A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Piracicaba terá casa sustentável certificada AQUA-HQE

Piracicaba terá casa sustentável certificada AQUA-HQE


Além de tecnologias ambientais, local terá soluções pensadas para promover o convívio harmonioso e a qualidade de vida

Um projeto residencial em Piracicaba, concebido e programado em todos os detalhes para proporcionar o máximo de sustentabilidade, conforto, saúde e baixo impacto ambiental, acaba de conquistar a certificação internacional AQUA-HQE (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini e o selo PBE-Programa Brasileiro de Etiquetagem. A Residência Verde, que será construída em um condomínio, no bairro Santa Rosa, além de tecnologias ambientais ativas e passivas, terá soluções pensadas para promover o convívio harmonioso e a qualidade de vida dos futuros usuários - um casal de idosos, que receberá filhos e netos aos finais de semana - que possui necessidades especiais e precisa de espaços acessíveis, acolhedores e seguros.

Piracicaba tera casa sustentavel 1

A certificação AQUA-HQE, de origem francesa, chancela conquistada pela Casa Verde, foi adaptada ao Brasil pela Fundação Vanzolini e por professores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). De acordo com o empreendedor, o engenheiro de produção e professor universitário, Fernando Berssaneti, a realização desse projeto está sendo um processo de desmistificação e quebra de paradigmas.

"As pessoas têm o pressuposto de que certificações são para grandes empreendimentos. Na prática, não é nada disso. É um investimento com valores superiores, se comparados aos projetos convencionais. Porém, há outros ganhos imediatos de operação e manutenção que devem ser levados em conta e a médio e longo prazos o retorno do investimento é garantido", ressalta Berssaneti.

Piracicaba tera casa sustentavel 2

O projeto demonstra uma mudança de cultura na construção de residências, explica o coordenador executivo da AQUA-HQE, Manuel Carlos Reis Martins. "A Residência Verde terá soluções que reduzem o consumo de energia elétrica, água, recursos naturais e de emissão de gases efeito estufa, poluentes aéreos, líquidos e sólidos. Isso resulta em economia para o usuário e para a cidade, pois diminui a necessidade de o gestor público expandir os sistemas de infraestrutura e faz da edificação uma contribuinte, pioneira em Piracicaba, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)".

Envelhecimento com acessibilidade

Na Residência Verde tudo foi pensado para ser eficiente e acessível. O respeito ao partido arquitetônico se valeu do declive, da frente para o fundo do lote, organizando de forma mais compacta e eficiente o programa de necessidades da família, concentrando as circulações e liberando mais área para o convívio.

Piracicaba tera casa sustentavel 4

Segundo Mirtes Luciani, do escritório Luciani Arquitetura, responsável pelo projeto, "a edificação foi programada para se adequar às etapas e necessidades do envelhecimento. Um exemplo será a leve rampa na frente do lote calculada conforme a Norma de Acessibilidade ABNT NBR 9050, que possibilitará o acesso universal a todos os locais, inclusive ao jardim. No bloco íntimo, haverá acesso à cobertura onde se abre um teto verde sobre a laje. O local servirá como um Mirante para o rio Piracicaba, onde a família pode desfrutar o pôr do sol e a paisagem".

Um dos aspectos determinantes para a sustentabilidade do projeto está no aproveitamento do terreno. Berssaneti explica que a residência foi concebida para aproveitar as quedas, movimentando o mínimo possível de terra e aproveitando a própria força da gravidade. Segundo o ele, "houve grande preocupação com a posição do terreno, com vistas ao melhor aproveitamento da luz natural e busca de conforto térmico para os cômodos. Isso gerará menor demanda de iluminação artificial e de refrigeração ou aquecimento artificial e menor consumo de energia.

Piracicaba tera casa sustentavel 5

O projeto foi sensível ao pensar em criar um marco na paisagem. A escolha foi pelo plantio da Tamboril, uma árvore, em frente à casa, de porte compatível com o local. Símbolo da cidade, por ter a madeira leve, flutua com muita facilidade e, no passado, quase foi extinta pela facilidade em se construir canoas. Este foi um gesto simples do compromisso do empreendimento com os diferentes aspectos ambientais.

Soluções sustentáveis

A construção civil, no plano global, consome em torno de 45% de energia, 15% de água; além disso, gera 40% de resíduos e produz 25% das emissões de CO² do Planeta. Após estudo aprofundado das variantes ambientais do entorno do bairro, onde será construída a Residência Verde, foi possível projetar um ambiente interno com menos ruídos indesejáveis e, ainda, prover conforto térmico. "A concepção planejada traz o entendimento de que todos os sistemas precisam de manutenção e isso ajuda a organizar os acessos, rotinas e a controlar os consumos, a eficiência e eventuais danos nos sistemas", explica a arquiteta Luciani.

Piracicaba tera casa sustentavel 2

A Residência Verde foi projetada com a especificação de materiais de baixo impacto ambiental e sistemas construtivos que propiciam a redução dos resíduos da construção. Essa medida gera diminuição no custo da obra e um enorme ganho ambiental, pois evita o envio de resíduos para aterros. O projeto contará com aquecimento da água do banho com sistemas de aquecimento solar e utilização de energia fotovoltaica. Essas tecnologias ajudam a mitigar a emissão de CO² e a reduzir o valor da conta de energia. A gestão ecológica da água, será feita por meio de reservatórios com filtros que captam as águas das chuvas e propiciam o reuso na irrigação de áreas verdes e abastecimento das bacias sanitárias.

A preocupação em atender os critérios do referencial técnico da certificação AQUA-HQE desde a concepção do projeto da Residência Verde considerando as necessidades dos usuários e o contexto da casa e seu entorno foi fundamental para o planejamento e gestão integrada do empreendimento, o que permite seguir com segurança para as etapas de projeto e construção até a entrega e incentivar a escolha das melhores soluções sustentáveis sob os enfoques social, ambiental e econômico.