A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagística do Brasil !

Rain Bird - Irrigação para paredes verdes e vasos


Uma das características deste sistema é a forma de aplicação de água que pode ser variada, porém sempre preocupando com a necessidade individual de cada espécie de planta.

Existe uma tendência a chamar este segmento da irrigação para jardins verticais de “ irrigação localizada” porém não utilizamos esta nomenclatura para não se confundir com os emissores de baixo volume de agricultura, que apesar de serem semelhantes e alguns até idênticos, não possuem as mesmas características estéticas além de não terem a mesma quantidade e variedade de modelos.

Rain Bird 8

Um erro comum na irrigação de paredes verticais é tratar todas as plantas como sendo idênticas e esquecer também o fator da gravidade. Que quando o sistema é desligado temos o esvaziamento da rede de água. A própria disposição e altura da parede também gera uma necessidade de água diferente devido a fatores de microclima, pois sempre a parte superior da parede necessita de mais água que a parte do meio que, por sua vez, necessita de mais água que a parte inferior. Podemos ter plantas com necessidade de água totalmente diferentes em uma mesma parede. Para isto temos os emissores auto-compensantes.

Rain Bird 7

Emissores auto-compansantes são aqueles que mantém a vazão de aplicação de água constante, ou seja, ele calibra a quantidade de água que sai dele bem como a pressão. Isto significa que podemos aplicar 4 litros de água em um vaso e em um outro aplicar 12 litros tudo isto em um mesmo intervalo de tempo. Isto viabiliza a irrigação de vasos de diferentes tamanhos e com as mais diversas espécies através de um mesmo sistema de irrigação.

Portanto, quando falamos de irrigação de baixo volume, estamos direcionando a irrigação de pequenos espaços como jardineiras, casas de vegetação, orquidários, jardins de inverno, jardins de edifício e etc. Em situações específicas estes projetos podem abordar áreas maiores.

Rain Bird 5

Quando mencionamos estes sistemas estamos falando de sofisticação, instalações rápidas e um custo menor quando comparado aos sistemas tradicionais.

As empresas que já estão empregando esta metodologia de irrigação estão, com certeza, a frente das demais.

Os emissores de baixo volume se dividem em dois grupos: Pontuais (gotejadores e alguns modelos de borbulhadores) e Abrangentes (microsprays, borbulhadores, etc).

Rain Bird 8

Agora iremos apresentar os dois mais simpáticos e populares emissores de baixo volume: Os Borbulhadores e os Microsprays.

São muitas vezes preferidos aos gotejadores devido ao fato de oferecer visualização da água sendo aplicada e permitirem que grande parte da instalação seja enterrada, proporcionando uma instalação discreta. São bonitos e agradáveis de ver em funcionamento.

Contato: www.rainbird.com/br/