A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

CASACOR SP neutraliza 100% de suas emissões de carbono

CASACOR SP neutraliza 100% de suas emissões de carbono


Ação prevista desde 2016, reafirma compromisso da mostra com a sustentabilidade e transparência de suas práticas ambientais

A edição paulistana de CASACOR, maior e mais completa mostra de arquitetura e decoração das Américas, acaba de ser certificada por compensar 100% de suas emissões de carbono com a aplicação do método Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol), por meio do qual a empresa precisa mensurar sua própria emissão de gases do efeito estufa, com base em inventários e ferramentas pré-estabelecidos.

CASACOR SP 0 carbono 1

(Divulgação/CASACOR)

Foram 60,3 toneladas de dióxido de carbono equivalente neutralizadas.  O inventário de emissões, aferido durante a mostra de 2019 e que atende a 3 escopos diferentes – 2 obrigatórios e 1 optativo – reafirma o compromisso de CASACOR com a sustentabilidade, dando transparência às suas ações e aumentando sua reputação e credibilidade diante do mercado e meio ambiente.

A neutralização de carbono para empresas é uma das técnicas utilizadas para compensar as emissões de gases do efeito estufa que não podem ser reduzidas. A neutralização é uma alternativa que evita as consequências das mudanças climáticas (causada pelo excesso de emissões de poluentes, como o dióxido de carbono), a partir de um cálculo geral de emissão de carbono ou carbono equivalente (CO2e).

O inventário de emissões é uma etapa essencial para descobrir qual o melhor caminho para fazer a redução ou neutralização das emissões. No geral, primeiro é necessário listar as fontes de emissão (uso de fertilizante nitrogenado, transporte), coletar dados (com operários, gerentes, diretores) e aplicar um cálculo (20 litros de combustível usados emitem uma quantidade determinada de CO2e, por exemplo). A partir daí é possível identificar o caminho para realizar a neutralização.

Como foi o processo de neutralização de carbono na CASACOR São Paulo

Conhecida por promover inspiração, principalmente no tocante às formas de morar, a CASACOR fomenta atitudes sustentáveis para que estas se tornem comuns no nosso cotidiano. Desde 2016, a CASACOR São Paulo trabalha com diversas ações pensadas em prol do meio ambiente. Hoje a marca é reconhecida por ser uma influenciadora de sustentabilidade e já garante resultados expressivos.

CASACOR SP 0 carbono 2

 (Denilson Machado/CASACOR)

“Para ampliar o reconhecimento nacional e internacional, a mostra escolheu pleitear a certificação ISO 14001:2015, uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte da estratégia do negócio”, explica Livia Pedreira, superintendente de CASACOR. A norma tem como principal objetivo especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental que possibilite a organização, independentemente do seu porte, desenvolver práticas sustentáveis em seus negócios: produtos e serviços. E leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. A norma é muito importante para a CASACOR, pois adequa as ações da marca para atender os requisitos da norma em um padrão internacional.

CASACOR SP 0 carbono 3

(Salvador Cordaro/CASACOR)

Dentro da mostra, a sustentabilidade transforma processos lineares em processos cíclicos, ou seja, na CASACOR SP, os recursos e energia utilizados de fontes renováveis são priorizados e os resíduos gerados pela atividade não devem ser simplesmente descartados, mas destinados à novos fins. Nas construções, isso significa projetos capazes de gerar energia, reaproveitar e economizar água e reciclar o máximo de seus recursos, por exemplo. Assim, anualmente, a organização e os profissionais se empenham para criar um evento cada vez mais sustentável, aplicando os parâmetros ecológicos nos vários ambientes.

CASACOR SP BiaAbreu 2

Darlan Firmato, Gestor de Sustentabilidade de CASACOR SP, explica que, na mostra paulistana, sustentabilidade é palavra de ordem. “Nossas ações são desde as mais simples e possíveis de realizar dentro de nossas próprias casas, até as mais complexas e que envolvem a destinação correta de diversos itens dentro da cadeia. Criamos uma  Central de Valorização de Resíduos na CASACOR São Paulo e, em 2019, incluímos até no itinerário da mostra. Promovemos desde compostagem dos orgânicos, até a retirada de uso de canudos, colheres plásticas e sachês das operações de alimentação, antes mesmo da lei municipal. Passamos por utilização de técnicas construtivas sem uso de água até a total ressignificação de materiais utilizados para a construção de ambientes da mostra, promovendo um ciclo completo para reduzir impactos ao meio ambiente.”

CASACOR SP BiaAbreu 8

Compensação em 3 escopos

Com a aplicação do método GHG Protocol e com os métodos de quantificação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), a CASACOR SP comprova os escopos de neutralização de emissões de carbono.

No primeiro escopo, as emissões foram compensadas com Créditos de Carbono de preservação floresta amazônica, referentes a Gases do Efeito Estufa (GEE). Neste caso, a quantificação é considerada obrigatória pelo GHG Protocol. As emissões de GEE são provenientes de fontes pertencentes ou controladas pela empresa, sendo definidas como emissões diretas. Na CASACOR, a fonte deste escopo inclui o processo de compostagem realizado em todas as fases do evento, o consumo de gás dos profissionais, transporte do staff e emissões fugitivas dos extintores.

CASACOR SP 2019 ClaricaLima 2

O segundo escopo foi compensado por meio de um Certificado de Energia Renovável (RECs) de fonte eólica, referente às emissões de GEE vindas da aquisição de energia elétrica. No evento de São Paulo a energia elétrica utilizada tem origem na concessionária local e a quantificação das emissões indiretas é considerada obrigatória pelo GHG Protocol.

No terceiro escopo, não obrigatório, foi de Créditos de Carbono da ONU e diz respeito às emissões indiretas que ocorrem ao longo da cadeia de valor, como as emissões provenientes do deslocamento dos funcionários ou transporte dos resíduos da mostra para os seus devidos destinos.

CASACOR SP 2019 Kalli Ferre 2

Um inventário completo deve incluir todas as fontes dos Escopos 1 e 2. Apesar da quantificação do Escopo 3 ser opcional, a CASACOR São Paulo a incluiu no inventário, devido a sua relevância e representatividade. Para se ter ideia, as emissões indiretas de carbono do evento representam quase metade dos números e, por isso mesmo, tornaram-se um compromisso da mostra com seu púbico e com o meio ambiente.

Para ver os certificados de neutralização de CO2e, acesse:

1 –  Créditos de Carbono de preservação floresta amazônica

2 – Certificados de Energia Renovável (RECs) de fonte eólica

3 – Créditos de Carbono da ONU

Mais informações:

https://casacor.abril.com.br/