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Meio Ambiente e Sustentabilidade


sustatembilidade

Á muito tempo o homem se deu conta de que as modificações planetárias estão atualmente fora de controle; provocando uma série de desastres ambientais e climáticos em todas as partes do globo terrestre. Pensando nisso, o ser humano compreendeu que para reverter ou desacelerar essas mudanças catastróficas; deveria agir de forma sustentável e garantir que todos os seus empreendimentos e ocupações, urbanas e rurais, levassem em conta práticas que garantissem a sustentabilidade ambiental onde quer que estejam inseridas.

Práticas de Sustentabilidade?

No entanto, para muitos espertalhões e aproveitadores de plantão, esse conhecimento e a adoção de práticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente passaram simplesmente a ser encaradas como uma moeda poderosa e um trunfo magnífico do marketing empresarial. Por isso mesmo, muita empresas passaram a proclamar aos quatro cantos que seguiam práticas de sustentabilidade e respeitavam o meio ambiente. No entanto, na pura e simples prática, a realidade é bem outra.

A discussão do real papel que as empresas devem dar as práticas de sustentabilidade e a forma como encaram sua atuação e sua influência no meio ambiente que as cerca; devem ser postas a prova a cada momento. Sinais de que empresários inescrupulosos ou espertalhões querem apenas alardear práticas que não seguem, começam a ser notados e a serem punidos com o repúdio de suas marcas, manchando de forma definitiva e grave o nome de suas empresas e empreendimentos.

Respeito ao Meio Ambiente

A sociedade deve estar apta e protegida para ser capaz de detectar, coibir e punir; coisas como essas. Uma empresa que passe a imagem de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, puramente, como elemento de marketing é tão perniciosa quanto a mais poluidora e destruidora atividade. Pois, além de prejudicar o meio ambiente, desacredita as empresas sérias que seguem os procedimentos e normas de sustentabilidade com sucesso e responsabilidade. Concorrendo de forma desleal com elas e destruindo completamente a cadeia “moral” de qualquer política de sustentabilidade que se deseje implantar em determinada comunidade ou centro produtivo.

Mas como detectar esses falsos e matreiros elementos?

Muito simples, pela participação popular. Pois, por mais bem feito que se faça uma empresa que não cumpre o que prega ou usa a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente apenas como atalho para estabelecer uma boa imagem de mercado e como ferramenta de marketing, fatalmente cometerá erros que poderão ser detectados por elementos atentos e vigilantes da comunidade na qual ela está inserida. Essa participação fiscalizadora, além de facilmente obtida é muito eficiente e prática. Dando sempre bons resultados nessa área.

Não dá mais para compactuar com espertalhões e aproveitadores incapazes de entender que as boas práticas de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente devem ser seguidas por todos para assegurar que a humanidade continue existindo.