Visitando a RHS - Chelsea Flower Show
Desde crianças a adolescentes, adultos e avozinhas em cadeiras de rodas. Todos tão apaixonados pelo mundo das plantas e pela natureza que não houve nada nesse mundo capaz de impedi-los de ir e extasiar-se uma vez mais.
Ao entrarmos, passamos por um "mercado" com as últimas novidades em ferramentas de jardinagem, livros de paisagismo e horticultura, roupas de trabalho, enfeites para o jardim e escolas de desenho de jardins. Itens para aficionados e interessados em tornar-se profissionais da área, e para paisagistas sedentos de inovação (meu caso).
Uma ligeira espiadela na mostra de paisagismo, e decidi aguentar e fazer o circuito como o evento merece.
Um jardim suspenso, pendurado por um guincho chamava a atenção de todos. Seguidos por diversos jardins verticais, tendência que veio para ficar em quase todos os jardins do mundo, também marcaram presença. Assim como as cores fortes, os materiais reciclados e os telhados verdes.
Era notável também a falta de grama, sempre tão comum nos jardins ingleses, brilhava pela sua ausência. Muito uso de cascalho, pedras, plantas rasteiras e forrageiras. Economizando água de irrigação e a manutenção que implica ao ter um gramado.
Após um passeio entre esculturas, moveis e outros objetos de desejo no quesito decoração de exteriores, cheguei ao pavilhão onde os viveiros expõem suas plantas mais apreciadas e valorizadas, assim como as novas variedades. Rosas com novos perfumes, orquídeas estonteantes, bonsais antiguíssimos, clematis de todas as formas e cores. Bulbos, lírios, tulipas, hortaliças, arranjos florais... Plantas tão cobiçadas e espetaculares que a vontade era levá-las todas para a coleção particular.
Saindo em estado de completo êxtase do pavilhão, dirigi-me à mostra de paisagismo.
Comecei pelos jardins menores, pequenos em tamanho, mas com uma riqueza de detalhes impressionante. Projetados ao centímetro e para encantar. Com muita água. Elemento presente em quase todos os projetos.
Continuei vendo cada jardim da mostra sem deixar de pensar no quanto tudo se torna mais incrível a cada ano e como reconhecidos paisagistas, como Cleve West e Luciano Giubbilei, seguem superando-se. Não digo que cada ano seja melhor que o anterior, apenas afirmo que a cada ano essa mostra prova que não existem limites para a criatividade e a paixão de um grande paisagista. Unido a uma efetiva equipe de construtores e excelentes patrocinadores, como são The Daily Telegraph e The Cancer Research UK Garden, porque alguns destes jardins contam com um orçamento de até £250.000,00.
Não irei descrever cada um dos 17 jardins, porque uma imagem vale mais que mil palavras. Assim mesmo quero dizer que fotos não fazem justiça ao show e explosão de sensações que te proporciona o Chelsea Flower Show.
Está mais que recomendado a todos os amantes da natureza e dos jardins, aos aspirantes a paisagistas e aos já profissionais. Quem um dia puder visitar esse evento não se arrependerá.
A inspiração entra por todos os sentidos, respira-se perfumes diversos, veem-se cores combinadas de forma ousada e também harmônica. Texturas, volumes e sons da natureza tão aconchegantes.
É uma experiência única e com certeza inesquecível.
EXCLUSIVO: galeria de imagens da RHS - Chelsea Flower Show (Londres)
Imagens: Monique Briones (Arquivo Pessoal)