A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Como Ser Sustentável


A discussão cada vez mais ferrenha em torno dos problemas climáticos e da possível escassez de recursos naturais num futuro próximo está muito mais próxima das grandes massas e das empresas dos países emergentes; acirrou os ânimos dos mercados e aumentou a pressão exercida pelas entidades ambientais e por cientistas que vem estudando esses fenômenos e as possibilidades de um cataclisma climático de grandes proporções e suas possíveis conseqüências no nosso modo de vida e na própria continuidade de nossa espécie.

Com isso, ser sustentável, para uma empresa, passou a ser um importantíssimo diferencial mercadológico e uma possibilidade real de aumentar sua lucratividade e potencializar a venda de seus produtos para um público consumidor mais preocupado e mais atento a essa realidade que se anuncia.

E esse potencial de rentabilidade e de diferenciação não passou despercebido pela maioria das nossas empresas. Numa pesquisa realizada neste ano por uma grande revista especializada, chegou-se a consideração de que cerca de 89% das grandes e médias empresas brasileiras têm algum estudo de viabilidade em andamento para adotarem formas mais sustentáveis de produzir seus produtos ou prestar seus serviços. As que ainda não implementaram ou iniciaram esses estudos (dentro do percentual anteriormente informado) iniciam os levantamentos para fazê-lo.

A principal mudança de mentalidade dessas empresas; é que elas finalmente entenderam (graças aos exemplos que vieram do exterior) que as políticas e procedimentos que fazem uma empresa ser sustentável são muito mais do que simples devaneios de ecologistas fanáticos e cabeludos tresloucados. Todas que adoram uma postura pró sustentabilidade repararam que seus custos operacionais diminuíram em um percentual muito bom e obtiveram um ganho de marketing significativo em penetração e volume de vendas de seus produtos e serviços.

O Futuro de uma Empresa Sustentável

E isso nada mais é do que uma adequação para o que virá de inevitável num futuro próximo. Acredita-se que por volta do ano de 2012; será obrigatória a imposição de metas de corte das emissões de gases do efeito estufa também para países em desenvolvimento e do Terceiro Mundo. Portanto, as que já se adaptam e aprendem como ser uma empresa sustentável desde agora; poderão recolher os frutos de terem saído na frente e de tornarem-se referência em seus ramos de atuação. Da mesma forma, as que adiarem as mudanças para a última hora; serão apenas “mais um” na multidão de empresas que deverão atuar de forma igual.

Portanto, a importância de ser sustentável é uma só: Aumentar a lucratividade atual e sobreviver como referência num mercado futuro que terá esse elemento como piso para qualquer empresa que atue em qualquer ramo em qualquer parte do mundo.

Não importa como ser sustentável. Importa chegar lá primeiro; fazer bem e trabalhar realmente para promover um bem estar geral na comunidade que usa seus produtos; que atua diretamente em sua empresa e que é afetada por todas as etapas do seu processo de fabricação ou operação. Ser sustentável será a diferença entre a vida e a morte de uma empresa num futuro cada vez mais competitivo e em busca de diferenciais. Imóveis Sustentáveis