A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Práticas sustentáveis garantem um jardim belo e funcional com custo bem acessível


01_ecopaisagismo_4

 

Este artigo nos faz pensar que praticar a Sustentabilidade é algo que nos mostra que a criatividade pode ser um instrumento fundamental na hora de projetar jardins belos e funcionais quando se tem recursos limitados. O texto abaixo é fruto da ousadia da equipe da Item 6 Arquitetura Sustentável e nos mostra uma intervenção paisagística que teve várias características sustentáveis em sua execução.

 

Trata-se de um espaço simples onde a arquiteta e paisagista Camila Simhon, responsável pelos projetos paisagísticos da Item 6, conseguiu transformar um quintal, antes sem uso, em uma área de descanso e contemplação a custos bem baixos.

2.15_vista_superior_antes

Foram plantadas 5 mudas de tumbérgia (Thunbergia grandiflora), uma espécie de trepadeira com lindas flores em tons azulados, junto ao muro, diretamente no solo. Ao lado de cada uma, cabos de aço foram fixados para auxiliar em sua condução e em aproximadamente 4 meses o muro já estava todo fechado.

2.15_vista_superior_depois_01

“Essa é uma espécie de trepadeira fácil de cuidar, precisando apenas de adubação, como todas as plantas, e algumas podas quando necessário”, salienta Camila Simhon.

2.15_horta_pvc_02

 

 

 

 

 

As duas Ravenala madagascariensis, popularmente conhecidas como árvore-do-viajante, plantadas no solo, também se desenvolveram rapidamente nesse mesmo período, assim como a pitangueira e a romanzeira plantadas em vasos, que colaboraram, junto com espécies variadas de flores, na atração de pássaros.

 

 

 

 

 

“Esse espaço é um bom exemplo de um jardim sustentável, pois ele foi feito a um custo muito baixo, onde as cadeiras foram reutilizadas (repintadas), os vasos foram doados (por isso um diferente do outro), além das hortas de temperos plantadas em tubos de PVC, uma ideia super criativa e prática que também pode ser usada em apartamentos ...

2.15_horta_pvc_01_novo_tam

... Mais um exemplo de como é possível renovar ambientes internos e externos com um pouco de bom gosto, criatividade, a custos acessíveis e sem grandes intervenções”, finaliza Camila Simhon, responsável pelos projetos paisagísticos da Item 6 Arquitetura Sustentável.

 

Contato:

www.item6.com.br


Publicidade