A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Jardim Urbano - Projeto de Paisagismo destaca exuberância de empreendimento


 A prioridade neste projeto foi à utilização de plantas nobres, diferenciadas e de grande porte, visto que o Medic Life é por si só um empreendimento de grandes proporções. Além de exclusivo, tudo nele tem um diferencial, então o Paisagismo teve que acompanhar esse conceito.

 A fachada teve a missão de unir-se a paisagem do entorno, humanizando o empreendimento, fazendo com que o prédio se integrasse harmoniosamente ao ambiente. O desafio foi fazer um projeto que contribuísse com a beleza local, em uma localização de muito destaque,  a esquina em que se encontra o terreno é a entrada para esse ‘bairro – 18 do forte’, sendo um novo polo de prédios e empresas de alto padrão. O Medic Life, por ocupar a entrada e esquina, teve a  missão de valorizar ainda mais a região.

        Medic_Life_-_Mari_Polesi_Paisagista_-_Jardim_Urbano Medic_Life_-_Mari_Polesi_Paisagista_-_Jardim_Urbano2

 O Paisagismo contou com traçados orgânicos. A calçada integrou-se ao canteiro, dando a impressão de ser um projeto único, aumentando visualmente a área ajardinada. Utilizamos blocos intertravados, contribuindo com a permeabilidade do solo. Além disso, usamos três espécies de Palmeiras diferentes: Dactiliferas, Bismarkia e Seafortia – todas em tamanhos imponentes e outras plantas de grande porte, que é o caso do Pândanos e duas lindas Jabuticabeiras.

Medic_Life_-_Mari_Polesi_Paisagista_-_Jardim_Urbano3

  Outro destaque, fica por conta das Agaves Americanas, com sua cor verde azulada, fazendo uma ótima sintonia com a Palmeira Bismarkia (conhecida como palmeira azul), além de Cicas, agaves, e forrações diversas, com cores que vão do branco ao azul claro, sempre remetendo ao público-alvo do prédio.

Medic_Life_-_Mari_Polesi_Paisagista_-_Jardim_Urbano5

 Outro detalhe o qual ficamos atentos foi na questão da diversidade de forração e arbustos, para que a fachada do prédio não ficasse monótona, por isso, fugimos do jardim ‘clean’. Quem visitar o prédio por diversas vezes, sempre terá uma surpresa a descobrir no jardim.

Medic_Life_-_Mari_Polesi_Paisagista_-_Jardim_Urbano4

 Todos os demais elementos priorizaram a sustentabilidade, tanto assim, que utilizamos o sistema de irrigação automática, pois além da economia na hora da rega, é a garantia de que as plantas irão permanecer sempre lindas para admiração e em ótimo estado de conservação.

Green_Wall_Medic_Life

O jardim vertical, com mais de 5 m de altura, deixou a recepção mais calorosa

 Um jardim vertical no muro da fachada pontua a entrada do prédio. No lobby, para valorizar ainda mais a arquitetura do empreendimento, foi feita uma parede verde de mais de 5 m de altura, com a técnica do jardim vertical Green Wall. A intenção foi deixar a recepção mais calorosa em meio a tantos elementos decorativos. O verde vem para embelezar e destacar a beleza do prédio, sem contar os vasos diferenciados que compõem o ambiente. As plantas de destaque dessa parede verde são: orquídeas, ripsalis, planta pérola.

     Jardim_Vertical_Medic_Life_Area_Externa  Palmeira_Medic_Life

O paisagismo pode criar soluções onde apenas a arquitetura não foi possível resolver

  Atendendo ao pedido do incorporador, o requinte, o design e a elegância também foram as palavras de ordem a serem destacadas no paisagismo, visto que as salas são ocupadas por consultórios e clinicas médicas de alto padrão eespecialmente desenvolvido para atender um público morador bastante exigente. Desde a vegetação até a escolha dos ornamentos, pensamos nesse pré-requisito. Nada é comum nesse projeto de paisagismo!

"A sustentabilidade esteve presente em todos

os elementos do projeto de paisagismo"

  O apoio da construtora em deixarmos o paisagismo como um diferencial desse luxuoso prédio foi fundamental, para que pela primeira vez, em um empreendimento comercial em Alphaville, o paisagismo não viesse a ser pensado como um custo de obra, mas sim como um cartão de visitas aos futuros usuários.

 Foi utilizado também um imenso painel em madeira (certificada), com a intenção de ‘aumentar’ o muro de divisa e disfarçar as necessárias casas de máquinas, afinal, o paisagismo é isso, preocupa-se com a arquitetura paisagística como um todo, indo além da especificação das espécies vegetais, criando soluções onde apenas a arquitetura não foi possível resolver. O projeto de luminotécnica tem como objetivo, evidenciar o jardim ao cair da noite, com especial atenção às vedetes do jardim.

PROJETO DE PAISAGISMO

Studio Mari Polesi - Arquitetura da Paisagem

Equipe: Tom Areas (arquiteto); Martha Favero (artista plástica e designer); Kazue Hiroki (paisagista)

                    Mari_Polesi_-_Casa_Cor_2011_1    Tom_Areas    Martha    Kazue_divulgacao

                           Mari Polesi              Tom Areas          Martha Favero       Kazue Hiroki

IDEALIZAÇÃO

SEARS - Incorporação e Construção

CNA SPITALETTI - Realização

JOSÉ LUCENA ARQUITETURA - Projeto Arquitetônico

STUDIO MARI POLESI - Projeto de Paisagismo

PARCEIROS & FORNECEDORES

- ILUMINAÇÃO - ALDEIA LIGHT

- IMPLANTAÇÃO – DEEPAAK

- VASOS – UEMURA FLORES E PLANTAS

- VASOS – NIEUWKOOP DISTRIBUIDORA

- VASOS POLIPROPILENO – VASART

- JARDIM VERTICAL – GREEN WALL

- IRRIGAÇÃO – MONTEIRO IRRIGAÇÃO

www.studiomaripolesi.com.br

Imagens: divulgação


Publicidade

Revista Paisagismo em Fogo © 2021. Todos direitos reservados. Por Go Up Publicidade