A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Sítio da Mata explica as vantagens do Bambu Guádua


Esta gramínea de propriedades eco-friendly está sendo amplamente difundida e empregada para uma infinidade de usos distintos, entre eles podemos citar a confecções de móveis e artesanato, material de construção cru, painéis (madeira, compensado, laminados e pisos), industria de bio-energia, instrumentos musicais, casas, etc...

O Bambu Guadua é de longe o bambu mais importante da América, a razão para que isso aconteça é simples nenhum outro recurso natural possui mais:

1.   Versatilidade

2.   Resistência

3.   Capacidade de adaptação climática

4.   Resistência sísmica

5.   Rápido crescimento

6.   Fácil manuseio

E ainda melhor que tudo isso, o Bambu Guadua Angustifolia atende o Codigo Internacional de Construção (IBC) e todos os requisitos ambientais. Portanto, não é exagerado afirmarmos que o Guadua é a espécie florestal do futuro!

Árvore X Bambu Guádua

Todos os bambus possuem um crescimento acelerado, mas o Guádua em particular tem um rápido crescimento e uma maior produtividade quando comparada com as árvores, por exemplo. Normalmente, o ciclo de crescimento do bambu é 1/3 do que de uma "árvore de crescimento rápido" e tem o dobro da produtividade por hectare. Em comparação com o Carvalho, o Guádua produz até quatro vezes mais madeira.

sitio da mata bambu 14

Além disso, bambus emergem do solo com um diâmetro fixo, sem que ocorra alteração ao longo do tempo como acontece com as arvores. O diâmetro máximo registrado para o bambu Guádua Angustifólia é de 25cm e a média é entre 9 e 13 centímetros.

No caso do Guádua, foi observado um crescimento de 21cm de altura por dia, o que o fará atingir sua altura máxima (15-30 metros) nos primeiros seis meses de crescimento e podem ser colhidos após 4 ou 5 anos. Este crescimento é raramente superado por árvores nativas da região.

sitio da mata bambu 12

Se tratado adequadamente, o Bambu Guádua pode ter uma produção ilimitada. A composição ideal de colmos em um bosque Guádua é estimada em 10% brotos, 30% brotos jovens e 60% são maduros com uma densidade de 3000-8000 colmos por hectare. Isso significa uma produtividade de 1200-1350 colmos por hectare por ano. É uma alternativa eficaz para a madeira, para a produção de madeira laminada e aglomerado (colunas, vigas, pranchas, painéis, etc)

Vantagens ambientais do Guádua

O Bambu Guádua tem um grande impacto ambiental, ele conserva o solo, controla erosão, regula o fluxo de rios e córregos, fornece material orgânico e age como um sumidouro de CO2.

Seu rápido crescimento, tanto aéreo quanto subterrâneo, a rede de rizomas que crescem na camada superficial do solo (20-50 centimetros) faz do Guádua um recurso ideal para a conservação de solos instáveis.

sitio da mata bambu 6

O bambu também captura CO2 e o converte em oxigênio, 35% a mais que as árvores regulares, portanto, desempenha um papel vital em um ecossistema saudável. Estudos recentes indicam que o potencial de fixação de dióxido de carbono atmosférico nos primeiros seis anos de crescimento do Guádua de novas sementeira é de 54 toneladas por hectare - uma descoberta fundamental que facilita a participação no ecossistema internacional de direitos de emissão de negociação e trará benefícios adicionais para os investidores e os agricultores que plantam e cultivam Guádua, que produz emissões zero!

sitio da mata bambu 10

Também é importante ressaltar que o uso do Guádua em processos industriais reduziria significativamente os impactos ambientais negativos sobre as florestas nativas, desde que Guádua se torne um substituto para a madeira, reduzindo assim a pressão sobre a floresta tropical.

Sempre que usar o bambu fazemos uma contribuição valiosa para o meio ambiente, com sua elevada densidade por hectare, o rápido crescimento, a exploração imediata e a enorme capacidade de renovação; deixamos as"florestas de madeira muito mais lentas" intocadas.

Ficou interessado? Quer saber onde adquiri mudas de Guádua Angustidólia? Clique e compre Bambu Guádua Angustifólia direto do produtor.