Paisagista ensina algumas dicas para ter a sua horta em casa
De acordo com a paisagista, jardinista e design de exteriores, Ivani Kubo, existe uma forma muito simples para aproximar o ser humano da natureza. Estamos falando sobre o cultivo de uma horta. Para a paisagista, grandes espaços não são pré-requisitos para ter um cantinho verde dentro de casa, ou mesmo na varanda do apartamento. “Atualmente, é possível viabilizar inclusive em uma parede, em que se pode criar uma horta suspensa”, ressalta Ivani.
Vasos e caixotes também podem ser usados, a criatividade é quem manda. Em todos os locais, há necessidade da luz solar sobre as espécies, drenagem perfeita, terra adubada e fofa e uma boa e limpa irrigação. Em quaisquer circunstancias, a implantação de uma horta é indicada, desde que se consumam as espécies produzidas. Vale lembrar que as verduras e legumes fornecem sais minerais e vitaminas benéficas à saúde. Há também os chás, os temperos, que podem ser cultivados de forma simples.
Para quem têm espaços maiores para formar uma horta, os cuidados são: deixar a terra pronta para receber as sementes, que posteriormente serão replantadas (daí a necessidade de um espaço maior). Além disso, existem mudas de espécies de hortaliças, que podem ser plantadas em espaçamento adequado (prevendo seu crescimento). Vale salientar a importância dos cuidados permanentes, entre eles, a rega frequente, a visualização do local para que não se instalem pragas nas hortaliças e a época adequada de colheita. Para o controle das pragas, besouros, lagartas, lesmas, tatuzinho, entre muitos outros, Ivani recomenda uma receita bem fácil, que fica por conta da calda de fumo, sendo esta inofensiva a saúde humana
Receita
20 cm de fumo-de-corda + 1 l d'água - Ferver por 30 min, coar e acrescentar + 3 l d'água. Aplicar sobre as espécies da horta.
Irrigação
Quanto à implantar irrigação para a horta, vai desde o sistema mais simples - de instalar um tubo de pvc todo furadinho, conectado a um ponto de entrada d'água, passando pelo espaço da horta (rente à terra) e com um tampão no final de onde se deseja regar. Ao abrir a torneira, a água irrigará a horta através dos furinhos do tubo. Esse é um exemplo muito simples. Mas que dispensa o uso de mangueira. Outra forma existente nos gardens, uma mangueira com aspersores a cada metro, que conectada a uma torneira, faz a irrigação como o exemplo acima. Só abrir a torneira. Também é bem simples, mas evita que a pessoa tenha que instalar a mangueira na torneira toda vez que tenha que regar a horta.
A paisagista informa que a forma ideal, é a irrigação automatizada. “Em todos os meus projetos, indico a instalação desse produto Tanto em grandes áreas (hortas grandes) ou pequenas, até em varandas de apartamento, é muito útil”, diz a profissional. O sistema consiste em tubos com aspersores (hortas grandes), ou através de gotejamento (apartamentos, horta vertical e horta em pnos espaços). A tubulação é ligada ao ponto de entrada d'água e um timer programado faz a irrigação automática diariamente, conforme a necessidade de água que o espaço requer. Em todos os casos, evita-se o uso manual da mangueira. A pessoa só vai verificar a horta, colher e plantar na hora que pode, sem ter que ir duas vezes ao dia, por exemplo, para irrigar.
Espécies
Espécies para varandas em caixotes, tinas, jardineiras e para hortas verticais, são os temperos do dia a dia e os chás: manjericão, tomilho, pimentas, orégano, alecrim, salsinha, cebolinha e algumas espécies de chás. “Se couber, uso o tomate princesa também, porque não ocupa muito espaço”, diz Ivani. Em grandes hortas, as especies de verduras e alfaces desejadas pelo cliente, que vai desde as citadas, como as alfaces, rúcula, cenoura, beterraba, couve flor, couve-manteiga, almeirão, pimentões, berinjela, tomates, entre outras. A paisagista também arrisca plantar abacaxi, pé de louro e se houver bastante espaço, ela também indica plantar a canela próxima à horta, prevendo o crescimento de sua copa e distanciando para não fazer sombra nas hortaliças. “Acho um charme ter uma árvore de canela em casa”, enfatiza.
Horta suspensa, geralmente é para quando não se tem espaço no solo e em vasos. Exemplo: num corredor estreito de varanda que receba sol diario, pode-se implantar uma horta suspensa muito bonita, usando a parede do local, ou, a parede que fica atrás da horta em vasos, tinas, entre outras opções. Feche os olhos e imagine fazer uma macarronada para toda a família e em seguida colher o manjericão fresquinho para dar aquele toque final? Ou quem sabe colher a sua hortaliça preferida para fazer uma salada suculenta. É de dar água na boca, não é mesmo? Pratique esta ideia e use e abuse de sua criatividade com aquilo que você plantou. Vai ser o máximo!
Ivani Kubo
11 - 2331-2944 / 7597-1085
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.