando grande importância e já faz parte de vários sistemas de irrigação é o de umidade do solo.
Fig 2 – Sensor de Umidade do solo para uso Residencial, Comercial e Agrícola.
Este sensor é se calibra automaticamente e deve ser instalado imediatamente abaixo da profundidade efetiva média do sistema radicular. Em gramados, ele deve ser instado em torno de 12 cm.
Fig 3 – Sensor de Umidade de solo instalado próximo a uma válvula solenoide.
Estes sensores podem e devem ser instalados junto com sensores de chuva. Um complementa o outro. Existem trabalhos realizados pela Universidade da Flórida onde se consegue uma redução de até 40% a mais de água de irrigação quando utilizado em conjunto com um sensor de chuvas.
Além destes sensores, temos outros sensores que recomendamos a sua utilização em obras de maior vulto como mini-estaçãometereológica, sensor de fluxo e sensores climáticos de ajuste automático de ET.
Na próxima edição iremos completar este tópico e apresentar mais maneiras de economizar água em irrigação de paisagismo.