Jardins de chuva: uma solução verde simples
- A Redação
Desta forma, podemos adotar saídas ecologicamente responsáveis para os problemas que nós mesmos causamos, através da urbanização desenfreada e da ocupação indevida das margens e várzeas dos rios.
Uma proposta sustentável, inteligente e viável para esse tipo de problema comuns em nossos bairros e diversas cidades brasileiras são os “Jardins de Chuva”.
Os “Jardins de Chuva” nada mais são do que uma depressão pouco profunda na terra, em um terreno com solo permeável e com plantas ou árvores e coberto por uma delgada capa de acolchoado orgânico.
Eles absorvem a água da chuva que acumula em superfícies impermeáveis tais como calçadas, ruas e caminhos, e permite que se infiltre na terra em lugar de drená-la para as redes de drenagem ou canais e desta forma evitar seu transbordamento.
São adequados tanto para residências como para edifícios, calçadas, praças, etc., aliados a “biovaletas” fazem um eficiente sistema de drenagem para residências e áreas públicas, além de ambientalmente corretos são esteticamente adequados ao desenho do paisagismo, transformando uma simples estrutura de drenagem em algo bonito além de funcional.
Alguns dos benefícios dos jardins de chuva:
- Aumentam a quantidade de água que infiltra no terreno para recarregar os aquíferos locais e regionais;
- Contribui para proteger as comunidades de problemas de inundação e drenagem;
- Proporcionam um hábitat valioso para pássaros, borboletas e muitos insetos benéficos;
- Têm baixo custo de implantação e manutenção;
- Têm maior aceitabilidade pela população por causa dos benefícios estéticos, paisagísticos e ambientais;
- Melhora a qualidade das águas por causa da retenção e remoção de poluentes transportados pelas águas das chuvas.
- Sem falar do seu enorme potencial estético, pois alia funcionalidade a beleza de um projeto paisagistico.
Enfim, os sistemas naturais oferecem valiosos serviços ecológicos para as cidades: o abastecimento de água, o tratamento das águas pluviais, a melhoria do microclima, o seqüestro de carbono, etc.
A infra-estrutura verde é uma maneira de reconhecer e aproveitar os serviços que a natureza pode realizar no ambiente urbano.
Apesar de terem sua capacidade limitada pelo espaço disponível e pelas condições geotécnicas locais, ainda assim, mesmo pequenos jardins de chuva são muito eficientes na melhoria da qualidade da água, visto ser o período inicial de uma chuva que carrega a maioria dos poluentes.
O correto dimensionamento de um jardim de chuva deve atentar também para o fato de, algumas horas depois de um evento, não dever mais existir água parada em sua superfície.
Fonte: Impermeabilização dos Solos Urbanos – Problemas e Soluções. Freitas, Ítrio T.W.; Mendes, Júlia C.; Miranda, Gabriel S.B.; Mazzucchelli, Paola M.; Garcia, Pedro H. Universidade Federal de Juiz de Fora. Novembro 2011.
Fonte: Revista USP
http://www.esf.edu/ere/endreny/GICalculator/RainGardenTN.jpg
http://blog.dawngriffin.com/2008/04/23/learn-about-rain-gardens-at-this-weekends-water-festival/