A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

O Bonsai


  O bonsai é tradicionalmente associado ao Japão, embora a origem seja chinesa, ou talvez tenha chegado à China através da Índia. Não há registro de datas, mas se sabe que a cultura chinesa influenciou fortemente a japonesa durante o século VIII, época provável do início da cultura do bonsai no Japão. Há também documentos e pinturas, a partir do século VI, que referenciam o bonsai, mas não se sabe ao certo quando foi o surgimento desta arte.

  Já no mundo ocidental, a cultura do bonsai se tornou conhecida nos fins do século XIX e popularizou-se apenas no século XX, baseada na arte japonesa.

O Bonsai - Cultivo

Bonsai_2

Quem quer começar a cultivar um bonsai deve pensar nas formas de se obter uma espécie para tal fim.

Plantar: é uma forma simples e barata. Porém, requer bastante tempo de espera até que se possa cultivar como bonsai. Plantar a semente, esperar germinar, desenvolver... Uma espécie com desenvolvimento relativamente rápido, como a romãzeira, requer aproximadamente 5 anos, até que se possa dar forma e estilo.

Estaca, enxerto, mergulhia: são métodos de propagação com resultados mais rápidos do que a partir de uma semente. Nem todas as espécies se propagam dessas formas e é preciso maior conhecimento técnico. 

Comprar: é uma forma simples. Não é necessário esperar nem trabalhar até que a planta se torne um bonsai. Porém, desconsidera o prazer de escolher o estilo, conduzir, observar, aguardar... Também é preciso estar atento à qualidade do bonsai, pois grande parte dos exemplares não são verdadeiramente bonsai, não passam de árvores plantadas em pequenos vasos.

Procurar na natureza: basta olhar ao nosso redor para percebermos a quantidade de plantas que se desenvolvem em ambientes inóspitos: rasgo do muro, fresta da calçada, no meio de pedras, etc. Essas árvores normalmente têm as características desejadas para um bonsai, são plantas maduras e que expressam essa idade através da sua forma e textura. A desvantagem do método é encontrar esse material, ter permissão para retirá-lo, e na época adequada. E há espera até que a planta se recupere e possa ser cultivada como bonsai.

Comprar no horto: comprar no horto não é comprar um bonsai pronto. Essa forma é econômica e prática. Para tal, o comprador deve ter certo conhecimento de bonsai e procurar, em árvores inicialmente cultivadas para jardins, características desejáveis para um bonsai. No prórprio viveiro, um cultivador com mais experiência pode imaginar o que fará para transformar a planta em um bonsai. Não requer grandes esperas e a árvore já é visualizada. Basta saber escolher.


carolina_3x4*A arquiteta Carolina Nunes desenvolve projetos arquitetônicos, de interiores e paisagismo, além de cenografias para campanhas publicitárias. Produz suas criações atenta aos conceitos de sustentabilidade – ambiental, social, econômica, cultural e espacial. 
Formada em Arquitetura e Urbanismo na UFSC em 2005. Trabalhou com Egon Belz, renomado arquiteto catarinense. Foi colaboradora de editorial da Revista Nossa (Jaraguá do Sul) e apresentadora do quadro de arquitetura do programa de TV Evidência. Faz parte da equipe de professores do IBDI (Instituto Brasileiro de Design de Interiores). É colunista do site www.arteplural.com.br. Pós-Graduada em Ar­quitetura Sustentável na FURB. Atualmente cursa MBA na FGV.

Imagens: Divulgação /  Noir Studio