Conheça minha trajetória no setor de piscinas

Conheça minha trajetória no setor de piscinas


Eu me sinto honrado pela oportunidade de compartilhar com os profissionais de paisagismo, parte da minha história como profissional na área de piscinas. Iniciei minha atividade ainda com 18 anos de idade, na empresa do meu irmão a Hidrosport piscinas no ano de 1975, numa época que praticamente só existiam piscinas com formatos retangular, elíptica, ou redonda.

Coluna Roberto Reis Piscinas 3 Copy

Só se construíam piscinas em Clubes e poucos privilegiados poderiam se dar ao luxo de construir sua própria piscina em casa.

Naquela época até boa parte dos equipamentos eram importados dos EUA pela Jacuzzi que já estava estabelecida com sua fábrica em São Bernardo do Campo aqui no Brasil. Foi a primeira empresa a fabricar filtros, bombas e acessórios para piscinas no Brasil.

Coluna Roberto Reis Piscinas 7 Copy

Hoje aos meus 60 anos de idade, me sinto muito feliz por ter feito parte do vasto crescimento do mercado de piscinas em nosso pais.

Em 1985 fundamos a Nado Livre Piscinas também em São Bernardo do Campo e tive a oportunidade em trabalhar nos EUA nos anos entre 1998 ate 2001 onde me formei como Pool Designer que é um curso técnico, reconhecido no mercado Americano para a formação de profissionais que desenham piscinas residenciais e públicas, de maneira a trazer a melhor união entre DESIGN e FUNCIONALIDADE, projetando detalhadamente a iluminação, filtragem, aquecimento, tratamento de água e levando em consideração as leis regionais que estabelecem os limites, recuos obrigatórios, leis de segurança entre outras.

Coluna Roberto Reis Piscinas 5 Copy

O mercado cresceu muito em todo o mundo, e hoje no Brasil, temos um parque industrial enorme e somos o terceiro maior mercado mundial de piscinas, além de temos o segundo maior número de  piscinas construídas. O Brasil só perde em quantidade de piscinas  para os EUA que tem um mercado gigantescamente maior, por enquanto.

Coluna Roberto Reis Piscinas 1 Copy

Nesta evolução, as piscinas passaram a ter grande importância no cenário paisagístico como elemento fundamental e isto mudou a cultura que hoje tem um olhar de funcionalidade com o lado decorativo para agregar valor ao empreendimento.

Os arquitetos perceberam a grande importância em se projetar bem uma piscina, buscando a criação de novos formatos que pudessem trazer um efeito de modernidade e mantendo a sua funcionalidade.

Coluna Roberto Reis Piscinas 2 Copy

No mundo todo as piscinas passaram a ter muita importância nos projetos arquitetônicos, principalmente no ramo de Hotelaria e posteriormente nos grandes Resorts das cidades que hoje são consideradas ícones de turismo, como exemplo em Las Vegas, Havaí, Caribe, Ilhas do mediterrâneo entre outras.

As piscinas ganharam novas formas de praias visando desde a criança até o idoso, havendo preocupação com acessibilidade e segurança e os profissionais reconhecem sua grande importância para enriquecer a beleza nos seus projetos. 

Coluna Roberto Reis Piscinas 6 Copy

Os materiais de revestimentos também evoluíram para viabilizar a criação de novas formas de piscinas com formatos chamados de linhas orgânicas, são curvas sinuosas bem arredondadas. Muitos dos modernos revestimentos estão deixando aqueles tradicionais azulejos e pastilhinhas cerâmicas para traz.

Os materiais modernos são mais bonitos e mais fáceis de limpar, suas características são voltadas para segurança, por ser antiderrapante, e a beleza por ser material chamado de  “monolítico” os quais não tem mais rejuntes e podem acompanhar qualquer curvatura e fazer até bancos anatômicos dando muito mais liberdade aos profissionais que desenham seus projetos, sejam paisagistas ou arquitetos.

Coluna Roberto Reis Piscinas 4 Copy

A liberdade em se projetar piscinas não apenas em qualquer formato, mas também em qualquer profundidade, foi o que de fato trouxe um salto no mercado de construção. Reconhecidamente hoje cada vez mais os empreendimentos focam nas áreas das piscinas como ponto fundamental que agrega de fato valor aos seus empreendimentos.

MAIS INFORMAÇÕES:

nadolivrepiscinas.com.br