Nova tendência em prédios verdes
- A Redação
Para Newton Figueiredo, presidente do Grupo SustentaX, que esteve a frente da certificação LEED para operação e manutenção dos empreendimentos CYK, na avenida Paulista e o edifício da Ed.Abril, na marginal Pinheiros, entre os benefícios estão melhoria da qualidade de vida para os ocupantes, redução do impactos para as cidades, efetiva redução de custos operacionais, gerando maior competitividade e também rentabilidade para seus investidores.
“O objetivo da operação e manutenção sustentáveis é tornar um empreendimento já existente mais saudável e mais atraente às empresas, mais competitivo e com ambientes que levam a maior produtividade dos colaboradores”, afirma. Entre algumas medidas para se obter uma operação e manutenção sustentáveis estão:
Políticas de compras sustentáveis: aquisição utilizando critérios de sustentabilidade de produtos e equipamentos: Selo Procel, Selo Cerflor, Selo SustentaX, Selo Conpet, com o objetivo de garantir qualidade, desempenho e mitigando riscos, pela seleção de fornecedores de serviços e produtos com responsabilidade socioambiental comprovada.
Controle da toxidade dos produtos de limpeza para melhoria do ar interno e menor risco de contaminação na manipulação de produtos.
Áreas externas específicas para fumantes distantes das entradas de ar para o interior do edifício (distância de 8m) evita alergias e outros males provocados por substâncias tóxicas.
Otimização do controle de funcionamento e desligamento de sistemas e equipamentos para redução do consumo de energia elétrica
Gerenciamento de resíduos para a destinação correta e diminuição da necessidade de aterros sanitários
Barreiras de contenção de poeira (capachos) em todas as entradas para redução de ocorrência de doenças respiratórias
Além da gestão com procedimentos dentro dos melhores padrões internacionais, otimização dos sistemas de automação de ar condicionado, eficiência energética dos sistemas de iluminação.
Para Figueiredo, sustentabilidade predial é um processo de mudança, cujo sucesso, depende, sobretudo, do engajamento das pessoas, já que “exige o envolvimento de todos, dos ocupantes, proprietários aos fornecedores de serviços, para a criação de novos procedimentos, alterações práticas e culturais”.