A principal revista eletrônica de Arquitetura Paisagísticado Brasil !

Qual o momento ideal para a contratação do Paisagista?


          A participação do profissional de paisagismo logo no início do processo irá não apenas garantir melhores resultados estéticos e de uso do imóvel, promovendo uma melhor interação entre os ambientes interno e externo, como também viabilizar sua execução, já que muitas das sugestões de projeto terão impacto direto nas questões estruturais da nova edificação.

Alexandre_Fang_1O momento mais adequado para a contratação do paisagista é justamente no início da obra

           Assim sendo, observa-se que as oportunidades de criação ficam infinitamente mais amplas, tirando-se partido de elementos já presentes na área de intervenção, evitando-se re-trabalhos e desperdício de recursos que poderão ser direcionados a outros setores da obra, possibilitando técnicas mais aprimoradas, acabamentos e equipamentos mais elaborados, espécies vegetais mais bem desenvolvidas e que já apresentem certa configuração, entre outros.

        É muito comum a entrada do paisagista ao término da obra, talvez por falta de informação do cliente, e este ter suas sugestões declinadas pelo mesmo, justamente para evitar-se o início de uma “nova” obra. Por exemplo, diz o paisagista: “Veja (cliente) que bela paisagem há atrás desta parede! Vamos derrubá-la para instalar uma porta-balcão neste local ou uma lâmina de vidro para promover a visualização desta paisagem, e assim trazermos a natureza para dentro da edificação?” E diz o cliente: “Mas ela acabou de ser construída...”. Ou noutra situação, considerando-se, por exemplo, um entorno de piscina totalmente árido: “Vamos remover todo o piso, ampliando a área permeável, contribuindo assim para com o meio ambiente, permitindo a absorção das águas pluviais pelo solo e aproveitando a oportunidade para transformarmos esse espaço num verdadeiro oásis?” E novamente diz o cliente: “Mas o piso acabou de ser executado e me custou uma fortuna...”.

Alexandre_Fang_2O paisagista promoverá no projeto uma melhor interação entre os ambientes interno e externo

        Por essas e outras razões fica claro a importância do envolvimento do paisagista logo nas primeiras reuniões, assim como a importância do projeto de paisagismo para possibilitar ao cliente o perfeito entendimento das sugestões propostas e também do recebimento de um orçamento de implantação justo e honesto realizado através de itens devidamente definidos, quantificados e mensurados, garantindo clareza e evitando-se surpresas no decorrer do processo que poderão inviabilizar a implantação do conceito paisagístico proposto, resultando em grande frustração ao cliente.

* Alexandre Fang é Paisagista, Especialista em Arquitetura da Paisagem, Administrador de Empresas e Técnico em Paisagismo. Sócio-Proprietário da empresa Alexandre Fang Paisagismo, atua na área desde 2001, quando deixou carreira no setor automobilístico para dedicar-se exclusivamente ao paisagismo.

www.alexandrefang.com.br