A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

A Paisagista Ivani Kubo aborda o Paisagismo & Sustentabilidade


 

"Há uma erudição do conhecimento, que é propriamente o que se chama erudição, e há uma erudição do entendimento, que é o que se chama cultura. Mas há também uma erudição da sensibilidade."

Bernardo Soares (Heteronômio de Fernando Pessoa)

ivani_okubo_sustentabilidade1

 Sirvo-me deste lindo texto de Bernardo Soares, para, em tom poético, descrever a profissão do paisagista, na qual misturo sensibilidade e imaginação com cálculos e racionalidade nas minhas criações.

Além de 'fazer' jardins, há uma responsabilidade enorme sobre o espaço a ser trabalhado, topografia, drenagem de terreno, concepção do projeto paisagístico em perfeita harmonia com a edificação da residencia, paginação de pisos, sugestões de acabamentos duráveis, etc.

ivani_okubo_sustentabilidade

A área de atuação do paisagista é relativamente nova em relação à profissões como a engenharia, por exemplo. Além disso, a maioria dos profissionais são autodidatas, seja na concepção do projeto em sí, ou na formação, na implantação do projeto paisagístico.

Se, por um lado, o jardinista não faz projetos porque lhes cabe fazer jardins, cabe aos arquitetos paisagistas colocarem a mão na terra para melhor conhecer das técnicas jardinistas da boa evolução de um jardim. Nem um nem outro farão bem o seu trabalho se não deixarem desabrochar a sensibilidade no seu trabalho.

O que torna de fato um profissional reconhecido nessa área é a intensidade de sensibilidade que o mesmo aplica em seu projeto.

ivani_okubo_sustentabilidade2

Sendo assim, acredito que os profissionais engajados realmente na profissão estão cumprindo seu papel no que diz respeito à Sustentabilidade.

Para que o resultado de um projeto paisagístico seja perfeito, o profissional deve estar voltado para a integração do homem com a Natureza, oferecendo beleza com a diversidade de espécies vegetais escolhidas, conforto - com a utilização de elementos que propiciem o bem-estar de quem irá usufruir do espaço e, sobretudo, funcionalidade - aplicar de forma inovadora, recursos que garatam os recursos naturais à esta e às outras gerações futuras e utilizar produtos com baixo impacto ambiental em prol do desenvolvimento sustentável.

 

Como aplicar o paisagismo sustentável?

ivani_okubo_sustentabilidade3

 

1 -Implantando a filtragem e o reaproveitamento da água na irrigação de jardins,

2 -Aproveitando as espécies já existentes no terreno, nativas, incorporando novas espécies que combinem com as já existentes,

3 - Utilizando de energias alternativas,

4 - Procurando elementos que desempenham função ecológica, como a reciclagem de materiais, tais como: piso drenante para minimizar enchentes, produtos biodegradáveis para controle de pragas e doenças, utilização de madeira certificada,

5 - Sugerindo telhados vivos, feitos com o plantio de espécies especificas, com a finalidade de minimizar o aquecimento global.

6 - Tornando o espaço sociabilizado, com acessibilidade e com propostas de hortas e o uso de frutíferas para que o homem interaja com o verde e maneje e utilize os frutos de sua própria produção, fato que promove melhoria na qualidade de vida das pessoas,

 7 - Preparando o terreno com responsabilidade, as áreas abertas que irão sofrer qualquer movimentação de terra devem seguir procedimentos preventivos para conter assoreamento dos rios e problemas de erosão.

 Simples assim?

 Sim, simples!!!

É uma questão de sensibilidade. Antes da recompensa financeira que a profissão pode oferecer ao bom profissional, deve-se ter em mente , constantemente, a preocupação com o ser humano e o meio ambiente.

Sem esse fator não existe criatividade, não existe o lado artístico do profissional, não existe o ímpeto de se lançar de cabeça nessa profissão maravilhosa e que necessita de bons profissionais para levá-la à frente.

O paisagista deve ter respeito às limitações ecológicas do planeta, para que as gerações futuras tenham a chance de existir de acordo com as suas necessidades, em um mundo equilibrado.

Ivani_Kubo Ivani Kubo diz: Sou paisagista há quase 30 anos, formada pela PUC/SP. Amo minha profissão, a qual me dedico inteiramente. Penso que nada é mais gratificante do que sentir que um projeto implantado tornou realidade o sonho de uma ou mais pessoas. Que despertou um "quê" de consciência ecológica e será transmitida à outras pessoas.

 

Ivani Kubo                            

www.ivanikubo.blogspot.com.br