Jardim natural criado por Carla Prado Dadazio para Expoflora 2024
- A redação
Confira o ambiente criado por Carla Prado Dadazio para mostra de paisagismo da Expoflora 2024, que vai de 30 de agosto a 29 de setembro de 2024, às sextas, sábados e domingos, das 9h às 19h.
O projeto foi inspirado no conceito japonês wabi–sabi, onde é fundamental integrar elementos naturais e rústicos, além de prezar pelo minimalismo. Com origem no Zen Budismo, é um ideal filosófico japonês que ensina a valorizar as coisas imperfeitas, inconstantes e incompletas. É uma abordagem estética centrada na aceitação da transitoriedade e dos defeitos.
Plantas, pedras e água são elementos que reforçam a conexão com o natural e também ajudam a criar um ambiente tranquilizador. Por isso, optou-se em pintar as paredes na cor Pergaminho, da Suvinil, um tom de cinza bem claro, quase branco, deixando o ambiente clean e tranquilo. Criou-se um jardim somente com vasos na cor off-white, mostrando que é possível ter espaços verdes em casa mesmo com áreas pequenas ou concretadas.
Utilizou-se uma grande variedade de plantas, como a aglaonemas, patas de elefante, heras, barba de Moisés e dinheiro-em-penca, além de alecrins e lavandas, que adicionam perfume ao ambiente. Além dos vasos de piso, montou-se uma parede verde, que “flutua”, utilizando-se vasos decorativos, com lindas columéias crespas dobradas. Vasos de plantas pendentes ganharam suporte de toras de eucalipto, em diferentes alturas, dando destaques às plantas suspensas. O piso foi projetado com lajão - pedaços de pedras São Tomé, dispostos de maneira irregular, criando um efeito orgânico e dinâmico.
Aproveitou-se a mesma pedra para criar uma fonte de água, utilizando uma caixa de masseira (de fazer concreto em obra), uma tela de galinheiro com manta bidim, para segurar as pedrinhas e uma bombinha de aquário, com um pedaço de mangueira de jardim. O resultado é uma solução fácil e rápida no estilo "faça você mesmo".
A lareira também segue o conceito "faça você mesmo". Construiu-se uma estrutura inspirada nos muros de gabião, usando duas telas de obra para formar círculos preenchidos com pedras, criando uma lareira natural e rústica.
É um incentivo a utilização do método de construção, modificação ou reparação das coisas, sem a ajuda direta de especialistas ou profissionais. “Faça você mesmo” é um termo que tem sido associado aos consumidores, pelo menos desde 1912, principalmente, no domínio das atividades de melhoramento ou manutenção da casa. Porém, ganhou notoriedade a partir dos anos de 1950, para projetos de artesanato, atividades criativas, recreativas, com baixo custo. A iluminação é toda feita com espetos de jardim e duas arandelas feitas com aproveitamento do vaso decorativo da parede verde. Os móveis são confeccionados em corda náutica trazendo modernidade, praticidade e conforto para o ambiente.
Serviço
Evento: 41ª Expoflora - Rodovia SP-107, km 32,5
Período: 30 de agosto de 2024 a 29 de setembro de 2024 – sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 9h às 19h – Holambra/SP
*A cidade está a 137 quilômetros de distância de São Paulo, e integra a Região Metropolitana de Campinas.
Classificação indicativa: Livre - menores de 16 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.